Buscar

LIBRAS TERCEIRO PERIODO AVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JESSICA GALHARDO PASSATUTO D82GGB-6 LIBRAS
1 Os sinais são formados segunda a combinação dos seguintes componentes ou parâmetros:
 RESPOSTA: A- Ponto de articulação, movimento, expressões faciais e corporais e configuração das mãos e orientação.
Justificativa: É COMPOSTA POR ESSA COMBINAÇÃO GESTUAL-VISUAL PARA MELHOR CAPTAR DE MOVIMENTOS
2 A partir do reconhecimento da libras em todo território nacional, são vários os profissionais especializados que participam do processo educacional da  educação dos surdos, entre eles:
 I.Intérprete de Libras/língua portuguesa - Profissional com competência lingüística em Libras/língua portuguesa, que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculados.
II. Instrutor surdo de Libras - Profissional surdo que atua em serviços especializados, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar.
 III. Escola Especial para surdos - Serviço especializado com proposta pedagógica de educação bilíngüe que oferece escolarização não-formal. 
IV. Instituições especializadas - Serviço especializado que oferece atendimento educacional e/ou de natureza terapêutica (Psicologia e Fonoaudiologia entre outros), para alunos surdos matriculados na Educação Básica.
V. Intérprete de Libras- ele substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação é a de mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.
Estão corretas as afirmativas:
RESPOSTA: I, II, IV
JUSTIFICATIVA: A EDUCACAO BASICA E SUPERIOR DEVEM PROPORCIONAR AOS ALUNOS SURDOS OS SERVICOS DE TRADUTOR DE INTERPRETE DE LINGUAS EM SALAS DE AULAS E EM OUTROS ESPACOS EDUCACIONAIS DANDO ACESSO A INFORMACAO E EDUCACAO
3 Os pilares da educação bilíngüe para surdos são:
I. O modelo de educação bilíngüe contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda.
II. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.
III. A educação bilíngüe para surdos propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário, ou seja, a língua portuguesa.
IV. A educação bilíngüe para surdos anula a língua portuguesa na modalidade oral e só aceita que o surdo aprenda a língua portuguesa na sua modalidade escrita.
V. Na proposta bilíngüe para surdos todas as outras estão incluídas, ou seja, oralismo, comunicação total, gestos e português  escrito.
As afirmativas corretas são:
RESPOSTA: I, II, III
JUSTIFICATIVA: A PROPOSTA BILINGUE SURGIU EM 1970 PARA SUSTENTAR OS PRINCIPIOS DA EDUCACAO INCLUSIVA E PROPICIAR CONDICOES NECESSARIAS A APRENDIZAGEM AO SURDO. O OBJETIVO DA EDUCACAO BILINGUE É QUE A CRIANCA SURDA POSSA TER UM DESENVOLVIMENTO CONGNITIVO-LINGUISTICO EQUIVALENTE AO DA CRIANCA OUVINTE, QUE POSSA DESENVOLVER UMA RELACAO HARMONIOSA COM OS OUVINTES, COM ACESSO AS DUAS LINGUAS: DE SINAIS E MAJORITARIA 
4 Quando começou a surgir estudos sobre as língua de sinais utilizadas pelas comunidades surdas?
RESPOSTA: 1960
JUSTIFICATIVA: Foi marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos. em 1880, houve em Milão um Congresso que proibiu a língua de sinais (gestual). Em 1993 o projeto de lei entrou na longa batalha para a regulamentação da Libras no país.
5 Como se dá o aprendizado da língua portuguesa pelos surdos?
RESPOSTA:  Devido ao seu impedimento auditivo, o aprendizado da língua portuguesa irá processar-se como o de uma língua estrangeira, pois o mesmo exigirá ambiente artificial e sistematização por meio de metodologias próprias de ensino.
JUSTIFICATIVA: É UM AMBIENTE ARTIFICIAL, COMO SE FOSSE DE OUTRO PAIS, DE LINGUA ESTRANGEIRA, UM POUCO COMPLICADO POIS ALGUMAS PESSOAS ENTENDEM MELHOR OUVINDO DO QUE LENDO
6 Quais são os pilares da proposta de educação bilingue para surdos com relação a língua de sinais e a língua portuguesa?
I. A língua de sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda.
II. As crianças quando expostas a língua de sinais apresentam desenvolvimento semelhante a criança ouvinte.
III. A linguagem de sinais é um meio para o surdo aprender o português.
IV. A língua portuguesa é tida como segunda língua para o surdo.
Estão corretas as afirmativas:
RESPOSTA: I, II, IV
JUSTIFICATIVA: A LINGUAGEM DE SINAIS É FUNDAMENTAL PARA CONHECER A LINGUA PORTUGUESA
7 O que são língua de sinais?
RESPOSTA: É uma língua de modalidade gestual-visual porque utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão para captar movimentos, principalmente das mãos. 
JUSTIFICATIVA: é uma língua visual, que surge nas comunidades de pessoas surdas ou se deriva de outras línguas de sinais. Assim como as línguas orais-auditivas, uma língua de sinais é considerada pela linguística como língua natural, pois atende a todos os critérios linguísticos como qualquer língua. Por seu canal comunicativo ser diferente das línguas orais-auditivas, as línguas de sinais são denominadas como línguas de modalidade visuoespacial. Os sinais, ou seja, as palavras, são articulados essencialmente pelas mãos e percebidos através da visão. Em uma língua de sinais, os sinais não são gestos. Os sinais são símbolos arbitrários, legitimados e convencionados pelos falantes de uma língua de sinais, assim como as palavras são em uma língua oral.[2] Por meio de uma língua de sinais, o surdo ou pessoa com deficiência auditiva têm acesso à informação e à comunicação.
8 Desde 1960, a partir dos estudos do linguista norte-americano Stokoe, as Línguas de Sinais são consideradas realmente línguas com estrutura gramatical e regras próprias. No Brasil, a oficialização da Língua Brasileira de Sinais ocorreu recentemente.
Assinale a alternativa que corresponde a legislação federal que oficializou a Língua de Sinais no Brasil:
RESPOSTA: Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002.
JUSTIFICATIVA: FOI OFICIALIZADO NO BRASIL SUA ESTRUTURA GRAMATICAL E REGRAS EM 2002
9 A Lei de LIBRAS reconhece como meio legal de comunicação e expressão o sistema linguístico de natureza visual-espacial, o qual se constitui em um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos entre membros das comunidades surdas brasileiras.
Diante do exposto, considerando-se a Língua Portuguesa escrita, afirma-se que:
RESPOSTA   A LIBRAS não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
JUSTIFICATIVA PORQUE A LINGUAGEM DE LIBRAS SAO GESTOS IMPOSSIVEL SUBSTITUIR LINGUA ESCRITA BRASILEIRA
10 É de fundamental importância que os efeitos da língua oral portuguesa sobre a cognição não sejam supervalorizados em relação ao desempenho do surdo e deficiente auditivo. A supervalorização da língua oral terá algumas consequências, entre elas:
RESPOSTA Diminuição das chances de integração plena do surdo na sociedade
JUSITIFICATIVA A LINGUA PORTUGUESA SUPERVALORIZADA EM RELACAO AO SURDO TRARIA CONSEQUENCIAS COMO DIMINUIR A CHANCE DO MESMO NA SOCIEDADE
11 Quais as implicações da interação precoce das crianças surdas com adultos surdos, usuários da língua de sinais?
RESPOSTA O contato com adulto surdo usuário da língua de sinais favorece a criança a construir sua própria identidade.
JUSTIFICATIVA o desenvolvimento psicológico da criança é uma trajetória de progressiva individualização, ou seja, é um processo que se origina nas relações sociais, interpessoais e se transforma em individual, intrapessoal. Assim sendo, a linguagem da criança, desde seu início, é essencialmente social; ela se desenvolve no plano das interações sociais,nas relações interpessoais.
12 As decisões tomadas no Congresso de Milão determinou o fim do uso de qualquer gesto ou sinal, nos países que participaram do Congresso, no trabalho educacional com as pessoas surdas. De acordo com esse fato histórico é correto afirma que:
I A partir do Congresso de Milão, o oralismo foi o referencial assumido e as práticas educacionais vinculadas a ele foram amplamente desenvolvidas e divulgadas.
II. Com o Congresso de Milão termina uma época de convivência tolerada na educação dos surdos entre a linguagem falada e a gestual e, em particular, desaparece a figura do professor surdo que, até então, era freqüente.
III. A abordagem oralista na educação dos surdos não foi, praticamente, questionada por quase um século.
IV. O oralismo como prática educacional revolucionou a educação de surdos trazendo somente benefícios para os mesmos.
As afirmativas corretas são:
RESPOSTA: I, II, III
JUSTIFICATIVA FOI A PARTIR DO CONGRESSO DE MILAO QUE O ORALISMO FOI REFERENCIAL E A PRATICA FICARAM AMPLOS E DESENVOLVIDOS, POIS A QUASE UM SECULO HAVIA INTOLERANCIA A EDUCACAO DOS SURDOS.

Continue navegando