Buscar

ATIVIDADE+AVALIADA+II+BIMESTRE ANGELA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Estudamos que a Mediação Familiar apresenta diferenças significativas em relação a Mediação Civil, tendo em vista a necessidade de compreender que os conflitos familiares são mais complexos. Desta forma, escreva uma Declaração de Abertura para uma reunião de MEDIAÇÃO FAMILIAR, siga o checklist abaixo: 
1. Apresente-se e apresente os participantes
2. Apresente os observadores
3. Agradeça a disponibilidade da presença de todos
4. Descreva o PROCESSO DE MEDIAÇÃO
[✔] É uma conversa informal 
[✔] Não é realizada apreciação de provas;
[✔] Confidencialidade
[✔] Expectativa em relação a participação dos presentes e dos advogados
[✔] Oportunidade para todos falarem 
[✔] Os mediadores não podem podem servir como testemunhas caso o litígio continue
[✔] A preferência da fala é das partes
[✔] Explicação da ordem das falas, peça para não haver interrupções - se quiser poderá fazer anotações que serão destruídas ao final da conversa pois ela é sigilosa
[✔] Explicação da possível realização de sessão privada - inversão da ordem das falas
[✔] O acordo é redigido e levado ao juiz para homologação
[✔] Tudo que se falar na sessão é sigiloso com exceção se algum crime for relatado
[✔] Vantagens da mediação: voluntariedade, economia, celeridade, etc.
5. Explique o papel do mediador
[✔] Imparcialidade
[✔] Não é juiz
[✔] Não estamos aqui para apontar soluções
[✔] Facilitador do diálogo
[✔] Auxilia os participantes a escolherem caminhos para a reorganização da vida familiar após a separação e a estabilização emocional da família
6. Descreva as expectativas do mediador em relação aos participantes para a realização deste trabalho
[✔] Trabalhar conjuntamente para tentar alcançar uma solução
[✔] Escutar sem interrupção
[✔] Explicar suas preocupações
[✔] Escutar a perspectiva do outro
[✔] Tentar seriamente resolver a questão
[✔] Revelar informações relevantes às outras partes
7. Comente o papel dos advogados
[✔]A importante função de prestar assessoria nas questões técnicas quando chegarmos nesta parte
[✔]A mediação familiar tem a característica de se desenvolver em sessões conjuntas e individuais que demandam bastante tempo. Reserva-se para as conjuntas os encaminhamentos de ordem técnica e para as individuais as questões de ordem pessoal, assim, alguns procuradores preferem não participar das sessões individuais, o que tem ocorrido com muita frequência.
8. Informações sobre estudos a respeito do casamento e separação
[✔]As pessoas levam tempo para decidir casar e também para separar
[✔]A decisão de casar envolve um projeto de vida familiar que é alterado na separação, o que tras muita tristeza
[✔]Não há como passar pela separação sem sofrer
[✔]O sofrimento faz com que, muitas vezes, as pessoas façam e digam coisas que não diriam numa situação normal o que aumenta o sofrimento e a mágoa
[✔]Dependendo do período da vida em que a família se encontra quando ocorre a separação, se com filhos pequenos, ou adolescentes, se no início do casamento ou após muitos anos, as características da separação são diferentes. Por isso, o processo judicial tradicional muitas vezes não consegue contemplar estas diferenças e acolher o que é especial para cada família
[✔]A separação pressupõe a construção de um novo projeto de vida familiar, isto dá trabalho
[✔]Todo mundo quer ser feliz e ver sua família bem, emocionalmente estabilizada e organizada, e isto requer muito esforço e se faz com a colaboração entre os responsáveis pela família
[✔]A experiência tem mostrado que a mediação familiar pode contribuir para a melhoria na comunicação e bem estar na família, auxiliando na reorganização da vida familiar no pós separação. Este é o trabalho que estamos convidando vocês a participar
9. Confirme a disposição para participar da mediação
[✔]Perguntas sobre o procedimento
[✔]Confirme o desejo de participação
10. Indicar o Início da coleta de informações
[✔]Quem ingressou com a ação judicial?
[✔]Fulano inicia e solicita-se que o beltrano procure ouvir e se lembrar de alguma questão anote para comentar quando for passada a palavra
[✔]Fulano quais seriam os interesses que motivaram a tua vinda até aqui
Fonte: Núcleo de Conciliação e Mediação
DECLARAÇÃO DE ABERTURA.
Boa tarde, tudo bem? Meu nome é Roberta, sejam bem vindos à mediação, a senhora se chama Luiza e o senhor Paulo, estou certa? Gostariam de ser chamados de outra maneira? (deixar se apresentarem ou informar como gostariam de ser chamados)
Estão presentes conosco os observadores o senhor Lucas e o senhor Arthur, ambos são professores, eles iram acompanhar a nossa conversa, mas não iram conversar conosco sendo assim, gostaria de agradecer a presença de todos.
O processo de mediação é voluntário, o objetivo é oferecer a oportunidade para buscar uma solução que atenda todos os envolvidos nesse conflito existente. As principais vantagens são a nossa voluntariedade, a economia do ato, rapidez na solução do conflito e etc.
 Gostaria de passar algumas informações, salientando que a mediação é uma conversa informal, no qual não é realizada apreciação de provas e é extremamente confidencial, tudo que for conversado aqui garantimos que não comentaremos com qualquer pessoa de fora do processo de mediação sobre o que for dito durante a mediação e o que foi dito na sessão individual, só será compartilhado com a outra pessoa caso haja consentimento, caso não, permanecerá em sigilo. Tudo terá discrição com exceção de algum crime relato.
Portanto, sintam-se à vontade para falar abertamente acerca de suas preocupações. Durante o processo, poderemos considerar conveniente falar com vocês individualmente – chamamos isso de sessão privada ou sessão individual – e se desejarem falar conosco em particular, por favor, avisem-nos.
Cada um de vocês terá a oportunidade para expor suas preocupações para nós e para as demais partes, nós forneceremos papel e caneta para que possam tomar nota enquanto o outro fala, nosso trabalho não é decidir quem está certo ou errado, mas sim entender suas preocupações e auxiliá-los a desenvolver soluções que atendam adequadamente seus interesses. Lembrando que o acordo é redigido e levado ao juiz para homologação.
Permanecemos imparciais ao longo de todo o processo. Nosso trabalho não é decidir quem está certo ou errado, mas sim entender suas preocupações e auxilia-los a desenvolver soluções que atendam adequadamente seus interesses.
Não somos juízes, não estamos aqui para decidir por vocês ou pressioná-los a chegar a alguma conclusão ou alcançar algum acordo se vocês não estiverem preparados para tanto. Um acordo formal é apenas um dos desfechos possíveis da mediação.
Vamos trabalhar conjuntamente para tentar alcançar uma solução para ambos e queria avisa-los que para não interromper enquanto a outra parte estiver falando, até mesmo porque todos teremos tempo e espaço para falar, para seriamente resolvermos a questão.
 Mencionando também o papel dos advogados, que é tão importante prestar assessoria nas questões técnicas, A mediação familiar tem a característica de se desenvolver em sessões conjuntas e individuais que demandam bastante tempo. Reserva-se para as conjuntas os encaminhamentos de ordem técnica e para as individuais as questões de ordem pessoal, assim, alguns procuradores preferem não participar das sessões individuais, o que tem ocorrido com muita frequência.
Entrando no assunto de casamento e separação temos que ver alguns pontos importantes a se falar, entre eles que as pessoas levam tempo para decidir casar e também se separar, a decisão de casar envolve muitas coisas, dentre elas um projeto familiar que é alterado na separação, o que tras muita tristeza, não há como passar por uma separação sem sofrer, o sofrimento faz com que muitas vezes, as pessoas façam e digam coisas que não diriam em uma situação normal, o que aumenta a mágoa, isso depende muito do período em que a família se encontra, porque quando ocorre a separação, se com filhos pequenos ou adolescentes, se no inicio do casamento ou depois de muitos anos juntos,cada separação é uma só. Assim ada processo judicial quase sempre não consegue comtemplar estas diferenças e sendo assim não acolhe da forma em que a família precisa necessariamente. 
A separação muda toda a construção da família, os responsáveis da família querem ver sua família bem estruturada, financeiramente e emocionalmente, isso requer esforço. 
A experiência tem mostrado que a mediação familiar pode contribuir para melhorar a comunicação da família e seu bem estar, este é o trabalho que estamos convidando vocês a participar. 
Sendo assim, quero salientar que vocês podem fazer perguntas sobre o procedimento e gostaria de confirmar a vontade de ambos para a participação; 
Como todos confirmam o desejo de participar, vamos lá
.
Luiza, você propôs a demanda, certo? (Geralmente, se começa com a pessoa que fez o atendimento e marcou uma reunião).
Dessa forma, Paulo, ouviremos Luiza primeiro, e, caso queira fazer alguma pergunta, peço que anote e logo terá sua oportunidade de falar, certo?
Luiza, você poderia, por gentileza, contar-nos o que a trouxe até aqui?

Continue navegando