Buscar

FICHAS MUSEU MOCOCA

Prévia do material em texto

Exposição Fixa Bruno Giorgi
15/12/2019
· Breve contexto histórico
Muda-se com a família para Itália, e fixa-se em Roma em 1913. Em 1920, inicia estudos de desenho e escultura com o professor Loss. Participa de movimentos antifascistas. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália. Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira (1904 - 1943) e Alfredo Volpi (1896 - 1988). Em 1937, viaja para Paris e freqüenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol (1861 - 1944). Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade (1893 - 1945), Lasar Segall (1891 - 1957), Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet (1898 - 1966), entre outros. Começa a praticar desenho de modelo-vivo e pintura com os artistas do Grupo Santa Helena e integra a Família Artística Paulista - FAP. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas como Francisco Stockinger (1919). Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde - MES, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na praça dos Três Poderes, e Meteoro, 1967, no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
· Exposição e Acervo na Casa de Cultura Rogério Cardoso em Mococa
O Museu de Arte Moderna conta com a exposição de várias obras de arte do escultor Bruno Giorgi, assim como muitas imagens da construção de Brasília entre outros objetos doados pelo escultor para a cidade. A praça central da Matriz de São Sebastião também conta com um escultura cedida por Bruno Giorgi, escultura que se chama: Mulher. Crescemo visitando o antigo museu e vivendo a história da cidade baseada em Bruno Giorgi, ele parece alguém próximo onde nossas crianças crescem também vivendo e aprendendo sobre a história dele. Faz parte de quem somos, parte da infância de cada mocoquense que cresceu nessa cidade pacata e humilde do interior. 
Exposição Fixa Rogério Cardoso
14/12/2019
· Breve Contexto Histórico
Nascido em 1937 em Mococa, começou sua carreira em 1952 no rádio, atuando como contra-regra. Antes disso, começou a estudar odontologia, mas interrompeu os estudos para seguir na carreira artística. Estreou em 1958 no teatro e ao todo chegou a fazer mais de quarenta peças. A carreira televisiva teve início em 1963 na Excelsior, onde participou dos programas humorísticos A Cidade se Diverte, Moacyr Franco Show e Times Square. Na Record, fez a Praça da Alegria. É também lembrado, por, na década de 1970, ter estrelado um comercial cômico da Volkswagen Variant.
Rogério formou-se em Direito em 1983 e seguiu fazendo comédia, principalmente na televisão. Apesar da longa carreira na televisão e no teatro, Rogério só veio a atuar no cinema no final da década de 1990. Entre os filmes que atuou, esteve como Padre João em O Auto da Compadecida, grande sucesso do cinema brasileiro. No início dos anos 2000, atuava ao lado da atriz Nair Bello no programa Zorra Total, onde interpretava o personagem Epitáfio, e aparecia toda semana na TV com o personagem Seu Flor, no programa A Grande Família, um dos mais tradicionais da Rede Globo. Foram seus últimos trabalhos na televisão.
Rogério Cardoso morreu na manhã do dia 24 de julho de 2003, em sua casa no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Ele teria sofrido um infarto fulminante. Por coincidência, ele faleceu numa quinta-feira, mesmo dia em que era exibido o seriado A Grande Família, onde fazia o Seu Flor. Em homenagem ao ator, o programa reprisa no dia de seu falecimento um episódio em que Rogério Cardoso se destacou.
· Exposição e Acervo fixo na Casa de Cultura Rogério Cardoso
A Casa de Cultura Rogério Cardoso conta com uma exposição fixa do ator, com várias peças cedidas pela família e amigos do falecido ator e comediante da Rede Globo. Rogério Cardoso foi sepultado no cemitério Municipal de Mococa, dia que foi extremamente movimentado na pequena cidade do interior paulista. O autor muito renomado e amado por todos, hoje tem uma das salas do museu dispostas para ele onde todos podem observar um pouco do seu trabalho e carinho pela televisão e por sua cidade natal.
Museu de Arte Sacra
17/12/2019
Foi criado em 1982 e recebeu numerosas doações de famílias da cidade, reunindo hoje quadros, imagens, roupagens e objetos da fé católica. O museu ficava localizado dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, devido a uma grande reforma que foi feita ele foi mudado para a Casa de Cultura Rogério Cardoso para ter seu devido lugar de respeito e carinho. O museu conta com imagens de santos e de Jesus Cristo crucificado, assim como vestes de padres que foram muito importantes na construção da cidade de Mococa. A cidade hoje conta com a maior parte de sua população sendo católica, e ter um museu para representar esta fé é muito marcante. Qualquer pessoa pode ter acesso a esse acervo e também admirar um pouco de uma cultura religiosa comum para alguns e diversificada para outros. 
Museu Quirino da Silva
16/12/2019
O museu que hoje fica localizado na Casa de Cultura Rogério Cardoso conta com quadros de todos os fundadores da cidade de Mococa, assim como peças da primeira fábrica de manteiga da cidade. Se pode perceber que tem uma grande quantidade de peças doadas pelas famílias mais renomadas da cidade, se pode encontrar brinquedos que as crianças utilizam antigamente para se divertir assim como materiais utilizados na criação da manteiga, telefones, mesas feitas a mão e cedidas para o Museu. O museu faz parte da nossa história municipal e faz parte da infância e da vida de cada um de nós, se tornando muito importante a construção deste espaço, principalmente para nos lembrar quem somos e de onde viemos, para só então definir qual caminho devemos trilhar. 
Exposição Meus Olhares 
16/12/2019
A exposição foi realizada na Casa de Cultura Rogério Cardoso na cidade de Mococa, pelos alunos que fazem Artes plásticas na casa de cultura com a professora Rosa. Cada quadro foi feito por um dos alunos da própria casa de cultura e exposto na mesma instituição. Os quadros estavam demonstrando as muitas faces e olhares de uma mulher na sociedade, no cotidiano, na rotina de suas vidas. Os olhares de como cada pessoa age em seu espaço, como cada pessoa vê o mundo e a natureza, assim como suas formas e cores. A forma como cada quadro foi pintado demonstram muito sentimento, harmonia, muita entrega desses alunos que vão ao Museu visando ter uma expectativa melhor, um mundo mais natural e promissor do que esse em que vivemos.

Continue navegando