Buscar

Simulados- 1ªfase - Adriana

Prévia do material em texto

EJA
Questão 1
Na última década, segundo censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou-se redução no índice de analfabetismo nacional de 20,1% para 13,6%, no grupo composto por jovens e adultos com idade acima de 15 anos. No entanto, apesar do avanço positivo, o Brasil possui ainda 16,3 milhões de indivíduos não alfabetizados, pertencentes a um faixa da população caracterizada pela exclusão social e por um exercício parcial da cidadania.
http://bibliotecadigital.conevyt.org.mx/colecciones/documentos/reunion/ponencias/redes_informacion/apres_mexico_mariosalimon.pdf
As experiências da EJA têm sido praticadas principalmente por qual meio institucional?
	
	A
	Organizações não-governamentais. 
	
	B
	Parcerias entre poder público e organizações da sociedade civil.
	
	C
	Empresariado.
	
	D
	Poder executivo municipal.
	
	E
	Poder executivo estadual. 
Questão 2
Leia o fragmento do texto a seguir:
“[...]Constatar que a alfabetização de adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita”
MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceio: Edufal, 1999.
Considerando os estudos acerca da concepção instrumental da educação, analise as afirmativas sobre os conteúdos na Educação de Jovens e Adultos, propostos nesta visão:
I. Os conteúdos eram de responsabilidade única do educador.
II. A equipe técnica era quem organizava as cartilhas utilizadas pelos alunos da EJA.
III. Os educadores não tinham acesso a seleção dos conteúdos da EJA, representados como objetos do sistema educacional desta concepção.
IV. Os conteúdos eram escolhidos pelos educandos.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e IV
	
	B
	Afirmativas I e II
	
	C
	Afirmativas II e IV
	
	D
	Afirmativas II e III
	
	E
	Afirmativas III e IV
Questão 3
Para Gadotti e Romão (2000, p. 32), a Educação de Jovens e Adultos não deve ser considerada só no impacto da qualidade de vida da população atingida e sim nas possibilidades de uma transformação real das condições de vida do aluno trabalhador.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI/TC-CI0099.pdf
O programa Alfabetização Solidária teve seu início na gestão do governo de Fernando Henrique Cardoso. Esse programa está presente desde 1997 nos municípios brasileiros.
Assinale a alternativa que indica o objetivo desse programa:
	
	A
	Diminuir os índices de analfabetismo com a colaboração de alfabetizadores de localidades distantes 
das comunidades atendidas.
	
	B
	Minimizar os altos índices de analfabetismo no Brasil e no mundo.
	
	C
	Reduzir os altos índices de analfabetismo que ainda vigoram nas grandes capitais do país.
	
	D
	Atender a população analfabeta dos estados da Região Nordeste do Brasil.
	
	E
	Desenvolver um trabalho de redução dos índices de analfabetismo usando recursos das comunidades
 carentes.
Questão 4
Jovens e adultos trabalhadores lutam para superar as condições precárias de vida e poderem ter uma vida mais digna com direitos a moradia, saúde, alimentação, transporte etc. Em todas essas necessidades está a implicação do analfabetismo, pois em todos esses problemas sociais aparece o comprometimento com o processo de alfabetização dos jovens e adultos. Pois, a maioria dos alunos que frequentam os programas de jovens e adultos são os jovens trabalhadores.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI/TC-CI0099.pdf
 
O programa Projovem Integrado é um programa composto de quatro modalidades de programas. De acordo com o livro-base relacione cada modalidade a sua característica:
1. Projovem Adolescente
2. Projovem Urbano
3. Projovem Campo
4. Projovem Trabalhador
 (  ) Objetiva fortalecer e ampliar o acesso e permanência dos jovens agricultores no sistema educacional.
( )  Elevar a escolaridade de jovens integrando a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.
(  )  Destina-se a jovens de 15 a 17 anos.
(  )  Visa a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.
 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3, 2, 1, 4
	
	B
	3, 4, 2, 1
	
	C
	2, 3, 4, 1
	
	D
	4, 2, 1, 3
	
	E
	1, 4, 3, 2
Questão 5
Leia o fragmento do artigo:
“[...] Partindo assim da intrínseca relação entre o educador, educando e os saberes, colocando este último como objeto pertencente somente ao educador, o qual realiza uma ação de transferência e depósito de conhecimentos aos educandos, não privilegiando a ação, as experiências e a linguagem dos mesmos. É o educador, na concepção de Freire (1984, p.58), torna-se o sujeito, o qual conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado.”
INOCENCIO, Kellin. A educomunicação como recurso didático-pedagógico na ação alfabetizadora no primeiro ciclo do ensino fundamental: Paulo Freire com a palavra. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php Acessado em: 05/02/2015
 
De acordo com o conhecimento adquirido por meio das aulas e livro-base, no que se refere a alfabetização e o sistema político, o qual envolveu a Educação de Jovens e Adultos ao final da década de 1950, analise as sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) No cenário político o objetivo com a educação era de atingir a forma de consciência crítica, ou seja, que os sujeitos da educação possam transformar a si e a sua situação vivida no mundo.
II. ( ) A concepção pedagógica da época se modificava pois buscava a superação das dimensões instrumentais e valorizava a interação professor-educandos. Os educandos, por sua vez, eram identificados como seres concretos, históricos e com saberes do mundo.
III. ( ) Na visão política a educação deveria continuar com a concepção tradicional, colocando o educando, por sua vez, como sujeito oprimido e partícipe da educação bancária.
IV. ( ) A concepção pedagógica no final desta década buscava contribuir para a sociedade opressora, desvalorizando a relação professor-aluno, deixando claro a condição de sujeito detentor do conhecimento, por parte dos educadores.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F
ATIVIDADES GESTÃO
Questão 1
O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicitar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Pualo:Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 34)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre a evolução histórica da administração, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Artesanal (até 1780)
2 – Gigantismo (1914-1945)
3 – Moderna (1945 – 1980)
4 -  Globalização (após 1980)
(   ) Foco na aprendizagem empresarial e no diferencial.
(   ) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
(   ) Foco nas vendas. Intensa competitividade
(   ) Produção artesanal, familiar. Pequenas Oficinas. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 4 – 1 - 3
	
	D
	3 – 2 – 4 – 1
	
	E
	1 – 4 – 2 - 3
	
	F
	4 - 2 - 3 -1
Questão 2
A LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípio, a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia abrindo novas possibilidades a gestão escolar.
SOARES, Marcos Aurelio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curtiba: Ibpex, 2012 (p. 20)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, há uma análise criteriosa sobre a gestão escolar.  Nesse sentido, no que diz respeito ao trabalho dos gestoresescolares no contexto atual, analise as afirmativas a seguir após assinale a correta.
	
	A
	O contexto atual tornou sem sentido a presença de um gestor escolar, pois as escolas estão dominadas pela indisciplina.
	
	B
	Atualmente são os pais que fazem a gestão escolar, pois os gestores escolares apenas colocam em prática o que os pais solicitam.
	
	C
	O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos.
	
	D
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores e demais agentes escolares o retorno às práticas tradicionais de gestão que sempre produziram resultados satisfatórios.
	
	E
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores as práticas tecnicistas de gestão.
Questão 3
Alguns princípios como “racionalização, produtividade, especialização, controle” constituem os fundamentos teóricos da pratica da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 35)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre as formas de gestão, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
(1) Gestão Empresarial
 
(2) Gestão Educacional
(  ) Os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(  ) Os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(  ) As condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(  ) Os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos.
	Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 - 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 -  2 – 1 - 2
	
	E
	2 – 2 – 1 - 2
Questão 4
A legislação contempla princípios sólidos que orientam o sistema educacional na direção da valorização da formação humana integral e, principalmente, aponta a possibilidade de maior participação dos diferentes segmentos da gestão escolar, e nas definições das políticas educacionais.
SOARES, Marcos Aurélio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012 (p. 208)
Os gestores dos sistemas de ensino e os diretores de escolas organizam a gestão da educação influenciados por fatores internos e externos. Em relação a esses fatores, analise as afirmativas a seguir:
I. No que se refere aos fatores internos, destaca-se a influência da internacionalização da economia e das novas tecnologias da informação.
II. Os fatores externos são de ordem social, econômico-cultural, científica e tecnológica.
III. Os fatores internos são aqueles relacionados ao desenvolvimento do conhecimento sobre o processo educativo.
IV. No que se refere aos fatores internos, estão as iniciativas compromissadas dos profissionais da educação com a qualidade de ensino como a construção e a implementação de projetos político-pedagógicos nas escolas.
 São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas  II, III e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV apenas.
Questão 5
(...) deve-se compreender que a administração escolar, se estiver comprometida efetivamente com os objetivos, que pretende atingir, pode até permitir que a sociedade se oponha ao sistema de dominação, por meio de medidas que visem a melhoria das condições de vida da população.
SOARES, Marcos Aurélio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curtiba: Ibpex, 2012 (p. 232)
Com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I – Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II – Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III – Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II apenas.
	
	B
	Afirmativa I apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III apenas.
	
	E
	Afirmativas III apenas.
Questão 6
Aos educadores, de um modo geral, e aos administradores escolares, de modo especifico, está posto o desafio: participar, efetivamente, do processo de transformação da escola e da sociedade.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Pualo:Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 194)
Sobre os fatores internos e externos que influenciam a gestão educacional, enumere na ordem sequencial, os fatores e suas características.
1 – Fatores Externos
2 – Fatores Internos
(  ) Avanço cientifico e tecnológico.
(  ) Adversidade Cultural.
(  ) A contra hegemonia de produção do conhecimento .
(  ) As iniciativas compromissadas dos profissionais da educação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 - 2 – 2 - 1
	
	B
	1 – 2 – 1 - 2
	
	C
	2 – 1 - 1 - 2
	
	D
	2 – 2 – 1 - 1
	
	E
	1 – 1 - 2 – 2
Questão 7
Para que esse produto se revista de alta qualidade, lança mão de método de “qualidade total”, que tendo em vista a satisfação dos clientes, engaja na tarefa todos pós participantes do processo conjugando suas ações, melhorando continuamente suas formas de organização, seus procedimentos e seus problemas.
SAVIANI, História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Ver. Ampl. Campinas: Autores Associados, 2008 (p. 440)
Sobre a gestão da qualidade total, analise as afirmativas a seguir após assinale a correta:
	
	A
	Baseia-se na “hierarquia de cargos e funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares”.
	
	B
	Fundamenta-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição escolar.
	
	C
	Prioriza a análise dos processos de gestão e de organização nos significados subjetivos, nas intensões e na interação das pessoas.
	
	D
	Baseia –se na relação entre a direção e a participação dos membros da equipe.
	
	E
	Tem foco na participação dos colaboradores, resultado em altos índices de produtividade de eficiência das tarefas propostas.
Questão 8
A participação dos sujeitos, da educação na organização e na gestão escolar, continua nos limites da participação administrativa, o que significa que essa gestão, seja possivelmente controlada.
SOARES, Marcos Aurélio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012 (p. 69)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, as concepções de organização e gestão escolar são classificadas em quatro grupos: técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa.
 
Considerando as características das concepções de gestão escolar do grupo Autogestionária, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas.
 
( ) Prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar; comunicação linear, baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
( ) Tende a negar a autoridade e as formas centralizadas do poder; há decisões coletivas e eliminação de todas as formas de exercícios de autoridade e de poder.
( ) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos da escola; qualificação e competência profissional; ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
( ) Recusa as normas e os sistemas de controles; vinculaas formas de gestão interna com as formas de autogestão social.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V - F
Questão 9
Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 122)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativasfalsas.
(   ) A tarefa de tornar a escola uma gestão democrática deve consistir inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
(  ) Para a escola ter uma gestão democrática há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógica, docente e administrativa, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea.
(   ) Para a escola ter uma gestão democrática é necessário que a direção escolar converse apenas com a comunidade escolar, ouvindo sugestões para  melhorias. Somente dessa forma a escola poderá ter uma gestão democrática efetiva.
(    ) A gestão democrática na escola só passará a existir a partir do dia em que a comunidade escolar na coletividade  assumir a  direção da escola. Pois a direção escolar, juntamente com a equipe pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Agora marque a sequência correta: 
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V - F
Questão 10
Até o ano passado, os alunos, sentiam-se incomodados com algumas coisas que aconteciam na escola. Alguns professores se atrasavam para entrar na classe e era uma bagunça só até todas as turmas se acalmarem. Uma funcionária tratava mal as crianças e era ríspida com elas. A conversa de adultos nos corredores às vezes atrapalhava a aula, fazendo com que os alunos perdessem a concentração. Não havia colchonetes para fazer alongamento na aula de Educação Física, obrigando as crianças a deitar no chão frio. Esses e outros problemas somente vieram à tona depois que a diretora incorporou na rotina da escola a realização de assembleias em todas as turmas.
Disponivel em: http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/assembleia-escolar-vez-voz-alunos-726043.shtml acesso em: 17/07/15
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre o que tratam as assembleias dos alunos? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	As assembleias de alunos abordam apenas a questão do comportamento inadequado do aluno em sala de aula.
	
	B
	As assembleias de alunos tratam de temas que envolvem o ensino-aprendizagem e a convivência em sala de aula.
	
	C
	As assembleias de alunos existem para que os mesmos possam decidir apenas sobre a organização curricular.
	
	D
	As assembleias de alunos existem para que o aluno pense que tem voz dentro da gestão escolar, mas na verdade, eles não podem interferir nas decisões que envolvam o ensino-aprendizagem.
	
	E
	As assembleias dos alunos tratam sobre questões de carreira profissional.
Questão 11
Gestão é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo.
FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000 (p. 165)
Muito se fala na gestão escolar democrática que demanda participação efetiva de todos os envolvidos com a escola. Mas quem, de fato, deve participar do processo educacional em uma comunidade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	O processo educacional deve ser estendido unicamente às mães, pois elas estão sempre presentes nas escolas, como nas reuniões para a entrega de boletins.
	
	B
	O processo educacional deve ser estendido unicamente aos pais e não às mães, pois são eles que devem ser reaproximados da escola.
	
	C
	O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
	
	D
	O processo educacional deve ser estendido unicamente aos alunos, pois eles devem ser os maiores interessados nas melhorias que a gestão democrática pode oferecer.
	
	E
	O processo educacional deve ser estendido apenas a equipe administrativa da escola.
Questão 12
O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicitar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Pualo:Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 34)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre a evolução histórica da administração, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Artesanal (até 1780)
2 – Gigantismo (1914-1945)
3 – Moderna (1945 – 1980)
4 -  Globalização (após 1980)
(   ) Foco na aprendizagem empresarial e no diferencial.
(   ) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
(   ) Foco nas vendas. Intensa competitividade.
(   ) Produção artesanal, familiar. Pequenas Oficinas. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 4 – 1 - 3
	
	D
	3 – 2 – 4 – 1
	
	E
	1 – 4 – 2 - 3

Continue navegando