Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA trabalhos 01 a 10

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1714_EX_A1_201907273174_V1 
	20/10/2019
	Aluno(a): CLEBER EDUARDO LIMA DA SILVA
	2019.3 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201907273174
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quanto às fontes do Direito do Trabalho assinale a alternativa correta.
		
	
	Convenções internacionais, decretos e convenções coletivas de trabalho são fontes heterônomas do direito do trabalho
	 
	Sentenças normativas, convenções coletivas de trabalho e jurisprudência são fontes heterônomas do direito do trabalho.
	
	Sentença normativa, os acordos e as convenções coletivas de trabalho são fontes autônomas do direito do trabalho.
	
	Medidas provisórias, portarias e acordos coletivos de trabalho são fontes autônomas do direito do trabalho.
	 
	Convenções internacionais, sentenças normativas e medidas provisórias são fontes heterônomas do direito do trabalho.
	Respondido em 20/10/2019 16:20:15
	
Explicação:
Gabarito : Item C
Explicação- 
 fontes formais podem ser divididas em autônomas, quando provenientes dos próprios sujeitos participantes da relação de trabalho, ou heterônomas, quando a norma jurídica é elaborada por um terceiro, alheio à relação de trabalho. Assim, podemos apresentar a seguinte classificação:
a) fontes materiais: fatores econômicos, sociais, políticos, culturais, religiosos, biológicos, que influenciaram a produção da norma;
b) fonte formal autônoma: contrato de trabalho, regulamento de empresa, acordo coletivo de trabalho e convenção coletiva de trabalho,
c) fonte formal heterônoma: Constituição Federal, leis, medidas provisórias, tratados internacionais (em especial as convenções da Organização Internacional do Trabalho), normas regulamentares e decretos do Ministério do Trabalho e Emprego, sentença normativa (proveniente do julgamento de dissídio coletivo).
Lembramos, ainda, que o art. 8º da CLT aponta como solucionar as lacunas do direito do trabalho, situação que pode ser explorada no exame de Ordem como métodos de integração da norma trabalhista ou identificação das fontes supletivas e subsidiárias do direito do trabalho
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção incorreta.
		
	 
	O Juiz do Trabalho, se tiver dúvida quanto ao direito do trabalhador reclamante, deverá julgar favoravelmente ao obreiro, tendo em vista o princípio da razoabilidade.
	Respondido em 20/10/2019 16:21:37
	
Explicação:
O item D está incorreto, pois a assertiva retrata o princípio do "in dubio pro operario", e não o princípio da razoabilidade.
princípio do Direito do Trabalho e define suas aplicações. O princípio in dubio pro operario, modernamente, possui a finalidade intrínseca de proteger a parte mais frágil na relação jurídica, ou seja, o trabalhador.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(Procurador PGE/AL 2009 CESPE) Determinado trabalhador manteve relação de emprego com certa empresa por mais de dez anos, sem o devido registro em sua CTPS. Com referência a essa situação, assinale a opção correta.
		
	 
	Na aplicação dos efeitos da prescrição, nos termos consolidados, somente quanto ao reconhecimento de vínculo, não haverá distinção entre trabalhador menor ou maior de 18 anos de idade, para ambos os sexos.
	Respondido em 20/10/2019 16:21:50
	
Explicação:
Gabarito : Item E
 (E) Correta, pois, independentemente da idade, a pretensão declaratória é imprescritível (GARCIA, Manual de direito do trabalho, p. 658)
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato,
da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito
adquirido, é o Princípio da
	 
	Condição Mais Benéfica
	Respondido em 20/10/2019 16:21:58
	
Explicação:
Gabarito: Item E.
Explicação: Princípio da condição mais benéfica ao trabalhador. ... Este princípio determina que se houver alguma alteração no contrato que o torne menos favorável ao empregado, tal alteração não irá produzir efeitos, tendo em vista que o empregado tem direito adquirido à norma mais favorável.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quantas classes eram compostas as Corporações de Ofício?
		
	 
	c - (...)  três classes.
	Respondido em 20/10/2019 16:22:14
	
Explicação:
Gabarito  Letra c  Três classes  Os mestres , que detinham todo o conhecimento , Os companheiros , que faziam as obras, mas não tinham o conhecimento total e Os aprendizes , ( ajudantes , hoje os estagiários).
Aula nº 01.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(FCC 2013) O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da
		
	 
	norma mais favorável ao empregado.
	
Explicação:
Explicação / Gabarito - No direito do trabalho, o ¿vértice¿ da pirâmide é ocupado pela norma mais favorável ao trabalhador. Este princípio informa que havendo conflito entre duas ou mais normas vigentes e aplicáveis à mesma situação jurídica, deve-se preferir aquela mais vantajosa ao trabalhador.
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção
		
	 
	aplicação da norma mais favorável ao trabalhador
	
Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação: 
Princípio da Norma Mais Favorável
Enuncia a ideia diversa daquela apresentada por Kant, quanto à hierarquia das normas (com a Constituição Federal no vértice). No direito do trabalho, o ¿vértice¿ da pirâmide é ocupado pela norma mais favorável ao trabalhador.
Este princípio informa que havendo conflito entre duas ou mais normas vigentes e aplicáveis à mesma situação jurídica, deve-se preferir aquela mais vantajosa ao trabalhador.
O requisito principal de aplicação do princípio é a pluralidade de normas jurídicas vigentes e aplicáveis, em tese a determinado caso concreto
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Tomando-se por base a hierarquia das normas, qual das normas abaixo é considerada a mais importante no ordenamento jurídico:
	 
	Constituição Federal.
	
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Hierarquia das Fontes no Direito do Trabalho. A Constituição Federal sempre terá que prevalecer em todo o nosso ordenamento jurídico, mas se houver outras normas jurídicas mais benéficas ao trabalhador, estas deverão predominar. É o princípio protetor, ou seja, prevalece a norma mais favorável.
	
		
	LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
GST1714_A2_201907273174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLEBER EDUARDO LIMA DA SILVA
	Matr.: 201907273174
	Disc.: LEGIS.TRAB.E PREV. 
	2019.3 EAD (G) / EX
	
	 
		
	
		1.
		Monica Lewinsky é estagiária na empresa Rouxinol Ltda. e seu contrato está plenamente ajustado nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Tratando-se de estágio regular, podemos afirmar que:
	
	
	
	A eventual concessão de benefícios a Monica Lewinsky relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício.
	 
		
	
		2.
		A Emenda Constitucional 72, que estabelece a igualdade dos direitos trabalhistas dos trabalhadores domésticos com os dos outros trabalhadores. Em relação aos direitos concedidos a esta categoria, assinale a alternativa INCORRETA abaixo:
	
	
	
	Hora extra de, no mínimo, 100% acima da hora normal;
	
Explicação:
Gabarito - 
Hora extra
O adicional respectivo será de, no mínimo, 50% a mais que o valor da hora normal (artigo 7º, parágrafo único, da Constituição Federal).
Quando da ocorrência de jornada extraordinária, tem de haver o pagamento de cada hora extra com o acréscimo de, pelo menos, 50% sobre o valor da hora normal.
O valor da hora normal do(a) empregado(a) é obtido pela divisão do valor do salário mensal (bruto) pelo divisor correspondente.O valor encontrado deverá ser acrescido de 50%, encontrando-se o valor da hora extraordinária. Esse resultado, que corresponde a uma (1) hora extra, será multiplicado pelo número de horas trabalhadas.
O divisor para o(a) empregado(a) que trabalha 44 horas semanais (8 horas diárias, de 2ª a 6ª feira e 4 horas no sábado, por exemplo) é 220. Já para o que trabalha 40 horas semanais (8 horas diárias, de 2ª a 6ª feira, por exemplo) é 200.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Maria foi contratada pela Empresa Americana Ltda. laborando de segunda feira até sexta feira, no horário de 8.00 h as até 18.00 h, com um intervalo de uma hora da refeição de descanso, recebendo a remuneração o valor de R$ 2.000,00 (dois mil) reais mensalmente, exercendo a atividade de caixa nível um. Após, leitura do caso hipotético em tela, identifique os elementos essenciais para a caracterização do empregado:
	
	
	
	Subordinação, não eventualidade, onerosidade, pessoalidade e pessoa física.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação- Vide art. 3º da CLT. Define a norma supracitada que ¿ considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário¿. Nesta definição encontraremos cinco requisitos essenciais para a caracterização da figura jurídica em cotejo: pessoa física, não eventualidade na prestação dos serviços, dependência, pagamento de salário e prestação pessoal de serviços.
	
		4.
		Jair trabalha como estivador no Porto de Santos; Patrícia foi contratada para trabalhar em uma loja de shopping na época do Natal, pois nessa época há excesso extraordinário de serviços, através da intermediação de mão de obra; e Ana presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa na residência de Lúcia. É correto afirmar que Jair é:
	
	
	
	trabalhador avulso
	
Explicação:
Gabarito: Item E.
Gabarito: Trabalhador avulso é aquele que, sindicalizado ou não, presta serviços de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, a diversas empresas, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria ou, quando se tratar de atividade portuária, do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
	
		5.
		A definição legal de empregado prevista em Art. 3º da CLT, na qual estão presentes os elementos que caracterizam o vínculo de emprego, é assinalada da seguinte forma: Considera-se empregado, TODA PESSOA FÍSICA, que prestar serviços de natureza NÃO EVENTUAL a empregador, sob DEPENDÊNCIA DESTE, e MEDIANTE SÁLARIO. Marque a definição do elemento essencial de empregado a expressão pessoalidade é:
	
	
	
	Prestação Pessoal do Serviço é necessário não só que o trabalho seja prestado por uma pessoa física, mas por uma pessoa escolhida pelo empregador, com todas as suas qualidades e defeitos, não podendo haver substituição, salvo alguns casos, na relação de emprego.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Quanto ao quesito Pessoalidade ou Prestação Pessoal do Serviço, é necessário não só que o trabalho seja prestado por uma pessoa física, mas por uma pessoa escolhida pelo empregador, com todas as suas qualidades e defeitos, não podendo haver substituição, salvo alguns casos, na relação de emprego.
Se houver sempre a substituição ou a prestação de serviço de qualquer pessoa, não estará caracterizado o vínculo de emprego. Desta forma, pode-se concluir que o empregado não é qualquer pessoa. Aula nº 02 Tela nº 02
	
		6.
		O contrato de trabalho:
	
	
	
	Somente pode ser alterado se houver concordância do empregado e desde que a alteração não seja prejudicial ao empregado;
	
Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação: No entanto, o art. 468 da CLT determina que nos contratos individuais de trabalho só seja licita a alteração das respectivas condições, por mútuo consentimento, e ainda assim, desde que não resultem direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
	
	
	 
		
	
		7.
		São direitos assegurados ao empregado doméstico, exceto:
	
	
	adicional de periculosidade
	
		8.
		O que o empregador não poderá aplicar como pena?
	
	
	Pecúnia
	Explicação:Gabarito: Item A.
Explicação: Ter uma obrigação pecuniária, significa ter uma obrigação de entregar dinheiro.
	
	LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
GST1714_A3_201907273174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLEBER EDUARDO LIMA DA SILVA
	Matr.: 201907273174
	Disc.: LEGIS.TRAB.E PREV. 
	2019.3 EAD (G) / EX
	
		1.
		O contrato de trabalho por prazo determinado, prorrogado mais de uma vez:
	
	
	Passa a vigorar pelas regras do contrato por tempo indeterminado.
	
Explicação:
Gabarito da Questão 253745 - Prorrogação é a dilatação do prazo de duração do contrato, sem nenhuma interrupção dentro de sua vigência. O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei n.º 9.601/98) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos. Dentro desse limite, o contrato por prazo determinado pode ser prorrogado tantas vezes desejarem as partes, sem que ele se torne por prazo indeterminado. Sendo assim Sua duração legal tem limitação de dois anos, podendo ser renovado por uma única vez. Se ocorrer mais de uma prorrogação, passam a vigorar as normas da CLT prevista para os contratos por prazo indeterminado.
Contrato de Trabalho - Tema da aula nº 03
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O contrato individual do trabalho é o elo jurídico que une ou vincula as partes, isto é, o empregado e o empregador. Assim, os elementos que integram o vínculo de emprego empregado e empregador, também estarão nele presentes. Assinale a alternativa que aponta estes elementos.
	
	
	pessoalidade, não eventualidade, onerosidade, subordinação e alteridade;
	
Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação:  CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso* e que trata das relações de emprego, entre empregado e empregador. Há, portanto, um vínculo empregatício, que é a relação entre ambas as partes, definida por meio de um contrato de trabalho que mostra a prestação dos serviços que serão oferecidos à empresa.
ouberto de Quadros Pessoa Cavalcanti da seu conceito como contrato de trabalho sendo:
a relação jurídica que se forma entre empregador e empregado (relação de emprego), disciplinada pela CLT e normas trabalhistas (art. 453, CLT). É um contrato cujo conteúdo mínimo é a lei. Possui como sujeitos, de um lado, o empregado (pessoa natural) que presta serviços, e, de outro lado, o empregador (pessoa jurídica), em função de quem os serviços são prestados de forma subordinada, habitual e mediante salário.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Acerca do contrato de trabalho marque a opção correta:
	
	
	
	Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação - O contrato de trabalho é o instrumento pelo qual são definidos os direitos e deveres acordado entre as partes. O artigo 442 da CLT conceitua este acordo formal da seguinte forma: ¿contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego¿. A legislação também dispõe que o objeto do contrato de trabalho é a prestação de serviço subordinado e não eventual do empregado ao empregador, mediante o pagamento de salário.
Leia mais em: https://www.juridoc.com.br/blog/trabalhar/5481-diferencas-contrato-trabalho-tempo-determinado-e-indeterminado/
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo
	
	
	
	não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação:O contrato se transforma automaticamente em contrato por prazo indeterminado. Se o empregadorquiser contratar novamente o mesmo trabalhador, cujo contrato por prazo determinado encerrou-se no limite máximo de 2 anos, terá que aguardar o intervalo de 6 meses entre este e o novo contrato por prazo determinado. Para não ser obrigado a esperar o prazo de 6 meses, o empregador poderá admitir o trabalhador através de um contrato por prazo indeterminado. 
Duração: Conforme determina o parágrafo único do artigo 445 da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder a 90 dias.
Prorrogação: O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
Desta forma, a prorrogação do contrato de experiência não poderá ultrapassar 90 dias, e nem sofrer mais de uma prorrogação.
Exemplo Contrato de experiência  =   45 dias ; Prorrogação     =   45 dias ; Total     =    90 dias 
     
 
	
		5.
		(FCC - 2012 - TRT 11ª Região) O supermercado Delta terceirizou, de forma regular por meio de contrato, os serviços de vigilância junto à empresa Ajax Serviços. Houve inadimplência das obrigações trabalhistas em relação aos vigilantes. Nesta hipótese, o supermercado Delta
	
	
	poderá responder de forma subsidiária pelos débitos trabalhistas da empresa Ajax.
	
Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: Responsabilidade subsidiária -Se a prestadora de serviços não efetuar o pagamento dos créditos salariais devidos ao trabalhador, a responsabilidade deve ser transferida à tomadora de serviços, responsável subsidiária. Esse entendimento está consagrado na nova redação da Súmula nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho  e não exclui da obrigação do tomador de serviços nenhuma verba deferida pela Justiça ao empregado.
	
		6.
		São características do contrato individual de trabalho:
	
	
	
	pessoalidade, subordinação, onerosidade e não eventualidade.
	
		7.
		Uma grande empresa de processamento de dados possui 10 mil empregados. De acordo com a lei vigente, em relação à quantidade de portadores de deficiência ou reabilitados que deverá manter em seu quadro de empregados, essa empresa:
	
	
	
	deve manter em seu quadro 500 empregados reabilitados ou portadores de deficiência.
	
		8.
		É correto afirmar que:
I - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito.
II - O contrato de emprego só pode ser celebrado verbalmente.
III - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.
IV - O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente.
V - O contrato de trabalho nunca pode ser verbal.
	
	
	A opção IV é a única válida.
	
Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: 
Art. 443 da CLT
O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

Continue navegando