Buscar

SimuladoAV-GovernancaTI2020

Prévia do material em texto

10a
	9a
	8a
	7a
	6a
	5a
	4a
	3a
	2a
	Podemos então dizer que _________________________ é um conjunto de práticas que envolvem processos, pessoas e ferramentas que convertem princípios em recomendações objetivas alinhados aos interesses da organização com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, contribuindo para a sua longevidade.
	
	
	
	Gestão de desempenho
	
	Gestão de TI
	
	Governança de TI
	 Certo
	Governança Corporativa
	
	Planejamento estratégico
	Respondido em 09/04/2020 13:03:53
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo o IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, são princípios básicos da boa governança:
	
	
	
	Equidade, confidencialidade, transparência e prestação de contas
	
	Confidencialidade, responsabilidade corporativa, equidade, transparência
	
	Integridade, transparência, confidencialidade e prestação de contas
	
	Responsabilidade corporativa, integridade, confidencialidade e equidade
	 Certo
	Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa
	Respondido em 09/04/2020 12:56:16
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A norma ISO 31800 propõe um modelo de Governança de TI baseado em três pilares: avaliar, dirigir e monitorar. Analise as questões abaixo e correlacione as colunas com as definições de cada um dos pilares:
 
	1 - Avaliar
	(     )
	A - Trata da medição do desempenho da TI e que estejam de acordo com as estratégias estabelecidas, aos objetivos de negócio e em conformidade com as obrigações externas e internas da organização.
 
	2 - Dirigir
	(      )
	B - As organizações devem continuamente examinar e avaliar o uso atual e futuro da tecnologia da Informação, considerando as pressões internas e externas que atuam sobre a organização.
 
	3 - Monitorar
	(      )
	C - Trata do estabelecimento de responsabilidades e implementação de estratégias e políticas de TI e ainda de uma cultura de governança. 
 
	 
	 
	D- Trata da  entrega propriamente dita dos serviços requeridos, incluindo gerenciamento de segurança e continuidade, reparo de equipamentos e demais itens relacionados, suporte aos serviços para os usuários, gestão dos dados e da infraestrutura operacional.
 
	
	
	 Certo
	1 B, 2 C, 3 A
	
	1 D, 2 A, 3 B
	
	1 B, 2 D, 3 A
	
	1 C, 2 B, 3 D
	
	 1 A, 2 C, 3 B
	Respondido em 09/04/2020 13:02:25
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na descrição do modelo conceitual (BACCM), é apresentado um framework conceitual para o analista de negócio aplicar as práticas de análise de negócio. Ele descreve a profissão do analista de negócio, estabelece uma terminologia comum e o domínio da análise de negócio. 
São identificados seis elementos principais que devem ser considerados em toda a iniciativa que envolva a análise de negócios. Assinale a alternativa que traz a descrição do elemento "Contexto":
	
	
	
	Tudo aquilo que satisfaz as necessidades das partes interessadas em um contexto.
	
	Pessoas da organização que têm necessidades que precisam ser satisfeitas com a solução.
	
	Uma oportunidade ou um problema que a organização deseja aproveitar ou resolver. Uma necessidade de negócio precisa ser claramente compreendida.
	
	Modificação controlada que ocorre nas operações do negócio em função de uma necessidade.
	 Certo
	Conjunto de elementos relevantes que devem ser considerados em uma análise de negócio, pois será onde ocorrerá a mudança.
	Respondido em 09/04/2020 13:41:30
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia o trecho: "Determina que os aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Quando um item do backlog do produto ou um incremento é descrito como pronto, por exemplo, todos devem entender o que o pronto significa. Embora, isso possa variar por Time Scrum, os integrantes devem ter um entendimento compartilhado do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência." Assinale a alternativa que corresponde a tal definição, que compõe o processo empírico do método SCRUM:
	
	
	
	Adaptação
	
	Time Scrum
	
	Based Scrum
	 Certo
	Transparência
	
	Inspeção
	Respondido em 09/04/2020 13:28:52
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Complete a questão abaixo:
_________________indica a probabilidade de uma determinada ameaça se concretizar, combinada com os impactos que ela trará. Quanto maior a probabilidade de uma determinada ameaça ocorrer e o impacto que ela trará, maior será o/a ________________ associado a este incidente.
	
	
	
	Ataque, vulnerabilidade
	 Certo
	Risco, risco
	
	Ameaça, vulnerabilidade
	
	Vulnerabilidade, risco
	
	Ameaça, risco
	Respondido em 09/04/2020 12:56:59
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Antes de compreendermos o conceito de Goovernança de Dados, precisamos ter claramente compreendido alguns conceitos. Dentre eles o de DADOS. Sobre este assunto, analise as alternativas abaixo e, a seguir, assinale a INCORRETA.
	
	
	
	Dados representam fatos por meio de um conjunto de caracteres primitivos e isolados
	
	Dados geralmente são representados por textos, números, imagens, sons ou vídeos
	
	Dados podem estar em formato eletrônico digital ou em forma não eletrônica
	
	De uma forma isolada, os dados não possuem qualquer significado relevante dentro de um contexto de negócio
	 Certo
	Dados são apenas aqueles representados através dos impressos em papel.
	Respondido em 09/04/2020 13:06:38
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre o Modelo de Melhoria de Processos de Software Brasileiro (MPS-BR), leia as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
	
	
	 Errado
	No início do século XXI, era comum às empresas brasileiras de software a utilização da norma ISO 9000 como modelo de qualidade, em vez de modelos específicos orientados a processos de software (tais como o CMM ¿ Capability Maturity Model). O modelo tem como base técnica a NBR ISO/IEC 12207 e o CMMI-DEV.
	
	O Modelo MPS-BR foi criado em 2003 pela SOFTex, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e comunicações (MCTIC) do governo brasileiro com o objetivo de melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e práticas de gestão na indústria de TIC.
	 Certo
	Uma das motivações em criar o MPS-BR foi o baixo custo para obtenção, por parte das empresas nacionais, em modelos específicos orientados a processo de software como o CMMI. 
	
	O MPS-BR serve como um selo que indica o nível de maturidade da empresa em relação às práticas relacionadas ao desenvolvimento de software. Esse selo possui níveis. Cada nível tem diversas práticas associadas.
	
	Uma empresa que possui o "selo" MPS-BR utiliza essas boas práticas e, teoricamente, tem bastantes condições de desenvolver software com qualidade e com custos e prazos dentro do estimado. 
	Respondido em 09/04/2020 13:37:20
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o ITIL (Information Technology Infrastructure Library - Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), leia as asserções abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O ITIL foi desenvolvido na década de 1980, na Inglaterra, com o objetivo de auxiliar as empresas britânicas, com uma abordagem de melhores práticas para gerenciar a utilização eficiente e responsável dos recursos de TI.
II. Em 2007 foi lançada a versão V3 que, entre outras implementações, apresentou uma organização de processos de gerenciamento de serviços baseado em uma estrutura de ciclo de vida de serviço. Outra novidade na época foi a convergência com outros modelos e padrões, como, por exemplo, o COBIT, CMMI, ISO 20000, entre outros.
III. O principal objetivo do ITIL é ser uma fonte de melhores práticas para as organizações no gerenciamento de bens de consumo.
	
	
	 Certo
	Somente as asserções I e II estão corretas
	
	Somente a asserção III está correta
	
	Somente a asserção II está correta
	
	Somente as asserções II e III estão corretasSomente as asserções I e III estão corretas
	Respondido em 09/04/2020 13:18:47
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	TI Verde ou Green IT é uma abordagem que tem como objetivo a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, considerando o impacto que os resíduos tecnológicos, de fabricação ou uso, possam contribuir para a degradação do meio ambiente.
Empresas que implementam o conceito de TI Verde normalmente tem preocupações com 4 aspectos principais, os quais estarão brevemente descritos nos itens subsequentes:
I. Responsabilidade Ambiental: é cuidado com o bem-estar do ambiente e da saúde e o equilíbrio e a diversidade de recursos humanos e naturais.
II. Mudança climática global: atenção com as atividades humanas que podem contribuir para o aumento da emissão de gases que causam o efeito estufa na atmosfera terrestre, aumentando a temperatura na superfície.
III. Desenvolvimento Sustentável: Como as organizações preservarão os recursos financeiros e irão suprir suas necessidades atuais sem comprometer o orçamento e o meio ambiente de forma a preservar a capacidade produtiva  futura da empresa.
IV. Responsabilidade Social Corporativa: Cuidado com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. A organização demonstra seu compromisso público por meio da implementação de metas empresariais sustentáveis.
Após a leitura, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	Somente as asserções I, III e IV estão corretas
	
	Somente as asserções II, III e IV estão corretas
	
	Somente as asserções I, II e III estão corretas
	 Certo
	Somente as asserções I, II e IV estão corretas
	
	Somente as asserções II e III estão corretas

Continue navegando