Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova psico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: PEDAGOGIA 
Semestre: 4º 
Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
Professor: ADRIANA RITA SORDI 
Aluna: Alessandra Pereira Martins RGM: 053.18892
ORIENTAÇÕES 
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
1º) Segundo Campos (1991), desde os primórdios, filósofos e pensadores preocupavam-se em entender os mecanismos da aprendizagem. 
Neste sentido, é correto afirmar que: 
I - Entre estas concepções da Antiguidade, temos o pensamento de Sócrates, para quem o conhecimento já existiria no espírito do homem e a aprendizagem seria o despertar deste conhecimento. 
II - Para Platão, o corpo (ou coisas) estaria separado da alma (onde ficariam as ideias). Defendeu, também, a mesma ideia de seu mestre Sócrates, o qual dizia que o conhecimento era proveniente da alma e também de encarnações anteriores, que pela percepção voltavam à consciência. 
III – Para São Tomás de Aquino, todo conhecimento começa pelos sentidos, e o conhecimento estaria no espírito, utilizando o método intuitivo. 
IV – Aristóteles utilizou o método indutivo, registrando as suas próprias experiências mentais para entender os mecanismos da aprendizagem. 
Estão corretas somente: 
a) I e II 
b) I e III 
c) II e IV 
d) II e III 
e) III e IV
2º) Em relação a história da criança é correto afirmar que: 
I - Fazendo referência à história, há bem pouco tempo, próximo ao século XVIII, as crianças eram tratadas como pequenos adultos: participavam das mesmas atividades dos adultos, inclusive orgias, enforcamentos públicos, trabalhavam nos campos e vendiam seus produtos nos mercados. 
II - No século XIX e início do século XX, há uma preocupação maior com o estudo da criança e com a necessidade da educação formal. Apesar disso, a disciplina era exercida de uma forma violenta e agressiva, com severos castigos, como por exemplo: a palmatória, ajoelhar-se no milho, espancamentos violentos e quartos escuros. 
III – As práticas mais agressivas e violentas na educação de crianças foram abolidas das escolas no início do século XVIII. Essas atitudes começaram a se modificar a partir do estudo da criança. 
IV - No início do século XX, Skiner com suas descobertas a respeito do desenvolvimento da personalidade da criança, com a constatação de que certos acontecimentos vivenciados na infância eram os determinantes principais de distúrbios de personalidade na idade adulta, vem a contribuir de forma significativa com o estudo da criança. 
Assinale a alternativa correta: 
a) I e II 
b) I e III 
c) II e III 
d) II e IV 
e) I e IV
3º) Vygotski (2004), em seu livro Psicologia Pedagógica, traz-nos uma importante contribuição no entendimento dos mecanismos de memória e aprendizado. Para este autor, toda a matéria possui a propriedade de modificar-se, de mudar a sua constituição, de mudar a disposição das células e conservar alguns vestígios das mudanças. A ciência denominou esta característica de plasticidade. Assim, a plasticidade significa três propriedades fundamentais da matéria: 1 – a capacidade de mudar a disposição das partículas; 2 – a conservação das marcas destas mudanças; 3 – a predisposição para repetir as mudanças. Para entender melhor a plasticidade cerebral, pode-se tomar o exemplo de Vygostski, o da dobradura de papel. Desse modo, vamos pensar nas marcas feitas na dobradura de um papel, que ao jogá-lo ao vento tenderá a dobrar-se aonde já existiam marcas, assim, é nossa matéria nervosa em relação a memória. 
Neste sentido, é correto afirmar que: 
	Somente ocorre o esquecimento quando há fragilidade ou deficiência na aprendizagem. 
	Ocorre o esquecimento pela tentativa de evocação do fato memorizado, através de um critério diferente do utilizado, isso quer dizer que o professor deve apresentar a informação ao aluno de diferentes maneiras, para que ele armazene de maneira diferente. 
	 O esquecimento não ocorre pelo desuso da informação. 
	Pode ocorrer o esquecimento quando há problema emocional que também pode prejudicar a memorização concentração. 
Estão corretas apenas as afirmativas 
a) I e II. 
b) II e IV 
c) I, II e III. 
d) I, II e IV. 
e) I, II, III e IV.
4º) José de 8 anos de idade, estuda o 3º ano do ensino fundamental I e está aprendendo a tabuada, sua professora Ana estimula a aprendizagem solicitando a seus alunos que estudem a tabuada, pois na próxima aula fará a arguição verbal valendo nota. O ensino da professora Ana está focado na aprendizagem por:
 a) Aprendizagem por imitação. 
b) Aprendizagem por insight. 
c) Aprendizagem por raciocínio.
d) Aprendizagem por condicionamento. 
e) Aprendizagem por ensaio e erro
5º) Eduardo de 9 anos vem apresentando queixa de dificuldade de aprendizagem, identificado nas dificuldades de leitura e escrita da criança. Desde o inicio da sua vida escolar, que se iniciou aos 5 anos de idade na pré escola, devido a seu pai ser militar, já trocou de escola 4 vezes. Sua mãe apesar de ser do lar, tem mais dois filhos menores e que tomam seu tempo integral, justificando que não consegue ajudar Eduardo em suas tarefas escolares. Atualmente vem apresentando comportamento agressivo com os colegas e professores e a queixa que não quer ficar na escola. 
Neste sentido, segundo Drouet (1995) podemos supor que as principais causas das dificuldades de Eduardo são: 
a) Causas físicas e emocionais; 
b) Causas educacionais e sócio econômicas; 
c) Causas emocionais e educacionais; 
d) Causas neurológicas e físicas; 
e) Causas intelectuais e emocionais.
6º) As concepções teóricas são pressupostos que de maneira implícita ou não pautam a prática docente. A partir destas, surgem outras abordagens teóricas que defendem cada qual sua maneira de trabalho. 
De acordo com as concepções teóricas verifique as afirmativas abaixo: 
	A concepção Inatista vê o homem como pronto e acabado, pois entende que posterior ao nascimento pouco ou nada se tem à construção da educação. 
	A concepção comportamentalista diz respeito ao estudo dos processos de organização, conhecimento, processamento e estilos de pensamento, ou seja, ver a aprendizagem mais do que fatores externos ao aluno e ao ambiente, mas enquanto fatores internos ao individuo. 
	 A concepção Interacionista, meio e homem exercem influência recíproca um ao outro. Nesta concepção, a criança se desenvolve de acordo com as interações sociais com as outras pessoas. 
	A concepção Cognitivista vê o homem enquanto modelagem e reforço, o que implica recompensa e controle, consequentemente o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. 
Estão corretas apenas as afirmativas 
a) I e III. 
b) II e III. 
c) I, II e III. 
d) I, II e IV. 
e) II, III e IV.
7º) A professora Soraia utiliza algumas técnicas em sala de aula para que a aprendizagem torne-se efetiva, levando os alunos a um conhecimento critico e construtivo. Algumas destas técnicas são: Os objetivos para cada tema são apresentados em forma clara, o conteúdo apresentado de forma que o aluno reflita sobre os fatos, o aluno é levado a expressar o seu ponto de vista, existe a preocupação com cada aluno em particular, a avaliação é sempre realizada em forma de auto avaliação. 
A professora Soraia utiliza qual abordagem de ensino, tendo em vista as técnicas citadas acima:
a) Abordagem comportamental 
b) Abordagem sócio-cultural 
c) Abordagem Psicanalitica 
d) Abordagem Piagetiana 
e) Abordagem tradicional
8º) Em relação a atuação do professor nas várias abordagens de ensino, podemos considerar incorreta a alternativa: 
a) Na abordagem tradicional o professor utiliza a avaliação como exames e chamadas orais, visando a reprodução do conteúdo aprendido. 
b) Na abordagem humanista o professor aceita o aluno como ele é, levando em consideração seus sentimentos, sendo que o aluno tem responsabilidade por sua própria aprendizagem. 
c) Na abordagem tradicional o professor utiliza o encadeamento mental, a modelageme o fading. 
d) Na abordagem comportamental, o professor gera alto nível de aprendizagem, porem levando em consideração o que se quer ensinar; em que nível quer que o aluno aprenda; em quais condições o aluno deve responder. 
e) Na abordagem cognitivista, provas, testes e exames são pouco aprovadas por esta abordagem. 
9º) A aprendizagem não é a simples passagem da ignorância ao saber, sem resistências e sem conflitos. Na aprendizagem, acontece algo novo, não é uma simples reestruturação. Por conseguinte, o novo é uma nova reestruturação, o que significa deixar antigas estruturas. Diante da frase acima, explique como ocorre a dificuldade de aprendizagem?
A aprendizagem é uma aquisição do conhecimento, é a transferência daquilo que não sabemos para o novo. Vários fatores podem contribuir nas dificuldades do aprendizado, utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo, motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida, distúrbios orais, auditivos, emocionais e comportamentais, contribuem em obstáculos para a aprendizagem. É importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivacionais e dinâmicas, não dando rótulos ao aluno, mas dando a oportunidade de descobrir suas potencialidades e habilidades. 
10º) A Psicologia do Desenvolvimento é um aspecto da ciência que pretende explicar os eventos ocorridos durante a infância, adolescência e idade adulta. Desta forma, qual a importância de conhecer os aspectos do desenvolvimento para o educador?
Estudar o desenvolvimento humano tem suma importância para o pedagogo, pois é necessário conhecer características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando, entender a melhor maneira de aprendizagem, focando nas características de cada fase. Assim o professor trabalhará visando as potencialidades de cada aluno, utilizando melhores práticas que poderá aplicar em sala de aula.

Outros materiais