Buscar

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

11
12
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EDNA LEMOS
VANESSA C. RODRIGUES
VIVIAN PAPA
 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Empresa de Informática
Taguatinga
2019
EDNA LEMOS
VANESSA C. RODRIGUES
VIVIAN PAPA
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Empresa de Informática
Dissertação apresentada ao curso de Graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas da disciplina de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Centro Universitário Estácio de Sá.
Orientador: Prof. Edson Luiz Cabral dos Santos
Taguatinga
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A EMPRESA 5
2.1 Redução de custos……………………………….……………………………………5
2.2 Retorno Financeiro………………………………….………………………………..6
3 RESPONSABILIDADE SOCIAL.........................................................................................7
 3.1 PROJETO – JOGUE O LIXO CERTO………………………………………………….7
CONCLUSÃO 	10
REFERENCIAS	11
1 INTRODUÇÃO
	O aprimoramento no desenvolvimento sustentável tem um processo contínuo entre crescimento econômico, a sociedade civil e o meio ambiente. A preocupação com os assuntos relacionados à sustentabilidade traz benefícios e desafios às empresas.
	Com o avanço da tecnologia houve um aumento no consumo de equipamentos eletrônicos como computadores, celulares e tablets, entre outros. A substituição desses aparelhos por uma nova geração de produtos é rápida, que também serão trocados pouco tempo depois. Do ponto de vista econômico, este ciclo é importante, pois gera negócios e lucro. Em contrapartida, apresenta um problema: o lixo eletrônico, conhecido como e-lixo.
	Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cada brasileiro produz por ano cerca de meio quilo de lixo eletrônico. Mais da metade deste lixo é descartada de forma incorreta ou não são reutilizados de nenhuma outra maneira.
	Com a percepção desses dados e vivência no ramo, a VB Tecnologia e Informática, uma empresa do ramo de Informática, que presta serviços de consertos e reparos em aparelhos eletrônicos têm buscado um sistema saudável e sustentável para gerir seu negócio.
2 A EMPRESA
	A Indústria da tecnologia produz novos aparelhos com configurações e aprimoramento a todo o tempo. Essa produção desenfreada também induz o alto consumo dessas novidades tecnológicas. Mas quando você adquire um novo aparelho eletrônico, o que é feito com o antigo? A Global E-waste Monitor, em uma pesquisa realizada em 2017, apontou que sozinho o Brasil gerou um total de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico. A pesquisa mostra que apenas 20% dos resíduos eletrônicos descartados foram reciclados.
	Todo este resíduo carrega uma grande quantidade de substâncias tóxicas e metais pesados que, se lançados no meio ambiente, podem contaminar o solo, lençóis freáticos e cursos d’água. A nova legislação ambiental não exime em nenhuma das esferas a responsabilidade no correto tratamento desse tipo de resíduo, todos estão na observância da Lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, no qual sendo elas pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado.
	Sabendo dessa informação a VB Tecnologia e informática, que presta serviços de consertos e manutenção em aparelhos eletrônicos, vem praticando algumas ideias sustentáveis e que agregam valor a comunidade local. Essa empresa está localizada na cidade-satélite Samambaia. A ideia inicial era a redução nos custos dos consertos para a empresa, mas acabou gerando benefício a comunidade local e procura de novos clientes.
PESQUISA DE CAMPO
Nome da Empresa: VB tecnologia e Informática
Endereço: QS 120 conjuntos 05 lotes 14 lojas 01
Cidade: Samambaia Sul- Brasília
Estado: Distrito Federal
Ramo de Atividades: Prestação de serviço e vendas
Produtos e/ou serviços: consertos em Notebooks/CPU/Tabletes/Celulares e vendas de periféricos.
Data de Início das atividades: 12-02-2012
2.1 Redução de Custos
	Há algum tempo a empresa vem utilizando da prática de reutilização de peças de outros aparelhos descartados ou doados por alguns clientes. Seu objetivo inicial era a redução de custos. Foi feito um mapeamento do fluxo operacional da empresa para que além da redução de custo fosse identificado a melhor adequação ao seu projeto de Responsabilidade Social.
Figura 1 – Fluxograma de Serviço
Ao utilizar peças de outros aparelhos descartados, ou sem uso no depósito foi notado uma redução de gastos em compras de peças, no tempo para entrega dos serviços e uma colaboração da empresa no que se refere a responsabilidade sustentabilidade social.
2.2 Retorno Financeiro
	Pegamos um orçamento antigo, de um dos tipos de serviços prestados pela empresa, e um atual e fizemos a comparação para visualizarmos o real retorno financeiro:
Orçamento 1
TROCA DE TELA DE NOTEBOOK
Custo da mão de obra: 200,00
Custo da compra da nova peça: 400,00
Tempo levado para a chegada da nova peça: 2 dias
Tempo total levado até a entrega do serviço: 4 dias
Orçamento 2
TROCA DE TELA DE NOTEBOOK
Custo da mão de obra: 200,00
Custo da peça reutilizada: 250,00
Tempo levado para a chegada da nova peça: 0 dias
Tempo total levado até a entrega do serviço: 1 dia
Nesse pequeno exemplo é possível perceber um custo efetivo de menos R$ 150,00 reais, que retorna para a empresa em forma de lucro. Com essa prática a empresa obteve sua expansão com a abertura de uma 2° loja. Parte dos lucros também estão sendo direcionados a um Projeto Social voltado a comunidade local.
3 RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Projeto – Jogue o Lixo Certo
“A proteção do meio ambiente é um dos três pilares do desenvolvimento sustentável (…). A gestão do lixo eletrônico é uma questão urgente no mundo digitalmente dependente de hoje, onde o uso de aparelhos eletrônicos está aumentando”, disse Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
 	Um relatório recente divulgado pela Organização das Nações Unidas aponta que o lixo eletrônico deverá alcançar 120 milhões de toneladas ao ano até 2050. Menos de 20% do lixo eletrônico é formalmente reciclado, com os 80% restantes indo para aterros ou sendo informalmente reciclados. De acordo com o relatório, além de impactos à saúde e poluição, gestão imprópria de lixo eletrônico está resultando em uma perda significativa de materiais brutos escassos e valiosos, como ouro, platina, cobalto e elementos terrestres raros.
 	O lixo eletrônico que é formado por aparelhos como baterias recarregáveis, placas de circuito impresso, monitores de computador, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos comuns. O descarte do e-lixo tem deve ser feito de forma correta para contribuir perfeitamente para o meio ambiente.
Figura 2 – fonte, Google
	
	Pensando na preservação do meio ambiente a nossa empresa VB Tecnologia e Informática, que já trabalha com o descarte correto desses materiais, criou o projeto “JOGUE O LIXO CERTO” onde possui um ponto de coleta de lixo eletrônico de clientes e parceiros. O projeto envolve a reutilização de aparelhos ou em casos em que não há reaproveito, o envio a empresa de reciclagem especializada. Em caso de reutilização, parte da venda desses aparelhos é destinada em projetos sociais.
Figura 3 – fonte, Revista São Paulo, Folha de S. Paulo, 15/05/11
O processo é feito da seguinte maneira: é verificado o funcionamento dos aparelhos, se o equipamento ainda estiver funcionando é feito uma manutenção. Esse aparelho é posto em vitrine e vendido a um preço acessível. Os resíduos eletrônicos que não existir funcionalidade serão organizados, separados acondicionados de forma correta e adequada a cada tipo de resíduo. Posteriormenteserão vendidos para empresas especializadas em reciclagem de resíduos eletrônicos. Parte dos valores arrecados são destinados a projetos sociais, como FAÇA O NATAL DE UMA FAMÍLIA FELIZ e EJOC ALEGRIA.
 
 
 
CONCLUSÃO
Perante o conteúdo apresentado pode-se concluir que a Responsabilidade Social atende uma sociedade com menos gastos, com aproveitamentos de matérias primas, acumulando menos lixo eletrônico com suas reciclagens. Assim a VB Tecnologia pratica a Responsabilidade social implementa, a reciclagem de seus produtos, para um baixo custo e menos acumulo de lixo eletrônico, permitindo que a sociedade tenha mais acesso a consertos de seus produtos e menos compra de produtos novos mantendo assim sua reputação.
O que a empresa deseja é viver em um país sustentável, com a mudança de comportamento, com o novo planejamento de conscientização e mudanças de valores e contribuir para melhoria da sociedade e meio ambiente.
REFERÊNCIAS
HSU, Lorenzo Marques; FROM, Danieli Aparecida. O correto destino do lixo eletrônico no Brasil. Curitiba, Paraná. 2016
ENVOLVERDE. Resíduos Sólidos. Disponível em:https://envolverde.cartacapital.com.br/residuos-solidos-7/ >. Acesso em 31 de outubro de 2019
EXAME. Brasil gerou 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico em 2016. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-gerou-15-milhao-de-toneladas-de-lixo-eletronico-em-2016/. Acesso em 31 de outubro de 2019
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Lixo eletrônico representa ‘crescente risco’ ao meio ambiente e à saúde humana, diz relatório da ONU. Disponível em:
 https://nacoesunidas.org/lixo-eletronico-representa-crescente-risco-ao-meio-ambiente-e-a-saude-humana-diz-relatorio-da-onu/. Acesso em 10 de novembro de 2019.

Continue navegando