Buscar

Prova Online

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Online
Disciplina: 100919 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Argenti (2006, p. 61 ss.) afirma que a propaganda corporativa tem as seguintes funções:
· atrair investimentos, influenciar opiniões;
· reforçar a identidade ou melhorar a reputação;
· aumentar as vendas, recrutar e manter funcionários.
Considerando as características acima, indique a opção que melhor diferencia a propaganda corporativa, da institucional e da comunicação de marketing. Para a sua resposta, leve em conta também os apontamentos de Vásquez (2006, p. 2008).
a )
A propaganda corporativa trabalha para aumentar as vendas da empresa com a apresentação e valorização de características do produto, com as vantagens em relação ao da concorrência, ocasião em que ela se assemelha à comunicação de marketing, mas com a diferença de que esta lança mão de plataformas que não se limitam à veiculação de anúncios como faz aquela.
b )
A propaganda corporativa, no Brasil, tem a exclusividade do trabalho de Relações Públicas, ou seja, o do reforço da imagem e reputação da empresa.
c )
Enquanto que a comunicação de marketing (dentre as estratégias, a propaganda) e a propaganda institucional são recorrentemente lembradas (recall) pelo público, a propaganda corporativa não, pois sua função se limita a veicular conteúdos ligados a situações muito específicas.
d )
A propaganda corporativa é a mais indicada para tratar de eventuais tentativas de logro contra a empresa, mas não é utilizada para desfazer mal-entendidos
 e )
A diferença preponderante é que a propaganda corporativa tende a eleger públicos específicos para o cumprimento de determinadas estratégias da empresa, tal é o caso da atração de investidores, o informe sobre fusões e aquisições ou ainda a superação de situações controversas e de mal-entendidos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Pinho (1990, p. 23) faz as seguintes considerações sobre propaganda institucional:
Denominada por alguns autores americanos como propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), a propaganda institucional é uma área onde as atividades de Relações Públicas e Propaganda interagem.
São características:
a )
A neutralidade quanto a certas virtudes da empresa, já que o foco recai na valorização das ações e posturas como o respeito ao consumidor e à natureza.
 b ) Divulgação de valores, crenças e sentimentos, muitos dos quais compartilhados pela comunidade.
c ) Exibição discreta dos produtos da empresa com pouca ou nenhuma ênfase para as características e preços.
d )
Como a propaganda governamental com relação ao seu objeto, a institucional põe em evidência a capacidade da empresa desenvolver grandes projetos de caráter social com o investimento de grande capital.
e )
A comparação entre as ações realizadas na área de filantropia com as de outras empresas do mesmo segmento de atividade com vistas a demonstrar maior compromisso com causas sociais e ao mesmo tempo realizar uma síntese da trajetória da empresa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Em uma empresa que pratica a comunicação descendente, os veículos internos de comunicação interna serão pautados a partir da perspectiva dos:
 a ) Diretores da empresa.
b ) Empregados.
c ) Prestadores de serviço.
d ) Stakeholderes.
e ) Fornecedores.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Sobre ética e moral, é correto afirmar:
a ) É próprio da moral ser histórica, enquanto que a ética é a-histórica.
b )
Ética e moral projetam valores no tempo, como algo representativo de certa sociedade, porém, a moral demonstra maior preocupação em conservá-los em sua integridade.
c ) Os valores estabelecidos pela ética parecem ser sempre mais atuais do que aqueles reconhecidos pela moral.
d )
Embora sejam construções sociais, portanto, produto de intersubjetividades, os costumes, na ótica da moral e da ética, nunca deixam transparecer essa característica, consolidando seu caráter racionalizante.
 e )
Ambas as palavras remetem à ideia de costume, porém, enquanto a segunda, modernamente, ainda conserva o sentido original, como um conjunto de princípios, crenças e regras, a primeira identifica-se mais com uma reflexão crítica da moral.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Esses agentes podem ser definidos como pessoas, grupos, comunidades, organizações ou entidades que apresentam interesse ou que são afetados, direta ou indiretamente, pelas ações de uma organização. Eles não substituem a sociedade, porém suas identificações, num sentido final, ainda que provenientes de um exercício interno à organização, são definidas e legitimadas pela própria sociedade.
Considerando-se as características acima, pode-se afirmar que os referidos agentes constituem os grupos denominados de
a ) sindicatos, instituições financeiras e acadêmicas.
b ) segundo e terceiros setores
 c ) stakeholders ou públicos interessados ou intervenientes
d ) órgãos governamentais, fornecedores e clientes.
e ) sociedade civil organizada
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Como processo relacionado à co-orientação, de acordo com teoria da Escola de Montreal, a imbricação é compreendida como uma sobreposição porque:
a )
As tarefas submetem-se a um regime gradual de complexidade, no interior do qual em um primeiro momento elas ocorrem como sobreposição umas em relação a outras para, em estágios mais adiantados, serem compreendidas como unidades autônomas de um sistema maior e complexo e, em consequência, poderem ser compreendidas em sua plenitude.
 b )
As tarefas - das mais simples às mais complexas - ocorrem de forma imbricada, ou seja, como sobreposição de processos, demonstrando uma liga entre eles, o que exige uma visão de conjunto por parte do analista (gestores, comunicadores) para compreender as relações sistêmicas em níveis gradualmente mais abrangentes até o limite da organização como um todo.
c )
A imbricação, em evidência nas organizações, é uma falha sistêmica em relação à qual a teoria da Escola de Montreal posiciona-se criticamente, tentando corrigi-la no sistema como um todo.
d )
É o modo pelo qual os sistemas são representados no organograma da empresa, isto é, no nível formal e burocrático das relações, mas não se apresentam necessariamente assim no cotidiano.
e )
A imbricação, antes de tudo, se dá como sobreposição de discursos, de falas, de conversações provenientes de várias partes da organização e deve ser entendida como ruído da comunicação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
De acordo com os postulados de Kunsch (2003) sobre a abrangência da Comunicação Organizacional (expressão equivalente à Comunicação Empresarial), os objetivos e objetos da subárea compreendida como Comunicação Administrativa são estes:
 a )
Conjunto de atividades, processos, programas - com o devido aparelhamento oferecido por diversas ferramentas - centrado no âmbito da organização. Ordena, coordena e organiza fluxos de comunicação formais e informais.
b )
Conjunto de procedimentos cujo papel é o de estabelecer o posicionamento da organização no mercado e a partir disso alinhar as diversas estratégias da comunicação integrada de marketing, tais como vendas diretas, mídia interna e externa, marketing digital etc..
c )
É um operador da imagem, identidade e reputação da organização, uma vez que promove ações de cunho institucional dentro e fora da organização para o que conta com ferramentas que vão desde o quadro de aviso, a intranet, folhetos e revistas até a propaganda corporativa, institucional e mercadológica.
d )
Opera no nível sistêmico, engajando funcionários nas várias atividades com a ajuda de canais tão variados como os setores, secções, departamentos, divisões etc.. Para tanto, conta com a ajuda de protocolos rigorosamente estabelecidos pela comunicação institucional, com destaque para estatutos, regimentos, manuais, código de ética etc.
e )
Cria e em seguida orienta nos diversos níveis da instituição as conexões indicadas
no organograma, instrumento em que aquelas conexões ganham a forma de divisões e subdivisões administrativas no interior das quais ocorrem todas as modalidades de comunicação. O processo, por sua vez, lança mão de diferentes ferramentas, tais como folders, memorandos, e-mails, intranet, TV Corporativa etc..
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Como um saber não normativo, a ética detém-se sobre princípios e não sobre regras. Por isso,
a )
A convicção para adotar referenciais éticos, claros e coerentes, está diretamente ligada à reputação da empresa, tema que não admite a formulação de regras.
 b )
No caso das organizações, a ética parte da perspectiva de que as empresas são justas e agem segundo um arcabouço de princípios legais (as regras).
c ) A ética, como saber não normativo, tende a se desligar de questões práticas, sustentando-se quase sempre em abstrações de natureza filosófica.
d )
As empresas devem ser preocupar mais com os valores morais, objetivamente mais ligados ao cotidiano do que as especulações de caráter ético.
e ) Uma reflexão sobre o que significa uma empresa "ser justa" acabaria por estipular uma série de regras que não poderiam ser verificadas pela ética.
Ver justificativa da resposta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais