Buscar

sociedade e educação paper 1

Prévia do material em texto

ESCOLA E SOCIEDADE
Qual a visão da escola em relação à integração da família no ambiente escolar
Acadêmicos[footnoteRef:1] [1: Cássia Angélica Santos, Cristina Maria da Silva Lorega, Leivia Dias Gomes] 
Tutor Externo[footnoteRef:2] [2: Marcia Gabriel 
Centro universitário Leonardo da Vinci-UNIVERSIDADE- Curso (PED2227) Pratica do modulo I- 08/05/2019] 
Resumo 
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a importância da parceria entre família, escola e sociedade. A família faz parte do primeiro contato do ser humano com o mundo. Sendo assim, todo nosso conhecimento adquirido na infância, na primeira etapa da vida resultante da família. Esse conhecimento, experiências, vai além de refletirem nossa personalidade, influenciam também no processo de desenvolvimento. Reconhece-se que escola, família e sociedade devem caminhar juntas de maneira que cada um entenda a sua função na formação do educando, evitando assim, a sobrecarga.
Palavras- chave: Família, escola e comunidade.
Introdução
Esse trabalho irá abordar a visão da escola em relação à integração da família no ambiente escolar.
Sabe-se, que família e educação precisam andar juntas, com os mesmos objetivos, para assegurar uma boa qualidade escolar.
3
Educar é algo muito complexo, pois, envolve o ensino-aprendizado e 
deve promover a transformação democrática que garanta a igualdade e a cidadania para a formação de cidadãos críticos.
De acordo com a LDB 9394/96, é dever do Estado, da sociedade e da família preparar o educando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assim sendo, esse trabalho tem por objetivo, mostrar, através de pesquisas de autores renomados, o quanto é importante o contexto familiar para o desenvolvimento escolar.
Fundamentação Teórica
Neste sentido, a escola, sociedade e família, precisam andar juntas com o mesmo objetivo, de assegurar uma qualidade educacional. De acordo com Gentile (2006) o primeiro grupo social da criança é a família, neste sentido, é a família a primeira instituição detentora de práticas que colaboram para a formação da identidade da criança, nos valores, princípios, caráter, educação, entre outros.
As primeiras experiências educativas as normas, os hábitos, padrão cultural, estão aliados à família. 
A importância da família na formação educacional da criança, que se constitui como um fator primordial para o sucesso escolar. Gokhale (1980) defende que a família além de servir de base para a futura sociedade, desempenha também papel fundamental na vida social do aluno. A educação familiar bem fundamentada possui papel importante no desenvolvimento do comportamento produtivo dos discentes.
(...) mostrar a importância da participação da família na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a pratica escolar comprometida com a interdependência escola-família tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade- cidadãos – desde o primeiro dia de sua escolaridade (BRASIL, 1998, p.10).
Nesse caminho, a importância social, família e escola, empenhando e preocupados com o futuro da educação. Desta forma, família, escola e sociedade estabelece um ciclo positivo na vida da criança.
(...) tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; no entanto, a família tem suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo. (PAROLIM, 2003, p.99)
Desta forma, apontamos uma parceria entre família e escola, uma vez que, cada uma apresente valores e objetivos próprios no que se refere à educação de uma criança, ambas necessitam umas das outras, quanto maior a diferença maior será a necessidade de relacionar-se.
Materiais e Método
Para o desenvolvimento desse trabalho, utilizamos como fonte de pesquisas, artigos científicos, livros bibliográficos e pesquisas eletrônicas.
Esse trabalho acadêmico foi realizado na cidade de São Roque, bairro Paisagem Colonial, Estado de São Paulo, sendo o inicio no dia 06/05/19 e termino dia 08/05/19, executado por meio eletrônico e físico.
Perante o desenvolvimento do trabalho, inseriu-se uma imagem relacionada ao tema, mostrando a importância da família, escola e sociedade.
Fonte: https://pt.slideshare.net/LUANALEONEL/famlia-escola-e-comunidade
Acesso: 06/06/2019 as 19:09.
Resultados e Discursões
Durante a elaboração da pesquisa, percebemos que a relação escola,
 família e sociedade são imprescindíveis, para que ocorra uma educação de qualidade.
É necessário que as famílias criem o hábito de participar da vida das crianças, que percebam a importância de se relacionar com a escola na busca de um objetivo em comum, “educação de qualidade para as crianças”. Por outro lado à escola deve ser a responsável por criar meios de aproximação com as famílias e a comunidade, orientando e mostrando que educar não é papel exclusivo da escola e sim de todos.
Está não é uma tarefa fácil, mas não impossível, pois ter uma educação de qualidade com o apoio das famílias e comunidade é um sonho, que para virar realidade é preciso agir.
Referências
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília/DF, 1996.
GENTILE, P. Parceiros na aprendizagem. Revista Nova Escola, São Paulo: Abril, Jul. 2006.
PAROLIN, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Livro da 5º Jornada de Educação do Norte e Nordeste. Fortaleza, 2003.
SABERES DOCENTE, Juina/MT/Brasil, v.2, n.2, dez. 2016.

Continue navegando