Buscar

Banner imunoogia

Prévia do material em texto

ISOERITRÓLISE 
NEONATAL EQUINA 
Larissa Sartori Rossi 
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, SP
Trabalho desenvolvido por: Marilia Tainara Pinheiro Barcella
Introdução
	A isoeritrólise neonatal equina é uma doença que acomete principalmente potros, que após o nascimento ingerem o leite materno de sua mãe, após o parto pode se apresentar normal e em poucas horas ou até dias pode começar apresentar sintomas ou nem chegar apresentar sintomas e o animal vir a óbito.
Conclusão: 
Sinais Clínicos:
A anemia aguda pode ser revelada através do exame hematológico pelo decréscimo do hematócrito (separa e controla os glóbulos vermelhos).
O diagnóstico é por teste de hemólise padrão, para demonstrar hemaglutinação ou a lise de hemácias do potro quando expostas ao soro ou colostro da égua. 
 
Diagnóstico:
Tratamento:
Animais com sinais clínicos precisam apenas de proteção ao ambiente e ao estresse nutricional, mas devem ser acompanhados com cuidado para que as condições clínicas não se agrave. 
Prevenção:
Dessa maneira podemos concluir que a Isoeritrólise Neonatal Equina afeta mais potros mas também éguas prenhas, porém essa doenças não é muito comum. Essa doença pode ser evitada desde que sejam tomadas medidas e exames antes do parto da égua. 
 Pode-se prevenir a isoeritrólise através do exames de tipagem sanguínea. 
Fraqueza
Cansaço
Mucosas pálidas
 redução do reflexo de sucção

Continue navegando