Buscar

CASO CONCRETO 14

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035
Título
Caso Concreto 14
Descrição
1ª Questão. Em um determinado caso concreto, o juiz julgou improcedente o pedido, antes mesmo da citação do réu, pois se tratava de hipótese prevista no artigo 332, I do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15). É possível afirmar que este dispositivo ofende o princípio do contraditório? Justifique.
RESPOSTA:
A regra é que o princípio do contraditório (informação mais reação com poder de influência) seja observado. Contudo em homenagem ao princípio da efetividade e da ausência de prejuízo poderá o julgador decidir a favor do réu como foi feito no caso em questão sem ouvi-lo (art. 332, I CPC), pois havia algum “defeito” elencado no artigo 332,I, CPC.
2ª Questão: ( FCC/PGE/2018) Quanto à petição inicial e ao pedido,
a) o autor poderá, até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, sem consentimento do réu, assegurado o contraditório.
b) o juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição, ou se considerar a parte como manifestamente ilegítima.
c) indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de quinze dias, retratar-se; não havendo a retratação, o juiz mandará citar o réu para responder ao recurso.
d) na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.
e) é lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, desde que haja conexão entre eles.

Continue navegando