A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
PROJETO INTEGRAL MULTIDICIPLINAR 1 (1) (2)-4

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
PLANALTINA GO/ 2020
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	CAROLINA DE SOUSA MARTINS
	 2017590
	02
	GEOVANA RODRIGUES DE SOUSA
	2017173
	03
	JHESSICA EVANGELISTA XAVIER
	2012957
Nessa pesquisa serão apresentados fatos sobre a administração, comunicação e a informática da cervejaria Ambev, sendo considerada a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja. 
“O nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor.” – AmBev
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do projeto integrado multidisciplinar é unir em uma pesquisa só dados sobre as três matérias estudadas no bimestre, sendo elas, fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática e com base nessas disciplinas analisaremos informações sobre a empresa Ambev, uma empresa de capital aberto.
A Cervejaria Ambev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileira de cerveja. Atualmente possui mais de 30 cervejarias, maltarias, refrigeranteiras, fábrica de rótulos, rolha e vidro espalhadas e centros de excelência pelo Brasil. É conhecida pela produção de mais de 25 rótulos de cervejas pilsens, como Skol, Brahma e Budweiser, e cerca de 50 do tipo ale.
Faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev desde 2004, quando anunciou fusão com a companhia belga Interbrew. Trata-se do maior fabricante de cerveja do mundo.
A Ambev nasceu da fusão entre as então concorrentes Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, do Rio de Janeiro, em 1999. Ao decorrer dos anos, a empresa foi assimilando novas marcas e cervejarias, como as artesanais mineira Wäls e a paulista Colorado.
Os empreendedores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, do Grupo 3G Capital, foram os fundadores da Ambev e instituíram desde o início uma gestão centrada em desempenho e perseguição das metas financeiras estabelecidas. O lucro líquido da empresa de capital aberto saltou de R$ 470 milhões em 2000 para R$ 11,3 bilhões em 2018
Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia),
2. Fundamentos Da Administração
A teoria administrativa evoluiu e passou a ver além do lucro, começou a enxergar o material humano, podemos citar aqui três teorias de administração, a teoria clássica, a teoria científica e a teoria das relações humanas.
A teoria clássica constituída por Jules Henri Fayol tem muito foco em visão organizacional, a sua visão sobre o homem é de um homem econômico além de buscar sua eficiência total. Também foi criador de quatorze princípios básicos de administração: amplitude do controle; subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais; estabilidade e manutenção de pessoal; espírito de união; ordem; unidade de comando; hierarquia; equidade; disciplina; centralização da autoridade; autoridade e responsabilidade; assessoria e linha; iniciativa; divisão do trabalho;
A teoria científica criada inclusive por Frederick Winslow
Taylor tinha como objetivo evitar o desperdício, a ociosidade dos operários e a redução dos custos de produção, seu foco era produzir mais em menos tempo. A sua teoria foi dívida em dois períodos na qual o primeiro era voltado a preocupar-se com seus estudos sobre tempo e movimentos racionalizados e o segundo era sobre a inicialização da aplicação dos princípios administrativos.
E por último a teoria das relações humanas com George Elton Mayo, que passou a enxergar o ser humano de forma a ver em que seus sentimentos influenciam em sua produtividade. A formação de grupos informais de liderança é a principal fonte de estímulo. Assim as empresas passaram a percebe as necessidades de trabalhos de seus funcionários.
American beverage company ou companhia de bebidas da América ficou mundialmente conhecida no ano de 1999 como AmBev quando ocorreu a fusão de duas grandes empresas brasileiras de bebidas, a antártica paulista e a cervejaria Brahma. a AmBev ficou em quinta posição como empresa de bebidas e em terceira como maior cervejaria do mundo, isso com aproximadamente 9,1 bilhões de ativos. a AmBev tem um relacionamento com os investidores baseado na transparência, sempre agindo dentro das exigências legais regulamentadas para companhias abertas. inovadora, a AmBev busca sempre aperfeiçoa seus produtos de forma a buscar novas fontes de matéria e a ingressa em novos mercados, o que necessariamente a faz crescer no meio comercial.
Contrate os melhores, dê a eles metas ousadas, remunere generosamente os talentos e mantenha os custos sobre controle; essa é a estratégia adotada pela empresa como uma base para crescimento e diminuição de custos, através dessa estratégia nós podemos ver que a administração usada pela AmBev é a de Taylor (teoria cientifica da administração), porque eles aplicam a política da meritocracia dentro da empresa e com seus funcionários, a meritocracia estabelece uma ligação direta do termo mérito e poder. Taylor em seu livro princípios da administração cientifica citou muitas vezes a palavra prosperidade, ele a usava em sentido amplo, compreendendo não só grandes dividendos para companhias ou empregados, como também desenvolvimento, no mais alto grau, de todos os ramos do negócio, a fim de que a prosperidade seja permanente, ele também diz: “o principal objetivo da administração deve ser assegurar ao máximo de prosperidade ao patrão, ao mesmo tempo o máximo de prosperidade ao funcionário” (Taylor, 1911, p. 24). Para algum funcionário obter um bônus/gratificação e necessário que além dele cumpri com suas metas dentro da empresa, e a empresa precisa bater suas metas no geral. Houve desenvolvimentos de redução de custos, visando o menos desperdício, ou seja, houve prosperidade e crescimento dentro da empresa dentro da empresa.
Sua estrutura de governança é integrada pelo conselho de administração, pela diretoria executiva e pelo conselho fiscal. O conselho de administração atualmente é composto por 11 membros, além disso, supervisiona os diretores da AmBev. Os conselheiros são responsáveis por garantirem a ética, a cultura e os valore, e são responsáveis pela nomeação de diretores executivos. A diretoria executiva é responsável pelos projetos, investimentos e propostas de planejamento da empresa. O conselho fiscal e responsável pela fiscalização da administração, emissão de pareces relativos às demonstrações contábeis, ou seja, o financeiro da empresa e a realização de análises.
3. Comunicação Empresarial
Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros.
Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima coorporativo, a comunicação empresarial é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca.
3.1. Função Da Linguagem Aplicada Á Comunicação Empresarial.
O receptor precisa entender o que o emissor quer dizer para dar uma resposta esperada. Conforme o obtivo que se tem com a comunicação, a linguagem desempenha uma função, seja de informar, seja persuadir, sempre com o fito de ser mais bem compreendida pelo receptor. Quando falamos, temos que nos adequar ao ambiente, e quando escrevemos isso também deve prevalecer.
3.2. Identificação