Buscar

TDE TEORIA DO ESTADO E HERMENEUTICA POSITIVISMO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
INTRODUÇÃO TEORIA DO DIREITO E HERMENÊUTICA
--TDE POSITIVISMO JURÍDICO 
Questão:. Explique, agora com a experiência da video-aula, os argumentos desenvolvidos no "Caso dos Exploradores de Caverna" contra o Positivismo Jurídico e indique qual das posições lhe produziram maior convencimento.
O positivismo é a doutrina que reduz o conhecimento ao conhecimento científico-experimental, ele é uma corrente da filosofia do direito que procura reduzir o Direito apenas àquilo que está posto, colocado, dado, positivado e utilizar um método científico (empírico) para estudá-lo. Ao definir o direito, o positivismo identifica, portanto, o conceito de direito com o direito efetivamente posto pelas autoridades que possuem o poder político de impor as normas jurídicas. 
O Caso dos Exploradores de Cavernas segundo um olhar positivista temos por exemplo dois ministros no julgamento dos réus que seguiram um ponto de vista mais objetivo seguindo as leis e as normas do estado em nenhum momento eles seguiram os valores humanos e pensaram na situação onde os réus se encontravam para cometerem o ato de matarem o seu colega explorador de caverna. 
O ministro Keen ele defende o positivismo, sua decisão da sentença foi a condenação dos réus, seguindo decisão ela foi feita com base na lei em que ele explica que a lei supera a moral existente no caso, ele avalia segundo a lei que os réus privaram intencionalmente a vida Roger Whetmore, refutando o argumento de legítima defesa exposto pelo ministro Foster, já que tal princípio se aplica apenas em caso de ameaça de agressão à vida. 
O ministro Truepenny, que é presidente da suprema corte, condena os exploradores sobreviventes a morte pela forca, com esta decisão, vêmos a defesa do positivismo no qual a decisão se faz inteiramente ligada a lei, diante desta sentença os condenados pedem avaliação do caso em segunda instância e assim os cinco juízes passam a deliberar pelo caso, expondo as justificativas em relação aos votos.

Continue navegando