Buscar

Estudo dirigido de Deuterostomados para P2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Deuterostomados para P2
1) Quais são os grupos que compõem os lissanfíbios?
R: Anura( (rãs, sapos e pererecas) sem cauda, no estado adulto, cabeça e corpo fundidos; patas posteriores longas com musculatura potente e as anteriores curtas, favorecem a locomoção com saltos. Tamanhos variáveis, são carnívoros e se alimentam de invertebrados, outros anuros e pequenos mamíferos. Boca grande e língua quase sempre protráctil. Em sua maioria produzem secreções tóxicas na pele.
Urodela( (salamandras e tritões) com cauda e corpo alongado. Maioria de fecundação interna de desenvolvimento direto ou indireto. A neotonia é comum, ou seja, mantém quando adultos, características larvais. Não possuem costelas. A locomoção na água se dá pelo movimento da cauda e na terra pelo movimeto dos membros.
 Gymnophiona( (cobras-cegas ou cecílias) sem membros e vivem enterrados. Podem ser aquáticos ou terrestres, embora respirem atracés de pulmões. Possuem o corpo segmentado sem cintura pélvica e escapular. Possuem um par de tentáculos com função sensorial entre os olhos e as narinas. Os olhos são atrofiados, sem pálpebras, cobertos por pele ou osso. Alimentam-se de presas alongadas, como minhocas, vermes e larvas. 
2) Como é a digestão e o sistema digestório dos anfíbios?
R: Alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas e alguns vertebrados e pequenos mamíferos. O sistema digestório é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas. 
3) Como a respiração dos lissanfíbios?
R: Pode ocorrer através das brânquias e da pele, quando na fase larval e aquática, e quando na fase adulta e terrestre, através da pele, pulmões e região bucofaríngea.
4) Descreva as principais características e funções da epiderme dos lisanfíbios.
R: A epiderme é úmida, o que evita o ressecamento quando longe da água. Sua pele é glandular, fina, rica em vasos sanguíneos e muito permeável a gases e água. Características que a permitem ser usada como estrutura de respiração, absorção de água e defesa. Exceto as cobras cegas, todos os lissanfíbios possuem a pele sem escamas. Dois tipos de glândulas podem ser encontradas na pele, as mucosas (produz muco), que mantém a pele úmida e lisa e as serosas (produz veneno).
5) Cite algumas importantes adaptações a vida parcialmente no ambiente terrestre do sistema ósseo muscular dos lissanfíbios.
R: Uma considerável redução no número de ossos do crânio; o surgimento do osso esterno; desenvolvimento de um esqueleto e de uma musculatura forte o suficiente para sustentá-los fora d’água; desenvolvimento de muitos músculos;
6) O que são seres amniotélicos? Qual a relação dessa característica com o modo de vida anfíbio?
R: Seres cuja principal excreta nitrogenada é a amônia. A amônia é muito tóxica, mas é muito solúvel em água. Como s anfíbios são organismos que vivem predominantemente em ambiente aquático e perdem água continuamente, assim que a amônia é formada, é eliminada junto com a água, evitando a sua intoxicação.
7) A transformação das larvas dos lisanfíbios em adulto (metamorfose), está associada aos hormônios da tireóide: tiroxina (T4) e tiidotironina (T3). Descreva como ocorre esta relação entre a metamorfose e os hormônios da tireóide.
R: A liberação do T3 e do T4 é controlada pelo hipotálamo da seguinte forma: o hipotálamo fornece o hormônio TRH, que estimula a adreno-hipófise a produzir o TSH ,hormônio que estimula tireóide a produzir T3 e T4, que vão induzir a metamorfose na pele do girino. Quando a concentração de T4 está muito alta, a produção de TRH pelo hipotálamo é inibida, inibindo também a produção de T3 e T4.
8) Existe relação entre a formação dos pulmões e a formação dos membros durante o desenvolvimento?
R: Sim, O oxigênio que é absorvido pelos pulmões é utilizado nos processos de combustão que produzem o movimento dos membros, o que ocorre durante a metamorfose do girino. A evolução dos pulmões corresponde à evolução dos membros e à involução das brânquias.
9) Quais são as principais mudanças anatomofisiológicas e etológicas (comportamentais) que ocorrem durante a metamorfose dos anuros?
R: O desaparecimento da cauda e o surgimento das 4 patas; 
A respiração, que antes ocorria pela pele e pelas brânquias passa a ocorrer pela pele, pulmões e bucofaringe;
A larva herbívora, de boca pequena, passa a ser carnívora e ter a boca grande;
A excreção basicamente de amônia da larva passa a ser de uréia no adulto;
A pele da larva que é fina e sem glândulas passa a ser estratificada e glandular;
Desenvolvimento dos músculos do globo ocular, da membrana timpânica.
10) Descreva a metamorfose nos anuros.
R: A metamorfose é dividida em 3 períodos: pré-metamorfose (aumento de tamanho e pouca mudança de forma), pró-metamorfose (aparecimento das patas posteriores e menor taxa de crescimento do corpo) e o clímax (regressão da cauda e aparecimento das patas anteriores).
11) Cite pelo menos 5 características que permitiram o sucesso dos répteis no meio terrestre.
- A pele ficou mais resistente À perda de água e aumentou a proteção contra atrito nos ambientes secos;
- Ocorreu o espessamento e a cornificação da pele e a respiração cutânea passa a não mais existir;
- Surgimento de garras e artelhos que protegem a superfície dos dedos e auxiliam na locomoção e defesa;
- Surgimento do órgão copulador para a transferência direta do esperma para o órgão reprodutor da fêmea;
- Aparecimento do ovo com casca que apresentava estruturas que protegiam o embrião contra a perda excessiva de água; nele encontramos o córion (proteção contra choques mecânicos), o âmnio (evita a evaporação), o saco vitelínico (nutre o embrião) e o alantóide (armazenamento de resíduos metabólicos e realização de trocas gasosas)Descreva o tipo de rim nos répteis e qual o principal tipo de excreta neste grupo.
12) Descreva o tipo de rim nos répteis e qual o principal tipo de excreta neste grupo.
R: Rins metanéfricos, no qual todas as excretas são retiradas diretamente do sangue, o que melhora a sua capacidade filtradora. A principal excreta é o ácido úrico.
13) Descreva os tipos de coração nos répteis e em que grupos são encontrados.
R: Os répteis apresentam padrão circulatório semelhante ao dos lissanfíbios, com circulação fechada, dupla e incompleta. 
14) Diferencie os sistemas respiratório e excretor dos répteis, em relação ao dos lissanfíbios.
R: Os lissanfíbios possuem pulmões, mas são muito simples por isso dependem de respiração cutânea para suprir carências; os répteis possuem apenas da respiração pulmonar, já que seus pulmões são mais eficientes quando comparados aos dos lissanfíbios. Quanto ao sistema excretor, nos répteis os rins são do tipo metanéfrico, nos lissanfíbios os rins são do tipo metanéfricos .
15) Comente as características externas dos répteis.
R: A pele dos répteis é seca, com poucas glândulas, apresentando escamas epidérmicas ou escudos córneos, estruturas que resistem à perda de umidade do corpo. As escamas são compostas por queratina e sofrem ecdise (muda), exibindo pigmentação que serve de camuflagem ou exibição.
16) Compare a circulação e o sistema nervoso entre répteis e lissanfíbios.
A circulação dos répteis é semelhante a dos lissanfíbios pelo fato de ainda apresentar três cavidades (exceto nos crocodilianos). A circulação dos répteis é mais eficiente, pelo fato de o ventrículo apresentar o septo interventricular incompleto, tornando a mistura de sangue arterial e venoso apenas parcial; assim, o sangue que flui para os tecidos corporais é mais saturado em oxigênio que aquele recebido pelos tecidos dos lissanfíbios.
 Em relação ao sistema nervoso dos répteis, observamos maior desenvolvimento do encéfalo e do cerebelo, quando comparado ao dos lissanfíbios. 
17) Descreva o tipo de tegumento de cada tipo de réptil.
R: A pele de todos os répteis apresenta-se seca e com poucas glândulas superficiais. É composta por duas camadas principais, a epiderme e a derme, geralmente apresenta escamas dérmicas ou escudos córneos.
18) Cite pelo menos duas característicascoincidentes entre aves e répteis
R: Como os répteis, as aves possuem um só côndilo occipital e o coração dividido em quatro câmaras: duas aurículas e dois ventrículos.
19) Cite pelo menos 2 características diferentes entre aves e répteis
R: As aves são as únicas que apresentam penas, estruturas ectodérmicas que revestem seus corpos. As aves possuem ossos pneumáticos, os répteis não.
20) As aves apresentam uma série de adaptações anatômicas relacionadas a capacidade de voar. Cite pelo menos duas características adaptativas ao vôo presentes na anatomia externa, nos ossos e na anatomia interna (órgão e/ou sistemas), respectivamente.
R: Possuem o corpo mais afilado posteriormente, de aspecto fusiforme, o que facilita o vôo ao diminuir a resistência ao ar. 
Seus ossos são pneumáticos, ou seja, com ar nas cavidades internas, tornando-se mais leves para facilitar o vôo. 
Muitas vértebras estão fundidas entre si, também como adaptações para o vôo. 
A ausência de intestino grosso e da bexiga urinária é uma outra adaptação ao vôo, pois consiste na eliminação de um peso desnecessário, pois não há acúmulo de fezes nem de urina.
21) Explique como se origina uma pena.
As penas têm origem epidérmica. Primeiro, forma-se uma papila dermal revestida por epitélio epidermal. A medida que cresce a papila, forma-se, dos lados, uma depressão que vai se aprofundando e que se tornará no folículo da pena. Com o desenvolvimento, a camada de revestimento epidermal da pena, torna-se completamente cornificada e lisa. Dentro dela, outras camadas epidermais arranjam-se paralelamente em torno de um eixo também epidermal: originam, respectivamente, o vexilo e a ráquis. A saliência inicial da derme forma uma polpa central, que contém os canais sangüíneos e as ramificações nervosas. Depois de completamente formada a pena, a polpa dermal seca, passando a ser constituída unicamente de matéria morta.
22) Descreva a morfologia de uma pena.
Uma pena é composta por um eixo mediano e ramos laterais. O eixo mediano se divide em duas partes: a parte basal, que se chama cálamofica imersa na pele e o cálamo, que é oco e cilindróide e apresenta na sua base, um orifício chamado umbigo. A porção externa do eixo da pena chama-se ráquis. Vexilo é o conjunto de ramificações dispostas bilateralmente. Os ramos do vexilo colocam-se todos paralelamente, com firmeza, porque cada um apresenta ramos menores também bilaterais, as bárbulas, que se unem através de formações em pequenos ganchos, os hâmulos, que se prendem aos da barba vizinha ou paralela.
23) Explique como ocorre o processo da formação de um ovo.
Na época do cio, os testículos aumentam muito de tamanho, produzindo grande quantidade de espermatozóides. Dos espermatozóides saem dois canais deferentes, que desembocam na cloaca. Na fêmea, encontramos um só ovário, o do lado esquerdo, tendo o do lado direito completa atrofia. Os óvulos produzidos entram primeiramente em contato com o celoma, para depois serem recolhidos pelo funil do oviduto, que continua posteriormente até a cloaca. No seu trajeto, tem paredes especializadas com glândulas do albume e glândulas da casca. A fecundação do ovo, denominado vulgarmente de ovo galado, processa-se no início do oviduto, complementando-se em sua descida, com material albuminoso e casca de carbonato de cálcio.
24) Descreva o sistema respiratório de uma ave.
O ar penetra pelas narinas externas situadas na base superior do bico, sendo levado até a glote pelas fossas nasais, que ficam acima da boca. Na glote, em forma de fenda e sem válvula epiglote, inicia-se a laringe superior, sustentada por anéis cartilaginosos. A traquéia é também reforçada por anéis cartilaginosos. A traquéia, em seguida bifurca-se em um ramo esquerdo e outro direito, os brônquios, indo um para cada pulmão. Cada brônquio, por sua vez, ao penetrar nos pulmões, sofre ramificações que, à proporção que se aprofundam, diminuem de diâmetro: são os bronquíolos. Os bronquíolos chegam às partes mais internas dos pulmões, os alvéolos, extremamente finos e irrigados por capilares sanguíneos, permitindo a hematose osmótica. Os pulmões são formações saciformes piramidais, de cor rósea. Deles, partem sacos aéreos, situados entre as vísceras e no interior dos ossos longos, os quais reservam o ar utilizado durante o vôo. Auxiliam também na diminuição do peso específico e servem de amortecedores.
25) Cite pelo menos 3 características básicas que diferenciam os mamíferos das outras classes do filo Chordata.
R: A homotermia, ou seja, a temperatura constante do corpo; a pele revestida de pêlos; a presença de glândulas mamárias, com as quais alimenta seus filhotes; a presença de um músculo especial, o diafragma, que separa a cavidade do corpo em duas: a torácica, incluindo os pulmões e o coração, e a abdominal, contendo o trato digestivo e órgãos urogenitais.
26) Os dentes são elementos muito importantes no grupo dos mamíferos. Em relação a essas estruturas, responda: O que são animais difiodontes e tecodontes, respectivamente.
R: Tecodonte. ( quando todos os dentes estão em alvéolos próprios.
Difiodontes ( quando o animal têm duas dentições: uma de leite, no estado jovem, e outra definitiva, de adulto.
Isabel Titoneli – Pólo Itaperuna

Outros materiais