Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Curso: 
	Turno: 
	Data: 
	Disciplina: Ciências Morfofuncionais do Sistema Imune e Hematológico
	NOTA: 
	Professor(a): Adriana Alves
	Alunos (as):
1. Adriele dos Anjos
2. Camila Rodrigues
3. Isabela Lopes
4 Kamila Amorim 
5. Vitoria Fabiana
6. Erica Passos 
ATIVIDADE ANEMIAS:
QUESTÕES:
1) VFL, 6 meses, sexo feminino, natural e residente em Salvador-BA, chegou ao atendimento de emergência apresentando tosse, febre, hematomas pericapilar, aparência ictérica e consciente. Condição socioeconômico favorável, calendário vacinal atualizado e histórico familiar de traço falcêmico. Raio X apresentou pulmão com arquitetura normal e sem infiltração, hemograma demonstrou diminuição das hemácias viáveis, com saturação abaixa, mas discreta, determinada pelo oxímetro. Foi indicado no laudo a presença de anemia.
Com base no caso apresentado, responda:
a) Identifique a anemia.
R: Anemia Falciforme
b) Explique como ocorre a alteração apresentada nessa anemia.
R: Caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia
c) Justifique a presença dos hematomas e da icterícia.
R: A presença de hematomas e icterícia no paciente faz correlação com sintomas iniciais bem definidos da Anemia Falciforme em crianças menores de 2 anos. A icterícia acontece devido à destruição rápida das células vermelhas do sangue. Quando essas células são destruídas é produzido um pigmento chamado bilirrubina que, se o fígado não conseguir eliminar por completo, deposita-se na pele e na esclera (branco dos olhos), acontece o mesmo com a presença de hematomas. 
2) A eritropoetina (EPO) foi primeiramente isolada da urina de pacientes anêmicos que tinham altos níveis circulantes desse hormônio. Embora esses pacientes tenham altas concentrações de EPO, eles são incapazes de produzir quantidades adequadas de hemoglobina ou de eritrócitos. 
Apresente algumas possíveis razões para o fato da EPO dos pacientes serem incapazes de corrigir sua anemia.
 R: Alguns outros fatores essenciais para a síntese de eritrócitos, como ferro, ácido fólico e vitamina B12 devem estar faltando.
As opções de tratamento dos pacientes anêmicos com MM incluem transfusões de hemácias e EPO recombinante humana. Essa proteína é biologicamente equivalente à EPO endógena e sua administração promove aumento dos valores de hemoglobina por tempo mais prolongado sem os riscos das transfusões de sangue.
3) Paciente chegou em uma consulta queixando-se de cansaço e informou que observou indícios de sangue nas fezes. Após exames realizados foi diagnosticada com úlcera péptica e o exame de sangue apresentou hemoglobina e hemácias abaixo dos valores de referência.
Baseado na doença base, identifique o tipo de anemia apresentada pela paciente. Justifique sua resposta.
 R: Anemia por deficiência de ferro (ou ferropriva), ela é causada pela carência de ferro é uma das causas mais comum de anemia, e apresenta sintomas que incluem: a diminuição do nível de hemoglobina, língua inchadas ou dolorosas e ulceras nos contos da boca e vontade de comer substancia não alimentares como gelo ou terra.
FACULDADE UNIME SALVADOR

Mais conteúdos dessa disciplina