Buscar

Discursiva Projetos e Detalhes Construtivos de Alvenaria Estrutural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assim como no concreto armado, nas estruturas em alvenaria são utilizadas as barras de aço CA-50. Estas, tem por objetivo promover maior resistência quanto as tensões de tração e cisalhamento, e evitar o surgimento de fissuras na peça. Para o dimensionamento das peças em alvenaria parcialmente armada a NBR 15961-1 (ABNT, 2011) adota diversas considerações.
Descreva pelo menos 5 dessas considerações.
Como é descrito na NBR 15961-1 homologado pela ABNT em 2011, para o dimensionamento das peças em alvenaria parcialmente armada, sugere que as cinco consideraçóes a serem adotadas são :
I - Ações permanentes: O peso total de toda a estrutura que será sustentada ou erguida sobre a peça de alvenaria projetada em questão.
II - Ações excepcionais: Sugere que os arquitetos e construtores sobre a importância de prever ações imprevisíveis de carga sobre a estrutura, tais como incêndios e tremores a fim de que tais eventos não prejudiquem a estrutura. 
 
III - Ação do vento: Leva em consideração toda a pressão exercida pelos ventos que se chocam com as peças de alvenaria e da estrutura.
IV - Ações variáveis: O valor do peso máximo dever ser calculado através de uma média geral, levando em consideração todas as estruturas de suporte da construção, ou seja, possuem variações significativas da carga aplicada.
V - Cargas acidentais:Recomenda sobre as possíveis variações de pesos de acordo com a utilização da estrutura projetada como pontes ou prédios.

Outros materiais