Buscar

ARTIGO KATIA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO finalizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARTIGO CIENTÍFICO - PROF. MS. IVAN CAÇÃO 
 
NOME DO (A) ALUNA(A): Eliana Calatrava Zocca
RG: 23.501886-7____________________________________ 
PÓLO/CIDADE: SOROCABA 
CURSO: Alfabetização e letramento
 
TÍTULO: Alfabetização e letramento na idade certa
AUTOR E LIVRO UTILIZADO: Soares, Magda. Alfabetização e letramento. Editora Contexto.
RESUMO A alfabetização e letramento são dois processos distintos que estão diretamente ligados ao desenvolvimento e aprendizagem do aluno, por tanto, para que a aprendizagem aconteça de maneira efetiva é preciso que o aluno desenvolva as habilidades de ambas as disciplinas, contudo, o professor dispõe de diversos métodos e ferramentas que auxiliem durante esse processo. É necessário, no entanto que o professor avalie tais ferramentas e leve em consideração o tempo de cada aluno, para atingir os objetivos de aprendizagem esperados, já que todos aprendem, porém cada um o faz dentro de seu próprio tempo.
Palavras Chave: Alfabetização e letramento. Professor. Aluno.
INTRODUÇÃO: A alfabetização e o letramento, são processos diferentes, que devem estar vinculados durante o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Na alfabetização, o aluno aprenderá um sistema linguístico, bem como a forma de utilizá-lo para se comunicar, aprendendo a codificar e decodificar a língua através da leitura e escrita. Já o letramento é responsável por proporcionar o uso social da língua, dessa forma, o indivíduo letrado é capaz não apenas de escrever pequenos textos, mas também de interpretar notícias, criar discursos e expressar-se através das palavras.
Como Magda Soares deixa claro em seu livro, a diferença entre a alfabetização e o letramento está no domínio da leitura e escrita. Dessa forma, a escola enquanto mediadora de conhecimentos, deve proporcionar meios para o desenvolvimento do aluno nos mais diversos contextos, evitando que saiam da escola com analfabetismo funcional, ou seja, lendo palavras, mas não interpretando-as.
Para tanto é preciso que os professores estejam em constante busca por conhecimento e novas propostas que estimulem a criatividade e vontade de aprender. Existem muitos meios de engajar os alunos de maneira divertida e lúdica, seja por meio de métodos de ensino, jogos e brincadeiras. A partir disso, o presente trabalho trás concepções que podem auxiliar as práticas educativas, trazendo benefícios tanto aos professores quanto aos alunos.
DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS: O analfabetismo funcional é um problema que prejudica milhares de crianças, em fase escolar, o que reflete em sua vida adulta, trazendo prejuízos futuros, já que provavelmente terá dificuldades que vão desde conseguir um emprego, compreender um manual de instruções, até com relação as questões mais simples do dia a dia, como seguir uma receita, por exemplo. 
A fim de sanar esses e outros problemas ligados ao desenvolvimento do aluno na escola, professores buscam constantemente aperfeiçoamento e informações que facilitem seu trabalho e melhorem o desempenho de seus alunos em sala de aula. 
Independente da cultura, o termo criança sempre vem acompanhada do brincar, por isso é muito importante que a escola possibilite ao aluno momentos divertidos e lúdicos. De acordo com isso, os jogos são uma boa proposta para auxiliar tanto aluno como professor no processo de alfabetização e letramento, já que com eles, a criança aprende brincando, de forma simples e natural, enquanto que o professor, poderá fazer intervenções pontuais e assim, a criança vai aprender sem nem ao menos se dar conta disso.
No entanto, é preciso levar em consideração que cada criança aprende em seu próprio tempo, por isso, mesmo utilizando métodos que facilitem o processo, é necessário respeitar as particularidades de cada um. Existem métodos e formas diferentes de alfabetizar e letrar uma criança, cabe ao professor analisar quais as mais adequadas e se for o caso, repensar e mudar, a fim de oportunizar a aprendizagem da maneira mais simples e prática possível ao aluno.
CONCLUSÃO: O presente trabalho abordou o tema da alfabetização e letramento, evidenciando as diferenças entre um e outro. Apesar das diferenças, são processos que devem estar em constante sintonia, já que para o pleno desenvolvimento do aluno, ele deve desenvolver as habilidades de ambas as disciplinas. Existem diversos métodos e ferramentas que auxiliam o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, contanto, cabe ao professor fazer uso e caso julgue necessário reveja esses métodos, levando sempre em consideração a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Dentre as diversas ferramentas facilitadoras está o uso de jogos durante esse processo, trazendo diversão e ludicidade para as aulas.
 
DATA: _21/04/2.020___________ 
ASSINATURA DO(A) ALUNO (A):____________________________________

Continue navegando