Buscar

Divisão Celular e Cromossomos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a estrutura responsável pela correta distribuição dos cromossomos durante a divisão celular? Como ela é organizada?
O centrossomo forma a estrutura responsável pela distribuição correta dos cromossomos durante a divisão celular. Essa estrutura consiste de um material amorfo que envolve cada par de centríolos. A partir deles um conjunto de fi bras protéicas (microtúbulos) se projeta em direção aos pólos opostos da célula, formando o fuso mitótico. O centrossomo tem uma função fundamental na orientação da polimerização desses microtúbulos durante a formação do fuso: os microtúbulos do fuso se ligam aos centrômenos dos cromossomos duplicados, garantindo a distribuição correta das cromátides nas células-fi lhas. Antes do início da divisão celular, os centríolos e os outros componentes dos centrossomos são duplicados, porém permanecem unidos como um único complexo no mesmo lado do núcleo. Ao início da mitose, este complexo se divide em dois, e cada par de centríolos se transforma num único centro organizador de microtúbulos.
O núcleo interfásico está em repouso, como acreditavam os antigos citologistas? Relacione cada etapa da intérfase (G1, S e G2) aos eventos que ocorrem no núcleo celular.
Antigos cientistas não conheciam a importância da intérfase para a ocorrência da divisão celular. Flemming já tinha observado que, quando os cromossomos aparecem pela primeira vez no início da prófase, eles já estão com duas cromátides; assim, em algum momento entre seu desaparecimento na telófase e seu reaparecimento na prófase, cada cromossomo deve ter se duplicado. Hoje, se sabe que a duplicação dos cromossomos ocorre durante a intérfase. Mas naquela época, essa associação não era feita. Com isso, os cientistas chamavam o núcleo interfásico de núcleo em repouso, porque só era possível observar o movimento dos cromossomos nas etapas da divisão celular
Por que a mitose não pode ser o único mecanismo de divisão celular?
Se os gametas fossem produzidos por mitose, seria de se esperar que cada nova geração apresentasse o dobro de cromossomos devido à junção dos dois gametas no ato da fecundação; uma vez que a mitose produz células-filhas com o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Deste modo, é imprescindível que exista um mecanismo capaz de manter o número de cromossomos das espécies a cada geração.
Por que a prófase I da meiose é considerada um estágio altamente complexo? Como os eventos que ocorrem nesses estágio podem influenciar a transmissão dos caracteres hereditários?
Nesse primeiro estágio da meiose acontece o emparelhamento dos cromossomos homólogos que possibilita a troca de material genético entre eles, chamada permutação. Essa etapa necessita de vários eventos importantes para haver maior precisão no emparelhamento dos cromossomos homólogos, possibilitando a permutação genética. Essa troca de material genético é importante, pois aumentará a variabilidade genética da prole em relação aos seus genitores. Um erro nessa etapa pode impedir que a permutação aconteça
Considerando uma célula humana, com 46 cromossomos, determine, justificando suas respostas, o número de cromátides presentes (em cada célula) durante as seguintes etapas da divisão meiótica: Prófase I; Prófase II; Telófase I e Telófase II.
a) Prófase I 92 cromátides, pois todos os cromossomos estão duplicados nesta etapa. 
b) Prófase II 46 cromátides, uma vez que o número de cromossomos foi reduzido à metade no final da 1ª divisão meiótica, embora ainda se encontrem duplicados. 
c) Telófase I 46 cromátides, pelo mesmo motivo do item b. 
 d) Telófase II 23 cromátides, pois ocorrem a 2ª divisão meiótica na qual as cromátides–irmãs dos cromossomos duplicados se separam, formando células haplóide

Outros materiais