Buscar

ED 6 - FISIOLOGIA - Urinário e formação da urina

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 6 – Sistema Renal urinário e a formação da urina - Fisiologia
 1 - Os rins executam um importante papel no sistema urinário. Descreva detalhadamente todas as funções dos rins.
Regulação dos níveis iônicos no sangue: os rins ajudam a regular os níveis sanguíneos de vários íons,
Principalmente os íons de sódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato.
Regulação do volume e da pressão sanguíneos: os rins ajustam o volume sanguíneo no corpo, restituindo a água ao sangue ou eliminando-a na urina. Esses órgãos ajudam a regular a pressão sanguínea, secretando a enzima renina, que ativa a via renina-angiotensina-aldosterona adaptando o fluxo sanguíneo para dentro e para fora dos rins e ajustando o volume sanguíneo.
Regulação do pH sanguíneo: os rins regulam a concentração de íons H+ no sangue, excretando uma quantidade variável dos mesmos na urina. Também conservam no sangue os íons bicarbonato (HCO³), um importante tampão de H+. Ambas as atividades ajudam a regular o pH sanguíneo.
Produção de hormônios: os rins produzem dois hormônios: o Calcitrol, a forma ativa da vitamina C, que ajuda a regular a homeostase do cálcio e a eritropoetina que estimula a produção de glóbulos vermelhos.
Excreção de resíduos: formando a urina, os rins ajudam a excretar os resíduos – substâncias que não têm função útil ao corpo. Alguns deles resultam das reações metabólicas do corpo. Essas incluem: ureia e a amônia (degradação de aminoácidos); bilirrubina (degradação de hemoglobina); creatinina (degradação do fosfato das fibras musculares); ácido úrico (degradação de ácidos nucleicos); drogas e toxinas ambientais.
2 - Qual a quantidade aproximada de sangue que passa pelos rins diariamente?
Cerca de 180 litros de filtrado glomerular são formados a cada dia
3 - Deste volume, quanto será excretado sob a forma de urina?
Menos de 1% dessa quantidade, é eliminado como urina (1,5 a 2,0 litros por dia).
4 - Quais os processos que envolvem a filtração glomerular?
Ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais. Aproximadamente 1,6 mil litros de sangue são filtrados diariamente, formando 180 litros de filtrado. Desses 180 litros, são formados apenas dois litros de urina por dia, o que demonstra uma grande reabsorção.
O sangue chega pela arteríola aferente na capsula de Bowman onde está alojado os glomérulos que separaram o que deve passar e o que deve voltar, as moléculas pequenas passam para o tubo contorcido para a reabsorção.
5 - Aborde as funções executadas pelas estruturas anatômicas apontadas no néfron abaixo que contribuem para a formação da urina.
Filtração - Arteríola aferente e arteríola eferente, Glomérulo e Capsula de Bowman 
Reabsorção - Tubo contorcido proximal, Alça de Henle, Tubo contorcido distal
Eliminação - Ducto coletor
6 - O volume de urina excretado contém a maior parte dos produtos finais do metabolismo produzidos pelo organismo. Cite-os.
Ureia; Ácido úrico; Creatinina; Fosfatos e sulfatos; Excesso de ácidos.
7 - Quais os hormônios envolvidos com o funcionamento renal?
Angiotensina (vasoconstritor). Aldosterona (suprarrenal – aumenta absorção do sódio e queda do potássio). ADH (hormônio anti-diurético-neurohipófise que aumenta a reabsorção de água)
8 - Detalhe o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Quando ocorre a queda da PA, a RENINA (enzima) produzida pelo rim atua ativando no fígado e convertendo o angiotensinogênio em ANGIOTENSINA I que no pulmão sofre a ação da ECA (enzima conversora de angiotensina) e se transforma na ANGIOTENSINA II que causa constrição da arteríola aferente provocando o aumento da aldosterona com consequente aumento da retenção de Na+ e queda do K+. Em seguida o ADH age no túbulo distal retendo água.
9 - Qual é o papel da bexiga? Como a eliminação da urina acontece?
Acumular e eliminar a urina produzida nos rins. Sua eliminação ocorre quando as fibras motoras do SNS recebem a ordem para relaxar os esfíncteres, o musculo da bexiga se contraído empurra a urina para a uretra, o esfíncter interno e externo relaxo, se abrem e assim sai a urina, esse processo recebe o nome de micção

Mais conteúdos dessa disciplina