Buscar

atividade-01-sociologia


Prévia do material em texto

Atividade 1
Desigualdade Social 
Sociologia
Resumo:
A desigualdade social pode ser entendida de várias maneiras como poder aquisitiva, escolaridade, racial etc. Karl Marx entende que só existe duas classes sociais que são os Proletariados (os trabalhadores, a mão de obra) e os Capitalistas (Burguesia), Os proletariados buscam viver com volta de seu trabalho para terem algo conquistar algo ou alguma coisa na vida sempre envolta do trabalho, mas já os capitalistas buscam sempre lucrarem mais ( a burguesia que já vem de industrias, fabricas e manufaturas obviamente tem pensamento distinto sobre os proletariados) e na visão de Marx acredita que a desigualdade social é causadas pela divisão de classes que aquele que tem os meios de produção (Burguesia) e aqueles que tem apenas sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência.
Já Weber acredita que existem outros fatores sociais que ajudam no desenvolvimento da desigualdade social, Weber que a desigualdade social não era totalmente ligada com a condição material de cada sujeito pois uma interação social pode ocasionar trocas de ideias e visões totalmente distintas e status sociais que é defino entre grupos como conhecimento estudo (Em comparação com o ensino feito).
Síntese:
	Como nos foi apresentado no texto a explicação de desigualdade social levara diferentes explicações e interpretações. Como a diferença de pensamentos de Marx e Weber, Marx acreditava que uma classe (burguesia) que controla os meios de produção “controla “a classe trabalhadora (proletariado). Weber acredita que a sociedade é dividas com bases no nosso meio social como: trabalho, ganho financeiro, estudo e etc, com essa divisão temos uma desigualdade.
Relacionamento:
	As teorias de Marx são ligados a luta de classes, a luta de classes é um conceito que expressa conflitos entre diferentes classes essas lutas acontecem na economia, no campo político e ideológico.
	Já no pensamento de Weber estratificação social é um conceito que é usado para classificar e dividir grupos a partir das condições socioeconômicas essa ideia de colocar a sociedade em hierarquias é um grande exemplo de desigualdade social.

Mais conteúdos dessa disciplina