Buscar

Cópia de Documento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Leia o texto abaixo.
 Todo mundo sabe que os bebês possuem essa capacidade. Depois de alguns meses na barriga da mãe, eles são empurrados para uma realidade completamente diferente. Mas depois, quando crescem, parece que essa capacidade vai desaparecendo. Como se explica isso?" (GAARDNER, J. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 27).
Gaardner trata da "única coisa de que precisamos para nos tornar bons filósofos", ou seja, a capacidade humana de.
R- espantar-se com o mundo.
Eles se espantam coma realidade do mundo, pois é totalmente diferente do que estavam acostumados.
2- Analise as afirmativas abaixo.
 R- III A Filosofia não possui apenas um único e exclusivo objeto de estudo.
 
A filosofia não possui apenas um único objetivo, ela serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia. 
3- Leia com atenção o texto abaixo:
 “Foi, com efeito, pelo espanto que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, sendo primeiramente abalados pelas dificuldades mais óbvias, e progredindo em seguida pouco a pouco até resolverem problemas maiores: por exemplo, as mudanças da Lua, as do Sol e dos astros e a gênese do Universo. Ora, perceber uma dificuldade e espantar-se é reconhecer a própria ignorância; por isso também quem ama os mitos é, de certa maneira, filósofo, porque o mito resulta do maravilhoso”. (ARISTÓTELES, Metafísica. Livro 1)
 Analise quais proposições estão em conformidade com o texto:
R- Apenas III e IV
Quando um indivíduo se espanta com algo que não sabe, ele se reconhece ignorante.
4- Leia a citação abaixo:
“Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se diferenciar dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, passo este que é condicionado por sua organização corporal. Produzindo seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente, sua própria vida material”. (1987).
R- Marx e Engels
Esses pensadores foram responsáveis por fundamentar a econômica e sociologicamente as ideias socialistas. 
5- Para distinguir a atividade humana da ação animal usamos a palavra práxis, que designa.
R- a união interdependente e recíproca entre teoria e prática.
Revolucionára a coincidência da transformação das circunstâncias com atividades humanas.
6- É uma “representação ilusória da realidade porque o conjunto de idéias e normas de conduta veiculado leva os indivíduos a pensarem, sentirem e agirem de acordo com os interesses da classe que detém o poder” (ARANHA, 2006).Trata-se da(o):
R- ideologia
A ideologia que expressa os interesses revolucionários da classe dominada (ideologia proletária ou socialista).
7- Sobre o conceito de cidadania, analise as afirmativas abaixo.
R- Ser um cidadão ativo implica ser capaz de exercer seus direitos e cumprir com seus deveres.
Cidadania e a prática dos direitos e deveres de um indivíduo.
8- Ao longo da história humana foram adotados diferentes princípios para a legitimação do poder. Um desses princípios defende que apenas os melhores devem governar, e, dependendo do contexto histórico, eles podem ser os mais ricos, os grandes proprietários, os mais fortes etc. Essa forma de governo denomina-se
 R- teocracia
9- São características dos regimes totalitários
R- I, II e IV
Os regimes totalitários tem ausência de democracia, culto de personalidade generalizado, controlo absoluto da economia.
10- ENEM 2012) É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder. MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado). 
 A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito:
R- Ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
11- Certo tipo de violência existe quando, mesmo sem recorrer à força física, pode-se manipular as pessoas para que adotem os comportamentos desejados, por meio da imposição de valores e da exigência da aceitação cega e irrefletida. Trata-se da violência.
 R- simbólica
É um conceito social, o qual aborda uma forma de violência exercida pelo corpo sem coação física, causando danos morais o de afeta o psicólogo da pessoa.
12- Leia a proposição abaixo.
Segundo Aranha e Martins (2005), certo tipo de violência “(...) ocorre toda vez que deixamos de agir para evitar sofrimentos ou salvar vidas. Por exemplo, se o motorista que provoca um acidente de trânsito alega não ter causado danos voluntariamente, mesmo assim convém saber se não houve descuido ou imprudência da parte dele”. Trata-se da violência.
R- Passiva.
Por se tratar de um acidente se torna passiva, pois é algo que aconteceu com o motorista, pois afeita o psicológico da pessoa que se envolveu no acidente.
13- Suponha que uma criança em idade escolar passe o dia na rua vendendo doces no semáforo e retorne para a sua precária moradia, que não possui saneamento básico, apenas ao anoitecer. Esta é uma situação de violência.
R- estrutural 
Esse tipo de violência e causada pela sua própria estrutura social. 
14- Certa tendência pedagógica “(...) é crítica em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes” (LUCKESI, 1994). Essa tendência, para a qual a educação está condenada a reproduzir a sociedade, é chamada de.
R- reprodutora
A educação se caracteriza como reprodutora, se utilizando como adaptação do aluno, sem envolver o contexto social.
15- Essa tendência pedagógica “[...] concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. [...] A educação tem por significado e finalidade a adaptação do indivíduo à sociedade. Deve ‘reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social’.” (LUCKESI, 1994)
A tendência descrita acima é a.
R- redentora
Concebe a educação para manter a organização social e se for necessário o resgata.
16- Certa teoria concebe que a educação está condicionada pela estrutura social e reproduz a marginalidade social, uma vez que reproduz a marginalidade cultural. Todavia, concebe também a possibilidade de a educação atuar no sentido contrário ao desse condicionamento, fazendo-se consciente dos mecanismos sociais e das influências que recebe do sistema no qual está inserida e lutando para alterá-los. Ou seja, a escola que tome por base um projeto social pode atuar no sentido de promover a conservação da sociedade ou a sua transformação.
 A tendência descrita acima é a.
 
 R- transformadora
Traz uma concepção de educação totalmente diferente da tendência pedagógica, o ser humano passa a ser visto como genérico.
17- Para uma tendência pedagógica o conhecimento é concebido como uma construção continua, realizada na interação entre sujeito e objeto. Tanto a bagagem hereditária quanto o meio social são importantes para o processo de aquisição de conhecimento, mas nenhum desses fatores pode ser independente do outro. Desde que nasce, na sua relação com o meio a criança construirá conhecimento por meio de um processo que altera mobilidade e estabilidade, avançando sempre rumo a novos equilíbrios, mais consistentes do que os anteriores. O texto refere-se à Pedagogia.
R- relacional
Esse pedagogia deve ser adotado como ponto de partida, as considerações dos fatores reais que condicionam as desigualdade do desenvolvimento escolar.
18- Segundo Becker (2001), o professor adepto de certa concepção pedagógica “Não acredita na tese de que a mente do aluno é tabula rasa, isto é, que oaluno, frente a um conhecimento novo, seja totalmente ignorante e tenha de aprender tudo da estaca zero, não importando o estágio do desenvolvimento em que se encontre. Ele acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para continuar a construir e que alguma porta se abrirá para o novo conhecimento – é só questão de descobri-la; ele descobre isso por construção”.
O texto refere-se à Pedagogia
R- relacional.
 É um modelo em que o professor acredita que seus alunos aprendera apartir da construção de seus conhecimentos, podendo ser por ações ou pensamentos.
19- Considere a seguinte afirmação:
 “O conhecimento não pode ser transmitido. É o aluno que aprende sozinho”.
Qual é o pressuposto epistemológico dessa afirmação?
R- o Apriorismo/Inatismo
Acredita que o conhecimento do indivíduo seja uma característica inata, ou seja que nasce com ele. O desenvolvimento acontece com aprendizado e experiência individuais.
20- O filósofo John Locke afirmou que a alma é uma tábula rasa (uma tábua onde não há inscrições), ou como uma cera em que não há qualquer impressão. Firmou que o conhecimento só começa após a experiência sensível.
 Podemos inferir que o texto acima defende a corrente. 
R- empirista
O filósofo afirma que os conhecimentos na sociedade vem apenas de experiências.!

Continue navegando

Outros materiais