Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS33

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST0399_EX_A4_201603251847_V1 
	21/04/2020
	Aluno(a): MARIA JOSE LIMA DA SILVA
	2020.1 EAD
	Disciplina: GST0399 - ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 
	201603251847
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Planejar consiste em tomar os seguintes tipos de decisões:
		
	 
	Definir a missão, valores e as estratégias.
	 
	Definir o objetivo (ou objetivos); definir um ou mais cursos de ação e definir meios de execução.
	
	Definir o objetivo (ou objetivos), definir a missão e os valores da empresa.
	
	Definir a estratégia, a tática e as operações da empresa.
	
	Definir o objetivo, diretrizes e a estrutura organizacional.
	Respondido em 21/04/2020 17:36:57
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No planejamento estratégico, a razão de ser da organização, a natureza dos negócios e os tipos de atividades em que a empresa deve concentrar seus esforços são algumas das questões a serem interpretadas e analisadas pelo administrador na definição da
		
	
	meta.
	 
	política.
	
	estratégia.
	
	orçamentação.
	 
	missão.
	Respondido em 21/04/2020 17:37:02
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando pensamos nos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização, estamos pensando em:
		
	 
	Direção
	
	Políticas e princípios
	 
	Estratégia 
	
	Visão
	
	Planejamento
	Respondido em 21/04/2020 17:37:07
	
Explicação:
A estratégia refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao Planejamento Estratégico, assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	 
	Planejamento Estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.
	
	O Planejamento Estratégico busca basicamente um método para sistematizar o processo de decisões e projetar ações para enfrentar situações futuras.
	
	Planeamento Estratégico é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para definir o estabelecimento de metas e o empreendimento de ações.
	 
	O Planejamento Estratégico é um processo que cessa ao ser determinada a missão e objetivos de uma empresa, pois a missão é o coração da empresa.
	
	O Planejamento Estratégico é o processo de definir a estratégia da empresa, incluindo sua implementação, acompanhamento e reinício do ciclo.
	Respondido em 21/04/2020 17:37:12
	
Explicação:
O Planejamento estratégico é um processo CONTÍNUO de determinação da missão e objetivos da empresa no contexto de seu ambiente externo e de seus pontos fortes e fracos internos, formulação das estratégias apropriadas, implementação dessas estratégias e execução do controle para assegurar que as estratégias organizacionais sejam bem-sucedidas quanto ao alcance dos objetivos.
Sendo assim, como o enunciado pede que seja identificada a opção INCORRETA, a alternativa a ser assinalada é: O Planejamento estratégico é um processo que cessa ao ser determinada a missão e objetivos de uma empresa, pois a missão é o coração da empresa. ¿ Uma vez que é um processo CÍCLICO e não se esgota na definição da missão e objetivos da empresa.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estudamos sobre a existência de uma etapa do Plano de Negócios que entra em ação a partir da análise conjunta de diversas informações, obtidas sobre o mercado, os serviços e os produtos oferecidos, as necessidades e as preferências dos clientes, sendo necessário identificar e avaliar as oportunidades e ameaças do ambiente, e em seguida, estudar os pontos fortes e fracos da empresa. Após analisar o trecho apresentado, podemos inferir que após trabalhado todos estes elementos, inicia-se a etapa de:
		
	 
	Planejamento financeiro.
	 
	Estratégia do Negócio.
	
	Análise de Mercado.
	
	Resumo da empresa.
	
	Organização e gerência de pessoal.
	Respondido em 21/04/2020 17:37:18
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando pensamos oo que a empresa oferece em troca do dinheiro dos consumidores, estamos pensando em:
		
	 
	Estratégia
	 
	Negócio
	
	Planejamento
	
	Direção
	
	Visão
	Respondido em 21/04/2020 17:37:23
	
Explicação:
Negócio: É o que sua empresa oferece em troca do dinheiro dos consumidores. 
Compreende os produtos e serviços que a empresa oferece aos mercados e consumidores, sendo também conhecido como escopo.
Exemplo: Editoras afirmam estar no negócio da informação e educação.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, função integrante do processo administrativo das empresas. I - O planejamento é um processo permanente, continuamente realizado nas organizações, não se limitando a um único plano de ação. II - O planejamento é voltado para o futuro, pois é uma relação entre o que deve ser feito e o tempo disponível para sua consecução, sendo o presente irrelevante nesse contexto. III - O planejamento é uma técnica que visa à alocação de recursos humanos e não humanos da organização, de modo a atingir a eficácia. IV- O planejamento é uma função administrativa que independe das demais funções para o seu pleno funcionamento. V- O planejamento é uma técnica capaz de inibir as mudanças e inovações impostas pelo ambiente, cuja função é minimizar as inovações e a necessidade de maiores adaptações da organização ao seu ambiente. Estão certas as seguintes afirmativas:
		
	 
	Somente III e V.
	 
	Somente I e III.
	
	Somente IV e V.
	
	Somente I e II.
	
	Somente II e IV.
	Respondido em 21/04/2020 17:37:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No que se refere aos pequenos negócios, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as assertivas a seguir:
( ) O artesão é uma pessoa que realiza trabalho manual sem o auxílio de terceiros, cujo produto é vendido diretamente ao consumidor ou por intermédio de uma associação ou cooperativa.
( ) O microempreendedor individual (MEI) é um pessoa que tira o seu sustento de uma pequena empresa própria.
( ) Pelo Estatuto da ME e EPP, uma empresa de pequeno porte pode ter faturamento bruto anual de até R$ 3.600.000,00.
( ) Como um dos principais fatores que afetam os resultados da empresa destaca-se a taxa de desemprego. Quanto menor o nível de desemprego maior é o crescimento econômico.
		
	 
	V, F, V, V
	 
	V, F, V, F
	
	F, V, F, V
	
	F, F, V, V
	
	V, V, V, V
	Respondido em 21/04/2020 17:37:34
	
Explicação:
A afirmativa II é falsa porque a questão considera que o MEI não é uma pequena empresa, mas uma micro-empresa. Além disso, há diferentes definições para o que é uma empresa, sendo na maioria das vezes considerada como uma sociedade ou grupo de pessoas atuando para um determinado fim produtivo. O MEI não é uma sociedade, mas uma pessoa desempenhando atividade profissional regulamentada, contando no máximo com um funcionário.

Continue navegando