Buscar

AVALIAÇÃO FINAL CULTURA POPULAR BRASILEIRA RESPOSTA ESPERADA

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marília Natalie Andrade de Oliveira Mendes (1438939)
	
	Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637951) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18332765
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os conceitos de assimilação e aculturação marcaram alguns dos principais estudos sobre a imigração no Brasil, realizados no âmbito das ciências sociais até o início da década de 1970. Os pesquisadores estavam interessados nas mudanças socioculturais e comportamentais envolvidas na inserção dos imigrantes na sociedade brasileira. No entanto, as análises realizadas apresentaram evidências da pluralidade cultural e da formação de novas identidades fundadas na diferença cultural, assuntos de pouco interesse quando o foco é o processo de absorção ou integração dos imigrantes na sociedade nacional. Por outro lado, as teorias mais recentes sobre processos migratórios deram maior atenção às questões econômicas e políticas envolvendo a migração em larga escala, em consonância com a globalização. O Brasil sofreu influências do processo de imigração, pessoas vindas de outros países, e com a migração, pessoas que se deslocam dentro do próprio país para diversas regiões. Disserte sobre os benefícios para o Brasil trazidos pelo processo de imigração a partir do século XIX.
FONTE: EYFERTH, Giralda. A dimensão cultural da imigração. Rev. bras. Ci. Soc.,  São Paulo ,  v. 26, n. 77, p. 47-62,  Out.  2011.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092011000300007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 1 mar. 2017.
	Resposta Esperada:
*Os europeus se fixaram principalmente em São Paulo e no sul do país, onde renovaram a vida local e promoveram o primeiro movimento de industrialização do país. No sul do Brasil, as pequenas propriedades familiares garantiram a ocupação efetiva do território. *Os imigrantes desenvolveram também a agricultura (milho, feijão, batata etc.) e a *pecuária (suínos, bovinos etc.), além de *pequenas fábricas artesanais (queijos, salame, vinho, cestos etc.); tornando-se praticamente autossuficientes. 
*Com a imigração, houve a construção de casas, escolas, templos e cemitérios. *Os alemães protestantes, que não podiam enterrar seus mortos junto aos católicos brasileiros, fundaram igrejas e cemitérios protestantes. *Os japoneses, atualmente, são responsáveis pela maior parte da produção de legumes e verduras do estado de São Paulo.
*A bagagem cultural que trouxeram aos poucos se tornaram parte da paisagem brasileira. Já integrados, sua presença se fez sentir nas artes, na arquitetura, na culinária e no modo de vida. Concretizaram seus sonhos e mudaram a cara do Brasil.
	2.
	A superstição é um elemento muito comum na cultura popular brasileira. É passada geralmente de geração a geração, como é comum aos saberes da cultura popular brasileira e pode ser encontrada em todo o território nacional. Explique o que é uma superstição e dê um exemplo.
	Resposta Esperada:
Superstição é uma crença ou sentimento despertado a partir do medo de algum acontecimento desagradável. Pode estar ligada à crença em alguma força sobrenatural e não possuir qualquer fundamento científico. Exemplo: a pessoa que quebrar um espelho terá sete anos de azar.
Parte inferior do formulário

Continue navegando