Buscar

QUESTÕES FARMACOLOGIA APLICADA À SAÚDE AV AVS AV1 AV2 AV3 AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA APLICADA À SAÚDE
1) Durante a anamnese de um paciente você observa que este apresenta níveis plasmáticos de albumina menores que os valores de referência. Diante desta informação assinale o processo farmacocinético que poderá ser afetado:
R: Distribuição;
2) Apesar dos relatos de uso de fármacos há milhares de anos, apenas algumas centenas deles alcançaram desenvolvimento no processo farmacológico. Sendo que várias áreas da ciência estão envolvidas na descoberta de novas drogas mais adaptáveis aos alvos farmacológicos e que apresentem menos efeitos adversos. Dentre as terapias farmacológicas, pode-se citar a Alopatia, sendo entendida por:
R: Medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação contrária aos sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los.
3) AS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO SÃO IMPORTANTES PARA A MAIORIA DOS FÁRMACOS, POIS IRÃO DEFINIR COMO ESSE FÁRMACOS SERÁ ABSORVIDO DO SEU LOCAL DE ADMINISTRAÇÃO ATÉ O PLASMA SANGUÍNEO. ALÉM DISSO, DETERMINA SE O FÁRMACO SERÁ METABOLIZADO PELO FÍGADO ANTES OU DEPOIS DE CHEGAR AO SEU LOCAL DE AÇÃO. QUANDO O FÁRMACO SOFRE METABOLISMO ANTES DE CHEGAR AO PLASMA OU CIRCULAÇÃO É DENOMINADO:
R: METABOLISMO DE PRIMEIRA PASSAGEM.
4) O medicamento quando é lançado no mercado ele ainda se encontra em fase de pesquisa, pois quando aumenta a amostra é possível identificar a presença dos eventos adversos mais facilmente. Qual das etapas da pesquisa clínica no desenvolvimento dos medicamentos está corretamente associada a sua descrição?
R: Fase III- Segurança e eficácia, solicitação ANVISA
5) A farmacocinética estuda como os medicamentos entram no corpo, atingem seus locais de ação, são metabolizados e excretados, e o seu conhecimento é de fundamental importância na prática do cuidado em saúde. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Algumas membranas do corpo funcionam como barreiras à passagem dos medicamentos.
II. A distribuição de um medicamento pelo organismo é afetada pelo seu grau de ligação com as proteínas séricas.
III. A biotransformação dos fármacos acontece sob a influência de enzimas.
IV. Nas etapas de metabolismo e excreção, o fígado participa apenas da primeira.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
R: I, II, III e IV.
6) Nome de medicamento antimuscarinico utilizado no tratamento da asma
R: ipratropio
7) Analise as afirmativas abaixo:
I- É o estudo dos eventos que ocorrem com determinado fármaco após sua administração até o momento em que há a excreção do mesmo.
II- Vertente da farmacologia controla os medicamentos quanto a reações adversas, prazo de validade, composição, entre outros aspectos.
III- Área da ciência que estuda substâncias de origem vegetal, mineral e animal para possíveis aplicações farmacológicas.
As afirmações supracitadas referem-se, respectivamente aos conceitos de:
R: Farmacocinética; farmacovigilância; farmacognosia
8) A distribuição de fármacos é o processo através do qual o fármaco deixa de uma forma reversível a corrente sanguínea e entra no fluído extracelular e/ou nas células dos tecidos. A passagem de um fármaco para o interstício depende de vários fatores como, por exemplo, o fluxo sanguíneo e a permeabilidade dos capilares. Além desses, outro fator tem importância significativa no processo de distribuição. Identifique dentre as alternativas abaixo qual é esse fator.
R: Ligação às proteínas plasmáticas
9) A Farmacologia é a ciência que estuda as alterações fisiológicas promovidas pelo uso de substâncias químicas e a interação destas substâncias com os sistemas biológicos. Dentre as áreas estudadas pela farmacologia qual visa estudar o mecanismo de ação das drogas, seus receptores farmacológicos e seus efeitos desejáveis e indesejáveis?
R: farmacodinâmica
10) "A fração do fármaco administrado que alcança a circulação sistêmica na forma química inalterada", esta definição está relacionada:
R: Biodisponibilidade
11) A dexametasona é um medicamento pertencente à classe dos corticosteróides de variados usos terapêuticos. Os efeitos comuns à dexametasona estão expressos na alternativa:
R: Anti-inflamatório, imunossupressor, osteosporose, corcova de búfalo
12) Os anti-histamínicos de primeira geração apresentam uma grande tendência em causar sedação, devido aos seus efeitos sobre o sistema nervoso central, de modo que devem ser utilizados com cautela em pacientes que operam máquinas pesadas ou trabalham como motoristas. Assim, assinale a alternativa que apresenta uma droga anti-histamínica de segunda geração que pode ser utilizada com maior segurança por esses pacientes.
R: loratadina.
13) Sistema responsável pelo controle das funções viscerais como pressão arterial, motilidade do trato gastrointestinal, vesical e sudorese. Este sistema é regulado por centros medulares, pelos núcleos do tronco encefálico como também pelo hipotálamo. O sistema nervoso autônomo é dividido em: Simpático, Parassimpático e Entérico. Sabe-se que o sistema nervoso autônomo pode ser estimulado de diversas formas, uma delas é através do uso de drogas, seja para efeitos terapêuticos ou não. Assim, um medicamento empregado para estimular a liberação do neurotransmissor noradrenalina, é capaz de ativar o funcionamento do sistema nervoso simpático, o qual poderá promover quais dos sintomas relacionados abaixo?
R: Diminuição da motilidade intestinal, broncodilatação, aumento da frequência cardíaca, midríase
14) Dentre os muitos tipos de receptores adrenérgicos encontrados em todo o organismo, qual teria maior probabilidade de causar a estimulação cardíaca observada após uma injeção endovenosa de epinefrina?
R: Receptores beta1 - adrenérgicos
15) Os testes de bioequivalência são necessários para:
R: garantir que os medicamentos genéricos apresentem eficácia e segurança equivalentes às do medicamento de referência
16) A Farmacologia é a ciência que estuda as alterações fisiológicas promovidas pelo uso de substâncias químicas e a interação destas substâncias com os sistemas biológicos. Dentre as áreas estudadas pela farmacologia qual visa o estudo do movimento do fármaco desde sua administração até a sua eliminação?
R: Farmacocinética
17) No que se refere a distribuição do fármaco no organismo é correto afirmar que:
R: Circulação do fármaco no sangue ocorre rapidamente dependendo da absorção de cada tecido e da lipossolubilidade do fármaco.
18) As interações medicamentosas que descrevem a interferência de fármacos na absorção, distribuição, metabolismo e excreção de outros fármacos são denominadas interações:
R: farmacocinéticas
19) Tamponamento cardíaco, também conhecido como tamponamento pericárdico ou efusão pericárdica, é uma emergência médica na qual há acúmulo de líquido no pericárdio (o saco no qual o coração está envolvido). O acúmulo de sangue no pericárdio aumenta significativamente a pressão no coração, impedindo os ventrículos do coração de se encherem adequadamente. Para o tratamento medicamentoso recomenda-se:
R: Dobutamina (agonista beta 1)
20) São denominadas moléculas alvo, capazes de sofrerem ligação com o fármaco:
R: Todas as alternativas estão corretas

Continue navegando