Buscar

ATIVIDADE UNIDADE 3

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Nome: João Vitor de Souza Garcia RGM: 1889842-4
Atividade Unidade III – Gestão de Processos
1. A fila é ou não um indicador de problemas no processo? Explique. 
A fila é um indicador de problemas. Os problemas podem ser através de burocracias, ou há gargalos no processo, ou há poucas pessoas na linha de processo. Os problemas podem ser externos também, como uma demanda muito acima dos padrões da empresa, por exemplo, as filas para comprar álcool em gel nesses tempos de pandemia. 
2. Há gestores que afirmam que qualquer fluxograma pode ser utilizado, independentemente do processo em análise. Qual a sua opinião?
Não necessariamente todos os fluxogramas se encaixam em todos processos. É melhor verificar primeiro o tipo de processo, e sim ir atrás de qual é melhor para determinado tipo de processo.
 3. Eliminar passos é a essência da simplificação de processos. Você concorda?
Não concordo. Concordo que inicialmente a simplificação de processos se inicia com a manutenção dos processos ociosos, tirando os desperdícios e corrigindo erros, com isso tentando simplificar ao máximo o processo, antes da eliminação.
 4. Qual a importância do fluxograma para a atual gestão de processos? É realmente importante e é uma ferramenta a ser utilizada sempre? Comente.
A importância se vem na facilitação de visualizar todo o processo, a raciocínio atrás de cada fase, é possível controlar todas as partes do processo e visualizar onde se encontra o gargalo para fazer a manutenção e assim simplificar os processos através da melhoria continua. Sempre é bom se utilizar, mas não são seguidos por muitos gerentes e supervisores.
 5. A gestão de processos exige envolvimento de todos os gestores da organização ou apenas daqueles mais ligados à cadeia produtiva? Sim ou não e por quê? 
Não. Deve envolver toda a organização, áreas comerciais, financeiras, produção, etc. Toda a cadeia produtiva deve estar ciente dos processos para um melhor resultado final,
6. Qual a principal diferença entre um projeto e um processo? 
A principal diferença é que projeto tem um tempo determinado, inico, meio e fim para gerar um produto, já processo é repetitivo, gerando o mesmo produto diversas vezes, sem previsão de témino. 
7. Ao desenvolver o estudo de um processo, inédito ou não, por onde devemos iniciar os estudos? Por quê? 
Se deve iniciar com o estudo de caso, ou seja, o que efetivamente precisa ser criado ou alterado no processo, iniciando assim uma pesquisa preliminar. 
8. O que são requisitos de clientes e requisitos de processos?
Requisitos de cliente: É a saída do processo, ou seja, o produto final ou serviço, atendendo suas necessidades e expectativas. 
Requisitos de processos: É tudo que foi transformado das entradas no processo, ou seja, é a transformação da matéria prima em atributos que geram/agregam valor ao produto final. 
9. Explique o conceito de linha de visibilidade e a sua importância no desenho do processo. 
São ações, processos e sistemas que são fundamentais para que as ações dos clientes possam ser realizadas, mas das quais o cliente não participa, influencia ou vê. O que acontece na cadeia produtiva é fundamental para a experiência do cliente, mas não é visto.
10. Explique a importância da manualização dos processos.
O importante é para ter padrões pré-estabelecidos, respeitando as especificações de qualidade exigidos e esperados pelos clientes.

Continue navegando