Buscar

Avaliação da Disciplina

Prévia do material em texto

Disciplina: Pregação
Nome: Edgleiton Monteiro
Data: 14/05/2020
Aula 1
Resumo: A aula expõe o que é a pregação e quais as suas características que se destacam neste conceito. O ato de proclamar, anunciar, testemunhar e esclarecer é fundamental no entendimento do que seja pregação. Esta quando vista no Novo testamento possui aspectos-chave na sua identificação tais como paixão, clareza e evangelho. A identificação da pregação como bíblica está em expor e engrandecer a Deus por meio de Jesus e expor a necessidade de arrependimento. Para surtir efeito o anunciador tem que crer que o texto bíblico é inspirado e que o texto é de difícil compreensão. Por isso o pregador tem que ser fiel ao texto e sensível a cultura moderna.
Avaliação dos pontos explicados na aula: Os tópicos que apareceram na aula foram de fundamental importância para a compreensão da aula. Trouxe a análise do texto na perspectiva conceitual e novo testamento apresentando textos bíblicos para fundamentar. 
Critica acerca do conteúdo visto em aula: Eu não tenho muito parâmetro para dizer algo técnico sobre as aulas, pois nunca tinha feito aulas de pregação. Mas pelo que percebi foi conhecimento novo para mim e gostei por serem aulas estendidas e não curtas demais. 
Aula 2
Resumo: A excelência da pregação está diretamente vinculada com a forma que o pregador lida com o texto. A oração, tempo e esforço combinando com uma interpretação correta do texto. Pois a piedade sensibiliza o homem para com seu Deus. Então não é somente estudar, mas dedicar tempo para o preparo do texto. É essencial bons questionamentos ao texto e muita leitura para que a construção da mensagem permaneça na linha da palavra de Deus sem se desviar nem para a direita e nem para a esquerda. Explicando a expressão direita e esquerda, quero dizer que submeter-se a palavra escrita de Deus, discernir e entender a palavra de Deus para comunicar com fidelidade. Para que isto ocorra é necessário que nossos pressupostos sejam moldados pela palavra.
Avaliação dos pontos explicados na aula: A oração é fundamental na vida daquele que vai pregar a palavra de Deus, nunca se esqueça da importância do tempo, pois ele é um requisito fundamental tanto para oração quanto para a preparação do sermão. Sem esforço não tem como desenvolver uma análise textual precisa para permanecer na linha de Deus sem produzir alguma heresia. Pois o texto é que tem que moldar nossos valores.
Critica acerca do conteúdo visto em aula: O professor foi bem didático, trazendo conceitos de fácil compreensão.
Aula 3
Resumo: A hermenêutica bíblica tem como função interpretar o texto, para que isso ocorra de uma forma correta é necessário que se conheça o gênero literário para se tentar compreender o que o autor do texto quis dizer. O autor pode se utilizar de vários gêneros e subgêneros no livro, um exemplo é a narrativa histórica que ocupa 40% dos gêneros no antigo testamento. Os personagens, o enredo e o desfecho são elementos essenciais na narração da história. A lei é um gênero que pode ser apodítica e casuística. A sabedoria é um gênero que não é muito familiar pois se caracteriza como uma habilidade de fazer escolhas. O gênero poesia é funcional, pois conectava o adorador e Deus. O gênero profecia manifestava a vontade de Deus para o povo. O gênero apocalíptico é rico em símbolos, imagens, visões e revelações. O evangelho é considerado um gênero, pois pela sua quantidade de informações não pode ser considerado, apenas, como biográfico. O gênero Epístola são cartas que circulavam no Império Romano. 
Avaliação dos pontos explicados na aula: Os pontos que foram abordados em sala de aula foram diretos, conceituou gêneros bíblicos que na maioria das vezes só se encontram na bíblia. O exemplo de algumas passagens bíblicas foi importante.
Critica acerca do conteúdo visto em aula: O professor foi bem direto e deixou muito claro o que queria passar.
Aula 4
Resumo: O sermão tem vários tipos de abordagem e as principais são a temática, a textual e a expositiva estas foram abordadas nesta aula com precisão. O primeiro é dividido em tópicos conforme o tema. Já o segundo os seus tópicos são baseados em uma porção textual da bíblia. E por último a expositiva que é uma porção estendida da bíblia e interpretada conforme o assunto ou tema. As subdivisões são retiradas todas do texto escolhido. O sermão expositivo é considerado o mais eficaz de todos.
Avaliação dos pontos explicados na aula: O sermão temático é um dos mais utilizados pelas igrejas modernas, O sermão textual eu não vejo muita gente pregando e por último o expositivo tem uma importância e eficácia em expor um texto bíblico.
Critica acerca do conteúdo visto em aula: O professor explicou o conceito e os exemplos de forma bem compreensível. 
Aula 5
Resumo: Esta aula é uma aplicação dos métodos para se montar um sermão utilizando um texto bíblico de gênero narrativo. As ferramentas hermenêuticas foram aplicadas ao texto de Atos 6:1-7. Primeiramente ler o texto mais de uma vez, posteriormente extrair verdades da compreensão do texto. As perguntas são essenciais para firmar uma melhor compreensão. As instruções do texto fazem um retorno ao contexto. O próximo passo é a divisão da estrutura e a apresentação da grande idéia do texto. Por fim, o software theword é uma ótima ferramenta para ver a palavra no original.
Avaliação dos pontos explicados na aula: A leitura do texto é fundamental para um bom entendimento do todo, não esquecendo o contexto e as perguntas necessárias para uma boa esquematização da estrutura textual. Posteriormente, a grande idéia deve ser apresentada. A ferramenta theword é grátis e um grande auxílio na pesquisa do pregador.
Critica acerca do conteúdo visto em aula: O professor foi bem detalhista na sua aula e apresentou uma ferramenta que auxiliará muito no estudo da palavra de Deus.

Continue navegando