Buscar

cooperativas de produção

Prévia do material em texto

A Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Artesanal do Cerrado Goiano (Bordana) está entre os 100 vencedores da 4ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O resultado final foi divulgado sexta-feira (5). O local e a data para a entrega da premiação ainda não foram informados.
O objetivo do prêmio é promover o artesanato brasileiro e ao mesmo tempo identificar as melhores práticas desenvolvidas nas unidades de produção mais competitivas do País. Com a classificação, a Bordana terá, além do reconhecimento nacional pelo trabalho que executa, direito de usar o selo "Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato" por três anos, a contar da data de entrega dos certificados.
Além disso, a Bordana poderá participar ainda de rodadas de negócios, feiras e exposições. Sua produção será inserida em um catálogo, distribuído entre compradores do Brasil e do exterior, e para um público formador de opinião como arquitetos e decoradores.
Os critérios avaliados para premiar os 100 melhores trabalhos de artesanato do Brasil são: política de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social e planejamento e gestão.
Fonte: 
http://www.goiascooperativo.coop.br/noticias/cooperativa-goiana-bordana-esta-entre-os-vencedores-de-premio-nacional-de-artesanato/
A Cooperativa de Bordadeiras – Bordana foi criada em 2009 como uma iniciativa do Instituto Ana Carol e visa promover inclusão social e econômica, emancipação e empoderamento de suas e seus participantes, por meio da geração de trabalho e renda através do cooperativismo e da economia solidária.
Detentora de uma linha de produtos inspirada nas riquezas do Bioma Cerrado e nas suas histórias de vida, a cooperativa apresenta um trabalho único e exclusivo.
	
	Jogo americano Pequi

Produtos Exclusivos Bordana: pano de prato, capa de almofadas, saches, chaveirinhos, sacolas tipo ecobag, bolsas, batas, puxa-saco, jogo americano, colcha e as novidades –capa de notebook e netebook
Venha tomar um café com nossas bordadeiras, conhecer e adquirir os produtos BORDANA, todo sábado, das 15h às 18h, na sede da Cooperativa, Rua Cabo Verde nº 05, Conjunto Caiçara, próximo a Indústria HalexIstar, saída para Anápolis.
A COMFIBRA - Cooperativa dos Produtores de Algodão de Mineiros – GO, teve início as suas atividades em 10 de junho de 2005, na cidade de Mineiros (GO). A cooperativa surgiu com o objetivo de congregar os produtores de algodão de Mineiros, realizando a defesa dos interesses econômicos e sociais de caráter comum. 
24/06/08 - Coopemin promove integração social em Minaçu
24/06/2008
Postado: 24-06-2008
A Cooperativa de Produção do Empreendedor Artesão de Minaçu (Coopemin) vem realizando um importante trabalho de responsabilidade social no município. A cooperativa oferece oportunidades de emprego a pessoas com necessidades especiais. São 38 cooperados que trabalham com a confecção de produtos artesanais, dos quais 12 têm deficiência auditiva e um tem deficiência visual. Segundo a secretária da cooperativa, Cilene Bastos de Paula, a principal produção dos cooperados consiste no aproveitamento da rocha estéril de serpentinito.
Esse material é descartado pela mineradora Sama e serve de matéria-prima para as obras dos artesãos. Além disso, eles confeccionam caixas com fibra de bananeira para acondicionar os artesanatos e fazem também tapetes e forros para mesa e outros utensílios. Todos os cooperados são qualificados com um curso de 460 horas de formação de artesão mineral, ministrado pelo Senai em parceria com a Sama. Após a profissionalização, os artesãos são integrados à Coopemin, que dispõe de um espaço para comercialização dos produtos e faz a divulgação dos trabalhos dos cooperados por meio de feiras, exposições e eventos.
A Coopemin foi admitida este mês no quadro de associados da OCB-GO e, segundo Cilene, essa parceria poderá promover ainda mais benefícios à cooperativa. "O registro na OCB é importante, pois vai regularizar nossa atuação e oferecer mais chances de divulgar nosso trabalho", declarou.
4. Coopemin
Transformar a realidade
Foi esse ideal comum de diferentes pessoas que deu origem, em março de 2006, à Cooperativa de Produção do Empreendedor Artesão Mineral de Minaçu – COOPEMIN. Os alunos do curso do Programa Sambaíba, ministrado pelo Sesi/Senai transformaram-se em cooperados. A entidade é responsável pela produção e distribuição das peças artesanais. 
31 jovens, contemplados pelo programa, fazem parte da Coopemin, responsável pelo aprendizado e comercialização das peças produzidas, a partir da matéria-prima mineral, aplicando corretos critérios ocupacionais e ambientais. Dessa forma a entidade também promove o desenvolvimento socioeconômico de uma importante parcela da população, por meio de uma atividade eco-responsável.
A comercialização de peças artesanais produzidas em rocha estéril de serpentinito, oriunda da mineração do amianto crisotila, extraída da Sama S.A. Minerações Associadas trouxe novas perspectivas profissionais para os jovens, adolescentes de baixa renda e portadores de necessidades especiais, moradores da cidade de Minaçu.
A produção em pequena escala é vendida para a Sama e algumas empresas da região. Os produtos seguem três linhas diferentes criadas pela arquiteta Andiara Machado de Paiva. A linha de produtos inclui peças de escritório como: porta clips/cartão, porta-lápis e porta-caneta, e utensílios domésticos como saboneteira, porta escova, porta pente e peças de decoração como, por exemplo, vasos. As peças produzidas são também comercializadas em eventos da cidade e distribuídas como brindes para parceiros e clientes da empresa.
Atividades de negocios da empresa
15.33-5-00 - Fabricação de calçados de material sintético
15.21-1-00 - Fabricação de artigos para viagem, bolsas e semelhantes de qualquer material
A fabricação de artigos para viagem, bolsas e semelhantes de qualquer material é distribuída diretamente para revendedores comerciais ou para indústrias de confecção de artigos mais sofisticados (a partir destes). Dentre os itens aqui enquadrados, destacam-se: bolsas de qualquer tipo de material (couro, sintético, tecidos); maletas, malas, valises, pastas e mochilas (para usos escolares, profissionais e de viagem); estojo e nécessaire (para uso pessoal).
32.99-0-99 - Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente
A fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente representa uma série de objetos e itens não categorizados previamente em nenhuma outra atividade. Assim, agrega vários ramos distintos que serão listados em seguida em subtópicos: costura e tricotagem (agulhas de tricô e crochê, furadores para bordar e alfinetes); bebidas (chopeiras e cervejeiras térmicas, cuia para chimarrão ou tereré, garrafa e jarra térmica); funerário (caixão mortuário e ataúde); tabacaria (cachimbo, piteira, isqueiro e seus fluidos); artefato para festa (balões, bexigas, bolas de soprar, confete); arranjo decorativo (adorno para Natal, frutos, folhas, plantas e flores artificiais, além de flores desidratadas); didáticos e de ensino (giz em bastões, lousas e quadro negros, globos geográficos e pranchetas escolares); e outros diversos (chaveiros, crachás, acendedores, aeromodelos, peneiras, pentes e travessas para cabelos, distintivos, válvula para aerossol, dentre outros). Como se deduz, é de difícil segregação os consumidores destes serviços diversos de fabricação, embora comércios atacadistas e varejistas destes produtos, além de centros de distribuição, sejam um ponto de convergência entre eles.

Continue navegando