Buscar

Administração da Produção (ADM64) PROVA ll

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513741) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17997745
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Todas as empresas estão procurando estratégias para acompanhar as exigências do mercado, para a busca constante da competitividade. A questão é que o cliente está cada vez mais crítico nas suas escolhas. Não estamos mais na época em que Henry Ford fabricava o mesmo automóvel com a mesma cor, os famosos modelos ?T?. Claro que isso minimizava os custo da produção, pois não havia muitas opções de escolha na linha de montagem, bem como para o cliente. Nos dias atuais, a organização que não inova, não cria estratégias, vai ficar pelo caminho. Com isso, é muito importante que as empresas acompanhem as exigências do mercado em busca de competitividade, e uma das mais importantes estratégias é melhorar continuamente. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As melhorias radicais referem-se a uma abordagem incremental.
(    ) As melhorias contínuas referem-se a uma abordagem evolutiva.
(    ) O desenvolvimento de melhorias radicais têm por expectativa a melhoria a longo prazo.
(    ) As melhorias radicais têm por expectativa a melhoria acurto prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimento. Ela é influenciada por fatores como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço etc. A gestão da demanda está relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poder de influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos e de priorizar e alocar os recursos disponíveis. Quando se fala em fatores da demanda, apenas não se aplica a um produto como no exemplo apresentado, também pode-se demonstrar função da localização para a fabricação da planta de produção de um determinado produto. Classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A imagem do local tem como característica fazer o produto ser lembrado onde é produzido. Quando falamos em churrasco, por exemplo, lembramo-nos do Rio Grande do Sul.
(    ) Quando se fala de adequação de local, podemos dizer que é o local onde será implantada a infraestrutura, como, por exemplo, tentar plantar coco da Bahia nos estados do Sul, ou um hotel para executivos em uma cidade longe de aeroportos. 
(    ) O custo do terreno está ligado à demanda, que é importante para o local da instalação da organização.
(    ) Em se tratando da conveniência para os clientes, podemos dizer que é mais interessante ter uma padaria no centro da cidade do que no interior, pois o maior número de pessoas ficam na cidade e não na zona rural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Esses recursos podem incluir uma escrivaninha, um centro de trabalho, um escritório, uma pessoa, uma máquina, um departamento ou outros. Pode-se dizer que, dentro dos limites estabelecidos pela estratégia competitiva da operação, um bom projeto de arranjo físico pode visar tanto a eliminar atividades que não agreguem valor, como enfatizar atividades que agreguem: minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais; utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; apoiar o uso eficiente da mão-de-obra, evitando que esta se movimente desnecessariamente; entre outros. Sobre o modelo de arranjo físico, analise as afirmativas a seguir:
I- Um modelo de arranjo físico é o celular, considerado um modelo em que a pessoa utiliza vários equipamentos para efetuar um único produto.
II- O modelo de arranjo físico de processo é considerado o oposto do arranjo físico posicional.
III- O modelo de arranjo físico posicional é o modelo mais utilizado na fabricação de automóveis.
IV- O arranjo físico por produto considera o local onde está a matéria-prima, muito usada em petrolíferas e a extração de minério de ferro.
V- O arranjo misto pode ser usado na fabricação de veículos, pois pode ser misturados para atender a melhor maneira para a produção em série.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas IV e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	4.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por Status.
(    ) Posicional.
(    ) Por Produto.
(    ) Celular.
(    ) Por Processo.
(    ) Por Lote.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V - V - V.
	5.
	Manutenção é um processo que visa a maior tempo de utilização e maior rendimento de um equipamento, resultando em trabalho em condições seguras e redução de custos com paradas. É o conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando a garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, qualidade, prazo, custos e vida útil adequado. São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a poder permanecer de acordo com uma condição específica estabelecida pelo fabricante. Todos os equipamentos, sem distinção, necessitam de manutenções, para garantir a sua operatividade, funcionalidade e principalmente confiabilidade. Esta garantia não é só a integridade, mas também a segurança, pois a não realização da manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas. Para gerenciar as atividades de manutenção das máquinas e dos equipamentos, existem cinco classes. Sobre essas classes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Condicionante, programáveis, preditiva, corretiva, produtiva total.
	 b)
	Condicionante, programáveis, lógicas, detectiva, produtiva total.
	 c)
	Corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, produtiva total.
	 d)
	Corretiva, programáveis, lógicas, condicionante, produtiva total.
	6.
	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver suaprópria definição de "custo de manutenção". Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresa esteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	as sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A busca pela melhoria contínua nas empresas hoje é algo inevitável, como forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos. A melhoria contínua é baseada no sistema japonês, o Kaizen, o qual traduzido para o português quer dizer KAI - mudança e ZEN - bom, ou seja, a mudança para melhor. Grandes empresas utilizam este processo para incentivar a participação de todos os colaboradores no crescimento da empresa e também pessoalmente. Em resumo, a melhoria continuada surge quando os resultados da melhoria contínua são registrados e, através da análise destes, são definidas novas perspectivas para melhoria da qualidade. Assinale a alternativa CORRETA que melhor define o sistema Kaizen:
	 a)
	Alta velocidade de implantação obtida pelos investimentos maciços em mudanças radicais.
	 b)
	Ocorre mesmo que não haja planejamento, uma vez que é consequência de ações dos gerentes.
	 c)
	Obediência às novas regras definidas pela direção da empresa.
	 d)
	Sólida construção da mudança de comportamento, baseada em um processo de implantação.
	8.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, analise as afirmativas a seguir:
I- Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
II- Criar planos de melhoria contínua.
III- Estabelecer metas para a mão de obra.
IV- Acrescentar na estratégia da organização treinamentos para os usuários.
V- Deixar claro pela gestão gerencial o compromisso com a qualidade e a produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
	9.
	Quando se fala em produtos transformados e transformadores, as organizações são obrigadas a ter um setor chamado manutenção. Esse setor, por sua vez, tem o compromisso de manter em funcionamento toda área fabril, ou seja, todos os equipamentos, o que inclui os maquinários transformadores que geram riquezas. Dessa forma, evitará perda de tempo, de faturamento e de rentabilidade. A função manutenção passou a ter um papel estratégico nas organizações. Sobre o que faz parte dos custos da manutenção, analise as afirmativas a seguir:
I- São os custos que mantêm os equipamentos em funcionamento, incluindo a mão de obra e materiais utilizados.
II- Custos decorrentes de não possuir um equipamento reserva, falta de ação da equipe de manutenção, por quebra inesperada e pela falta de manutenção preventiva ou mal realizada.
III- São custos gerenciais, envolvendo vários setores da organização, com engenharia, gestores e estudos de melhoria.
IV- Esse setor de manutenção deverá estar alinhado às atividades da organização, envolvendo o controle de custos, comparando os custos planejados com os efetuados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	10.
	Uma empresa que possui uma quantidade grande de máquinas para geração de novos produtos, seu histórico de manutenção apresenta um grande numero de paradas. Essas paradas geram custos elevados e atrasos na linha de produção promovendo problemas com qualidade na entrega dos bens para os clientes. Verificado esse problema, o diretor da área fabril solicita a mudança para um modelo de manutenção em que os equipamentos tenham uma produção contínua pelo maior tempo possível e consequentemente minimize as paradas das máquinas e a diminuição dos custos de manutenção, ou seja um estudo da condição e período do componente para a realização da manutenção. Para que o problema seja minimizado, diminuindo, consequentemente, os custos, qual o modelo de manutenção que a empresa deverá utilizar? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manutenção preventiva.
(    ) Manutenção corretiva.
(    ) Manutenção detectiva.
(    ) Manutenção preditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando