Buscar

TOPOGRAFIA A2

Prévia do material em texto

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 099209A16
BARBARA AYAKO IAMAMOTO CAMPOS RA: 7882622
PALOMA ANDRADE MACHADO RA: 7038170
Topografia
AVALIAÇÃO A2
Estudo de caso : Técnicas de levantamento planimétrico
SÃO PAULO
2020
SUMÁRIO
1 Introdução	 3
2 Levantamento topográfico 	 4,6
3 Anexos	 7
4 Referências	 8
Introdução
Para vermos métodos de levantamento topográficos na construção, primeiro precisamos entender o que é topografia, sua definição. A palavra topografia vem de palavras derivadas do grego "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), ou seja, é a descrição de um lugar. Topografia então nada mais é que a ciência que estuda as características naturais ou artificiais de um determinado lugar, é um conjunto de princípios, métodos, aparelhos e convenções utilizadas para determinação dos contornos, dimensões e da posição relativa de uma faixa da superfície terrestre. A importância da topografia é que ela é base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada tanto por engenheiros quanto de arquitetos. 
Como dito precisamos fazer a topografia para sabermos as descrições de um lugar, com isso temos o levantamento topográfico que possuem grandezas que são os ângulos (horizontais e verticais) e as distancias e são divididos em duas partes são elas os levantamentos planimétricos que procura determinar aposição planimétrica dos pontos ( coordenadas X e Y ), temos o levantamento altimétrico, que determina a cota ou a altitude de um ponto ( coordenada Z). 
Levantamento topográfico 
No levantamento topográfico temos diversas etapas principais, e nelas conseguimos os pontos do terreno, podendo ser pontos planimétrico, altimétrico e planialtimétrico. A primeira etapa nós estabelecemos o apoio do ponto topográfico, e a segunda etapa fazemos o levantamento de detalhes. Para a primeira etapa precisando então ter o ponto visado e ponto ocupado. O ponto visado e o ponto ocupado é de onde começamos a fazer o mapeamento. Já o ponto de apoio segundo a NBR 13133 define como pontos de apoio, pontos distribuídos ao longo do terreno, amarrar o levantamento topográfico e partir desses pontos. Por conta disso deve haver a materialização desses pontos, tornando estes pontos concreto.
Esse procedimento de materialização é feito com um piquete, com estaca, com um marco de concreto ou com uma tinta qualquer e marco os pontos com algum desses materiais citados. 
Já a segunda etapa que citamos, a do detalhamento, pela norma NBR 13133 dedique que os pontos de detalhe são um conjunto de operações topográficas clássicas, as poligonais, irradiação e intersecções (cruzamento de pontos). No qual possui o objetivo que é predestinado a determinar as posições planimétricas e altimétrica, isso para que consigamos fazer uma representação do terreno a ser levantado topograficamente a partir do ponto de apoio que já decidimos no começo. 
No levantamento topográfico temos muitos métodos, vamos ver quais são e suas características
- Por irradiação: O levantamento topográfico por irradiação também é conhecido como método de decomposição em Triângulos ou das coordenadas polares (ESPARTEL, 1977) ele se baseia na utilização do plano topográfico para determinação de pequenas superfícies. Pode ser usado para o levantamento planimétrico, altimétrico e planialtimétrico, com ele ganha-se grande produtividade em pequenas áreas.
Neste método para fazer o levantamento colocamos o aparelho no centro do terreno ou em alguma posição que dê para visualizar os pontos internos, externos e as coordenadas e sem precisar deslocar o equipamento. É bastante usado para levantamento de terrenos urbanos e demais serviços cadastrais.
Devemos ter também alguns cuidados para este levantamento são eles: 
1- Quanto a realização de visadas longas, isso por conta de que ao realizar visadas superiores a 300 metros há uma grande interferência da refletância e da pressão atmosférica 
2- Na realização de trocas de estação. Um erro que profissionais na estação mais cometem.
- Por caminhamento, é realizado um itinerário percorrendo o contorno definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial, com esses dados e de uma coordenada de partida podemos calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.
Nas etapas temos primeiro o reconhecimento do terreno que é colocado piquetes para a determinação da superfície a ser levantada, a figura geométrica que é gerada a partir deste levantamento chamamos de poligonal. 
No caminhamento e na irradiação temos muito em comum, mas a principal diferença é que na irradiação nos delimitamos um ponto onde o aparelho consiga ter as medições de todos os pontos sem se mover, já no caminhamento , como o nome já diz, nós caminhamos no terreno levando o equipamento para cada ponto delimitado para podermos ter as numerações necessárias. 
Falando um pouco agora da poligonação, temos por conceito que é um dos métodos para determinamos coordenadas de pontos de apoio planimétricas. Temos também a poligonal que consiste em uma serie de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo.
Dentro da poligonação temos duas classificações, a da NBR e a que usamos no campo de obras, são elas:
- As classificações segundo a NBR 13.133/1994:
1 - Poligonal principal: Determina os pontos topográficos de primeira ordem 
2 – Poligonal secundaria: é aquela que apoiada nos vértices da poligonal principal determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem 
3 – Poligonal auxiliar: Baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico , tem seus vértices distribuídos na área ou na faixa a ser levantada , de tal forma que seja possível coletar direta e indiretamente , por irradiação , interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos detalhes julgados importantes que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento 
- As classificações em campo:
1 - Poligonal fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação de erro de fechamento angular e linear.
2 – Poligonal enquadrada: Parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba com outros dois pontos com coordenadas conhecidas.
3 – Poligonal aberta: Parte de um ponto cuja coordenadas são conhecidas e acaba em um ponto com coordenadas que se deseja determinar. 
E qual a vantagem então da poligonal fechada e a enquadrada em relação a poligonal aberta? No caso as poligonais fechadas e enquadradas permitem que verifiquemos o erro de fechamento tanto linear quanto angular, portanto na poligonal aberta precisamos tomar todos os cuidados necessários durante o levantamento do campo para evitar esses erros.
Poligonal fechada Poligonal enquadrada 
 
Poligonal Aberta
Levantamento por Alinhamento 
Alinhamento por irradiação
Conclusão
Neste trabalho abordamos os tipos de levantamentos Topográficos que são realizados na Engenharia Civil.
Com o levantamento topográfico conseguimos entender as grandezas que são o ângulo e a distância que são divididas em levantamento planimétrico e altimértico. 
Tendo como ênfase em Levantamento Poligonal concluímos que Poligonais fechadas e enquadradas são as mais adequadas pois a poligonal aberta requer devidos cuidados necessários para evitar erros durante o levantamento.
Referências
https://slideplayer.com.br/slide/13134734/
http://topografiapoli.pbworks.com/w/file/fetch/78136091/MMacedo_TopoPlan_Levantamento_Topografico.pdf
https://blog.cpetecnologia.com.br/voce-sabe-o-que-e-topografia/
https://www.google.com.br/amp/s/slideplayer.com.br/amp/13134734/
https://www.google.com.br/amp/adenilsongiovanini.com.br/blog/levantamento-topografico-por-irradiacao/amp/
https://blog.cpetecnologia.com.br/veja-os-3-tipos-de-levantamentos-topograficos-para-usar-como-servico/
http://wiki.urca.br/dcc/lib/exe/fetch.php?media=aula_03.pdf

Continue navegando