Buscar

Atividade IV

Prévia do material em texto

Atividade IV
BATE PAPO COM UM EMPREENDEDOR, E SEUS DESAFIOS COM
GESTOR
Em uma ocasião em que conversamos com um empreendedor, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais os desafios desta carreira e como os sistemas de informação podem auxiliá-lo neste desafio.
Em bate papo com Ronaldo Scolari, 40 anos, sócio da empresa Cromograf no ramo de gráfica, onde seu principal produto é a confecção de Tags para empresas do ramo de vestuários, tivemos a oportunidade de conhecê-lo, conhecer sua carreira e seu ramo de negócio.
Ronaldo está com a empresa desde 2006, quando abandonou a carreira de concursado do Banco do Brasil para assumir um desafio de salvar uma empresa que estava praticamente com as portas fechadas.
Arriscou todas as fichas que tinha, investiu o dinheiro que havia guardado, aproveitou os cursos que havia feito e as habilidades e competências que tinha adquirido ao longo da faculdade e da carreira para encarar e empreender.
Planejamento estratégico feito, missão, visão, valores, e muita força de vontade e fé, nortearam o caminho que até então consegue trilhá-lo com sucesso. São praticamente 15 anos no mercado atendendo renomados varejistas, buscando primar pela qualidade máxima do produto e confiabilidade de seus clientes. Tornando assim o relacionamento duradouro.
Durante a conversa pudemos perceber que, a empresa utiliza-se de sistemas de informação para tomar as melhores decisões, o que impacta diretamente no resultado final. Ele aponta que durante alguns anos as coisas eram feitas em papel e algumas planilhas isoladas no Excel, mas que com o passar do tempo isso começou a se tornar cansativo e complicado. Decidiu então implantar um sistema que pudesse gerenciar boa parte das informações da empresa.
Voltada para o ramo gráfico, comprou um sistema ERP que pudesse suprir essa demanda de organização de dados e realização das tarefas da melhor forma possível. Por ser uma empresa de pequeno porte foi atrás de um ERP que não fosse engessado, e desse a liberdade de escolher os módulos aos quais precisaria utilizar para sua empresa, barateando assim os custos de implantação e manutenção.
Atualmente Ronaldo tem como sócio seu irmão, e possui na empresa uma média de 20 funcionários. Dentre eles, pessoas da família e também funcionários de longa data, que ajudam a manter a qualidade do produto e do atendimento e também a confiabilidade perante a empresa.
Ele (Ronaldo) aponta que, através do sistema de informação, consegue controlar dois pontos importantes para o seu negócio: o andamento do financeiro (conta a pagar, contas a receber, etc.), e toda a parte de contato com o cliente através de seus vendedores. Atuando principalmente na venda para outras empresas, sua venda se torna consultiva, e o contato e a manutenção do cliente se faz necessária.
Através do sistema ele consegue extrair relatórios das atividades de seus vendedores, como: prospecção de clientes, visitas, manutenção de cliente, oferta de novos produtos, pós venda e etc. Baseado nesses números, o gestor consegue então dar um feedback a seus vendedores. Através deste feedback o vendedor fica ciente daquilo que precisa ser feito, ou então que deveria ser feito e não foi. Ronaldo acredita que essa seja uma forma justa de tratar o funcionário, cobrar informações e dar orientações mais assertivas.
Nas operações internas, saber realmente tudo o que acontece no financeiro da empresa é parte essencial para ele, afinal, ele diz que, para se ter melhores parcerias no mercado se faz importante, pagar os fornecedores em dia, pagar os salários corretamente, assim como férias, abonos e etc., e também entregar ao cliente aquilo que combinou e na data exata. Sem a utilização de um Sistema de Informação, provavelmente seria difícil organizar todo esse fluxo de informação de maneira eficiente.
Dentre tantas questões que foram abordadas nesta conversa, Ronaldo ressalta a importância de juntar tudo aquilo que aprendeu na faculdade, na pós graduação e em cursos livres, com a pró atividade e a perseverança. Ele acredita que, esses, são dois ingredientes indispensáveis para o sucesso.
Questões para responder:
1. A partir do exemplo do Ronaldo, como eu posso me preparar para um dia assumir responsabilidades, sejam elas como empreendedor ou então com um cargo mais elevado na empresa?
Com aperfeiçoamento em cursos específicos e uma graduação voltada a gestão, além de desenvolver o meu CHA (Competência, Habilidade e Atitude). Participar do processo de concepção da empresa também pode gerar uma expertise para saber enfrentar os desafios que surgirão pela frente.
2. Ele deixa clara a importância da utilização dos sistemas de informação, não apenas pelos funcionários, mas para ele próprio. Quais as principais habilidades você acharia importante para ser um bom ou uma boa gestora na utilização dos sistemas de informação?
Um bom gestor(a) na utilização dos sistema de informação deve ter organização, conhecimento, inovação para sempre estar atento as novas tecnologias e tendências do mercado.
3. Como você enxerga a importância de se utilizar um sistema de informação para fazer reuniões com seus colaboradores? Em que o sistema poderia te ajudar? Explique.
Hoje em dia é de suma importância ter um sistema de informação. Ele pode ajudar na execução de relatórios mais elaborados e efetivos. Por exemplo: uma empresa atinge 75% dos seus consumidores, antes dos sistemas de informação saber isso era suficiente. O sistema de informação te mostra o porque os outros 25% não consomem nossos produtos; é a partir daí que podemos traçar uma estratégia sólida com nossos colaboradores para dessa forma identificar por completo as necessidades das pessoas. Sabemos também que será impossível cooptar esses 25% mas uma parte desse número pode ser conquistada através de um sistema de informação eficiente.

Continue navegando