Buscar

Disciplina psicologia da educação


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512278) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18374555
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A aprendizagem é considerada como um processo contínuo, no qual o ser humano desde a vida uterina começa a aprender e permanece durante toda a vida, pois é o caminho para atingir o crescimento, a maturidade e o desenvolvimento como pessoas, num mundo organizado, cujas interações com o meio nos permitem a organização do conhecimento, que é a aprendizagem. Considerando o exposto, disserte sobre como aprendemos.
	Resposta Esperada:
O sujeito nasce biologicamente e socialmente, não tem a sua subjetividade determinada a priori, mas vai se compondo enquanto sujeito ao passar dos anos. Assim, o sujeito se constitui no presente, o qual se define pela relação dialética entre o passado, de como se constituiu, como chegou a ser quem é, e o futuro por aquilo que ainda não é, mas busca vir a ser.
No entanto, o sujeito não pode anular seu passado, mas pode ressignificá-lo para então fazer novas significações para sua vida. Assim, os distintos tipos de aprendizagem podem ser adquiridos por meio de diferentes procedimentos. Dessa forma, o conhecimento cotidiano sobre o mundo físico é obtido, ou seja, através da observação, da imitação dos adultos, mas as formas e os procedimentos concretos variam bastante de algumas sociedades para outras.
Os adultos criam ambientes favoráveis para que os pequenos possam experimentar sobre o mundo sem riscos demasiados. Geralmente, as crianças permanecem em contato muito direto com suas mães, cuidadores ou responsáveis durante os primeiros meses ou anos de vida.
Assim, as formas de aquisição dessas habilidades sociais e afetivas variam de algumas sociedades para outras. Por exemplo: em algumas delas, os adultos ensinam diretamente ou intervêm corrigindo as atividades dos aprendizes; em outras, a intervenção dos adultos é pequena e favorece-se a aprendizagem autônoma; em outras, ainda, os jovens constituem grupos e formam sociedades relativamente independentes, nas quais os pequenos aprendem com outros companheiros maiores, com pouca intervenção dos adultos.
	2.
	Dentro da sala de aula, o professor se depara com alguns problemas relacionados ao desempenho de seus alunos, como distúrbio ou dificuldades de aprendizagem. Para saber como proceder a esta situação, é importante que o professor saiba diferenciar cada um deles. Neste sentido, discorra sobre as características de distúrbio e de dificuldade de aprendizagem.
	Resposta Esperada:
Dificuldade de aprendizagem: relacionada a fatores de cunho pedagógico, quando o aluno não tem capacidade para compreender alguns conteúdos. Na dificuldade de aprendizagem, o problema não está somente no aluno. Suas causas podem ser de ordem emocional, familiar, cultural, psicomotora e cognitiva.
Distúrbios da aprendizagem: é uma disfunção neurológica, ligada ao sistema nervoso central, que altera a fala, audição, leitura, habilidades matemáticas, raciocínio e escrita.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina