Buscar

2º Semana 1º Semestre (2)

Prévia do material em texto

DIRETRIZES DE ESTUDO PARA AS DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE 
DO CURSO DE DIREITO
Atividade para o Período de 06 a 10 de abril de 2020.
	DISCIPLINA
	ATIVIDADE DE ESTUDO DOMICILIAR
	Interpretação e Produção de Textos
	Conteúdos disponibilizados no ambiente online.
	Economia
	1. Conteúdo (continuação):
a. A evolução do pensamento econômico
b. Economia e Direito (Fundamentos Jurídicos do mercado)
2. Bibliografia:
a. A evolução do pensamento econômico: HEILBRONER, Robert e THUROW, Lester. Entenda a Economia. Cap. 1 – parte 2. RJ. Campus. 2001.
b. Economia e Direito (Fundamentos Jurídicos do mercado): NUSDEO, Fábio. Curso de Economia: introdução ao Direito Econômico. Cap. 6. SP. RT. 2008. 
3. Links para vídeos:
a. A evolução do pensamento econômico: https://www.youtube.com/watch?v=FsKVV_ZoNic
b. Economia e Direito (Fundamentos Jurídicos do mercado): https://www.youtube.com/watch?v=JtcpBbfD6tA
4. Questões a serem respondidas:
a. Explique o que é mercado.
b. Qual a importância da revolução industrial para o surgimento da economia de mercado.
c. O que é Oferta e Procura.
d. O que é equilíbrio de mercado para Adam Smith.
e. O que é Mais Valia segundo Karl Marx.
f. Comente por que Marx entende que o sistema capitalista é instável.
g. Explique por que John Maynard Keynes defende a intervenção do Estado na economia.
h. Comente a importância do Direito para a Economia.
i. Explique o que foi o “movimento constitucionalista”.
j. Explique o que foi o processo de “codificação do direito privado”.
5. Texto para resumo (Individual, manuscrito, mínimo 5 laudas): 
a. PRADO JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo (pg. 7 a 21) 
	Instituições Judiciárias e Ética
	Texto 3
Pedro Magalhães Ganen. “Advocacia criminal: qual o papel do advogado?” https://pedromaganem.jusbrasil.com.br/artigos/189498580/advocacia-criminal-qual-o-papel-do-advogado
Texto 4
Paulo Lôbo. “Sigilo profissional é mais dever do que direito do advogado”. Consultor Jurídico. https://www.conjur.com.br/2019-mai-09/paulo-lobo-sigilo-profissional-nao-privilegio-advogado
Atividades
1ª) Com base no Texto 3, comente a regra do art. 23 do Código de Ética e Disciplina da OAB, de acordo com a qual “É direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado.”
2ª) Conforme o título do Texto 4, o sigilo profissional é mais dever do que direito do advogado. Qual a justificativa para tal afirmação? Utilize, no mínimo, dez linhas para sua resposta.
	Psicologia Jurídica
	Tema: A personalidade e suas alterações
Atividade 1: Ler o texto “A mãe suficientemente boa” disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/mae-suficientemente-boa/
Atividade 2: Responder ao questionário.
1. O que se entende por mãe suficientemente boa, segundo Winnicott?
2. O que ocorre com o bebê que não teve uma mãe suficientemente boa?
Reflita e discorra sobre o papel da família na formação dos menores infratores.
	Filosofia
	BITTAR, Eduardo Carlos B. Curso de filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2012 (1ªedição – Capítulos 11 (Páginas 251-271).
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002
Tomás de Aquino – Filosofia Medieval / Diferenças e comparações entre Agostinho e Tomas de Aquino.
Atividades:
1) Atividade 1 – Assistir ao vídeo-aula para melhor compreensão das ideias e pensamento de Tomás de Aquino. https://www.youtube.com/watch?v=Hg9Wp71VAuI
2) Atividade 2 – Leio o pequeno trecho que segue e aprofunde as ideias a partir dos textos (livros) citados acima e responda à proposição com 2 a 3 laudas no formato word com capa e referências bibliográficas : De que maneira, o pensamento de Tomás de Aquino tem sua importância para o campo jurídico e quais ferramentas o estudante de Direito pode se apropriar para uma boa argumentação e sustentação racional / lógica a partir de sua obra? 
Dentre os pensadores cristãos, Tomás de Aquino é considerado o racionalista. Confere ênfase maior à razão do que Agostinho, mais centrado na graça divina. O pensamento agostiniano pressupõe uma escolha: pode-se optar entre a vida cristã e o paganismo. Já Tomás ignora essa escolha, pois vive numa sociedade que já é inteiramente cristã. Por isso é que ele se preocupa mais com encontrar uma fórmula de emancipar a filosofia da tutela da teologia. 
Havia uma questão concreta que conduziu Aquino a se ocupar desse tema. A Sorbonne, em Paris – universidade na qual Tomás de Aquino ensinou – assistia a uma disputa entre as suas diferentes faculdades. Tomás de Aquino dedicou-se a mostrar a possibilidade de emancipação da faculdade das Artes – Filosofia e Letras – da subordinação à faculdade de Teologia. 
Tomás de Aquino apenas ratificou aquilo que a doutrina cristã já consagrara. "Segundo Tomás de Aquino, três elementos há a considerar em qualquer poder:
 1) a essência mesma do poder, ou seja, a relação entre o superior e o inferior;
2) a aquisição desse poder;
3) o uso. 
	Português Instrumental Jurídico
	Atividades:
 MARTINO, Aguinaldo. Português Esquematizado: Gramática, interpretação de texto, redação oficial e redação discursiva. São Paulo: Saraiva, 2013.
DAMIÃO. Regina Toledo; HENRIQUE, Antonio. Curso de Português Jurídico. 7ªedição. São Paulo-SP: Editora Atlas, 1999.
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito, ou lido. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e permitem a retomada do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto.
Essa coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Por exemplo, o uso de uma determinada sigla, que para o público a quem se dirige deveria ser de conhecimento geral, evita que se lance mão de repetições inúteis. Numa linguagem figurada, a coesão é uma linha imaginária - composta de termos e expressões - que une os diversos elementos do texto e busca estabelecer relações de sentido entre eles. Dessa forma, com o emprego de diferentes procedimentos, sejam lexicais (repetição, substituição, associação), sejam gramaticais (emprego de pronomes, conjunções, numerais, elipses), constroem-se frases, orações, períodos, que irão apresentar o contexto – decorre daí a coerência textual.
Desta lição, extrai-se que não se deve escrever frases ou textos desconexos – é imprescindível que haja uma unidade, ou seja, que essas frases estejam coesas e coerentes formando o texto. Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual. 
1) Atividade 1 - A partir dessa reflexão e do conteúdo do capitulo 1 do livro da autora Regina Damião(acima), acerca da coesão textual , elabore um artigo de 2 a 3 laudas(formato word , com capa e referências) apontando diversas formas de se garantir a coesão entre os elementos de uma frase ou de um texto. Defina a importância de elementos como esse na construção dos textos jurídicos visando imprimir compreensão, lógica e argumentação textual.
Atividade 2 – Assistir ao vídeo-aula acerca do tema proposto na atividade anterior, visando sedimentar os conteúdos até aqui estudados. Boa leitura, estudo e produção acadêmica.

Continue navegando