Buscar

Princípios e Desperdícios da Manufatura Enxuta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Descreva com suas palavras os objetivos do Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)
O Lean Manufacturing ou Produção Enxuta é um termo utilizado para caracterizar o STP (Sistema Toyota de Produção), que requer uma filosofia de menores lead times para entregar produtos e serviços com elevada qualidade e baixos custos por meio do fluxo produtivo via eliminação de desperdícios ao longo do fluxo de valor. E tem como objetivo a redução de custos, melhoria continua, agilidade de produção, maior capacidade produtiva e melhorias no ambiente de trabalho.
2) Dentre os 5 princípios da Manufatura Enxuta estão os princípios Valor e Fluxo de Valor Descreva estes dois princípios e compare-os.
· Valor: é aquilo que o cliente percebe e está disposto a pagar. O valor, refletido em seu preço de venda e demanda de mercado, deve ser definido pelo cliente apesar de ser produzido pelo fabricante.
· Fluxo de valor: busca identificar quais etapas agregam valor ao produto. Inclui todo fluxo de produção, desde a matéria-prima fornecida até chegar ao consumidor final. O fluxo de projeto do produto que inclui da capacitação ao lançamento e conta também com o fluxo de informação que vai da necessidade do cliente ao atendimento pleno.
4)Dentro dos 8 desperdícios do Sistema de Manufatura Enxuta está a Superprodução. Descreva os dois tipos de Superprodução e explique porque ela este é o desperdício mais grave.
Superprodução se da de duas maneiras:
Produzir de mais: superprodução por quantidade, produzir excessivamente
Produzir antes que o cliente necessite (superprodução por antecipação) , produzir antes que o cliente faça o pedido pode gerar estoques.
Produzir mais do que é necessário para o próximo processo na produção é a maior das fontes de desperdício. Este tipo de desperdício é o mais grave, pois tem a tendência de esconder as demais. Os adiantamentos de produção na suposição de uso futuro são desperdícios.
5)Qual a diferença entre desperdício causado por transporte e o desperdício de movimentação?
O desperdício de transporte está relacionado ao material, é uma atividade que não agrega valor, está diretamente ligada ao layout da empresa ou seja a distribuição dos equipamentos e materiais. Já o desperdício de movimentação está relacionado ao homem, refere-se aos movimentos desnecessários realizados pelos operadores. 
6) Por que muitas empresas nos dias atuais ainda consideram que o estoque, tanto em processo, quanto do produto acabado, é considerado um mal necessário?
Os Estoques representam desperdício financeiro, uma vez que prejudicam a taxa de giro de capital, ou seja muito dinheiro fica empregado nesse material que está pardo. No entanto, os estoques têm a capacidade de “aliviar” os problemas de sincronia entre os processos. Realizar reduções dos níveis de estoque não costuma ser uma tarefa fácil. 
7) Explique as principais causas do desperdício por defeito.
· Falta de objetividade na especificação do cliente com relação ao produto;
· Processos incapazes;
· Falta de controle de processo;
· incapacitação de pessoas ou pessoas não qualificadas;
· setorização ou departamentalização ao invés de qualidade total;
· Fornecedores desqualificados.
8) Como as empresas causam o desperdício de Talentos dentro dos departamentos administrativos e na manufatura?
Não ouvindo as pessoas envolvidas com o trabalho sobre suas percepções, pois quem está ligado diretamente ao processo pode ter inúmeras visões, não envolvendo-as na identificação e resolução dos problemas com os quais lidam diariamente, limitar acesso ao conhecimento de informações gerenciais.
10) Explique seu entendimento sobre Mapeamento de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping).
 Mapeamento de fluxo de valor é um método de fluxograma para ilustrar, analisar e melhorar os passos necessários para entregar um produto ou serviço. Fundamental na metodologia enxuta, o VSM analisa o fluxo das etapas e informações do processo desde a origem até a entrega ao cliente. Tal como acontece com outros tipos de fluxogramas, ele usa um sistema de símbolos para representar várias atividades de trabalho e fluxos de informação.

Continue navegando