Buscar

Gestão da Cadeia de Suprimentos 29-05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Cadeia de Suprimentos – 29/05/2020
Uma das áreas que mais se analisa hoje dentro das organizações sem dúvida é a Gestão dos Estoques, percebe-se que os investimentos em itens de estoque que ficam parados por períodos de tempo muito longos e sem necessidade retêm um alto investimento de capital das empresas. Como se define a gestão de estoques nas empresas?
R: O que é gestão de estoque? 
A gestão de estoque representa a capacidade de a empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento. Além disso, ela permite que a empresa entenda seu mix de produtos e suas demandas, que por sua vez irá determinar as necessidades de compra.
Outro ponto importante da gestão de estoque diz respeito à valoração dos estoques, ou seja, quanto o estoque vale para a empresa.
Como se define a gestão de estoques nas empresas?
O estoque é um dos ativos mais valiosos da empresa. Nos setores de varejo, manufatura, food service e outros, os insumos e os produtos acabados representam a essência do negócio e má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento.
Ao mesmo tempo, o estoque pode ser considerado como um passivo (não no sentido contábil).
Manter um estoque grande acarreta, em certa medida, diversos riscos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis.
Por essas razões, o gerenciamento de estoque é de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu tamanho.
Saber quando reabastecer certos itens, a necessidade de compra e produção, o preço de compra assim como o de venda é essencial para a manutenção das atividades, o que torna essa tarefa, além de complexa, muito delicada.
A gestão de estoque, além de possibilitar que a empresa tome as melhores decisões, impede que ela cometa erros, como comprar itens desnecessários apenas por estarem com preço atrativo.

Continue navegando