Buscar

trabalho marisa

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Giselda Pompermayer Gonçalves – RA: T402JI-8
Lívia Maria Frazão Dias – RA: F144GE-0
Marli de Souza Lima Giacom – RA: T450FI-3
Rosana Corrêa de Santana da Rosa – RA: T314DI-8
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO
ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO.
	Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Psicologia Ciência e profissão, sob orientação da Profa. Marisa Silva
Campus Assis – São Paulo
2020
Sumário
1 INTRODUÇÃO	3
1.1 Apresentação	3
1.2 Objetivo	3
1.3 Metodologia	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
2.1 Surgimento	4
2.2 Diferenciações	4
2.3 Área de atuação	5
2.4 Trabalhos realizados	5
2.5 Métodos	6
2.6 Contribuições	6
3 CONCLUSÃO	7
4 BIBLIOGRAFIA	8
1. Introdução 
1.1. Apresentação
Trata-se de trabalho acadêmico apresentado à disciplina Psicologia Ciência e Profissão, desenvolvido pelos alunos do 1º do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP/Assis.
A temática refere aos contextos de atuação do psicólogo, especificamente ao contexto organizacional e do trabalho.
1.2. Objetivo
Caracterizar a atuação do psicólogo no contexto organizacional e do trabalho.
1.3. Metodologia
Trata-se de pesquisa desenvolvida por meio de consultas à literatura disponível sobre o assunto, através de revistas e livros especializados, artigos científicos, documentários e vídeos disponíveis.
Utilizou-se para tanto material científico disponibilizado através de bibliotecas virtuais, bem como material didático oferecido pelo curso de psicologia da UNIP.
2. Desenvolvimento
2.1. Surgimento
 A necessidade de olhar para o trabalhador com mais cuidado surgiu na revolução industrial, como queriam cada vez mais aumentar a produção começaram a buscar por trabalhadores capacitados, ambiciosos e motivados.
 Ao mesmo tempo como os mesmos eram olhados como máquinas e deviam acompanhar o aumento dos maquinários nas indústrias o trabalho não era nada agradável, muitos adoeciam e tinham que continuar trabalhando por conta de toda a desigualdade existente.
 Foi portanto durante a revolução industrial que surgiu a ideia do trabalhador como conhecemos hoje e com isso a psicologia industrial que foi evoluindo no decorrer dos anos e se tornou a psicologia organizacional e a psicologia do trabalhando, visando não apenas a produção, como também o bem estar do trabalhador.
2.2. Diferenciações
 A psicologia do trabalho e a psicologia organizacional hoje apresentam algumas diferenças, sofreram uma divisão no decorrer dos anos, embora sejam complementares.
 A psicologia do trabalho é responsável por estudar o homem no ambiente do trabalho, as circunstâncias que o ajudam a produzir mais ou menos, já, a psicologia organizacional, trabalha com a empresa de modo geral e a integração dos funcionários. 
 Essa divisão ocorreu pela grande abrangência que essas psicologias apresentam, porém elas se encontram unidas na maioria das vezes já que uma psicóloga da área necessita unir ambas para um trabalho mais completo.
2.3. Área de atuação
 Atua em recursos humanos de grandes empresas (RH) de diversas maneiras diferentes, inclusive algumas de suas funções não necessariamente estão ligadas a essa área.
 Um psicólogo organizacional pode apresentar palestras ou desenvolver dinâmicas com os funcionários visando diversos objetivos, e isso independe de trabalhar na empresa ou não.
2.4. Trabalhos Realizados
Os psicólogos organizacionais são usados para recrutamento e seleção de funcionários e não funcionários para vagas dentro da empresa, podem atuar sozinhos ou em conjunto com outro funcionário tanto para a realização do processo quanto para a tomada de decisão.
 Pode apresentar palestras, desenvolver dinâmicas e realizar treinamentos para o desenvolvimento na produção do trabalhador, melhorias nas relações dentro da empresa e também em fatores pessoais do funcionário, além de auxiliar na resolução de conflitos. Utilizando de seu conhecimento se torna um mediador para manter a ordem e as relações diante de algum desentendimento, mantendo assim um clima ameno na empresa.
 Muitas vezes o psicólogo também fica encarregado de desenvolver planos de carreira, de benefícios e de salário dos trabalhadores, determinando as funções de cada cargo, com isso acaba conhecendo muito bem a organização da empresa e identifica o motivo de uma determinada queda no rendimento. 
 Pode acontecer dele ser responsável por ajudar na criação do espaço físico da empresa, pois o mesmo contribui para o bem estar e segurança do trabalhador, e essa é uma das principais preocupações de um psicólogo de RH, pois é de sua responsabilidade avaliar a saúde mental e qualidade de vida dos funcionários. 
2.5. Métodos
 O teste psicológico é um desses métodos e é usado principalmente no recrutamento, eles devem ser aplicados por um psicólogo formado e podem coletar diversas informações como personalidade, atenção, raciocínio, entre outros, dependendo do seu foco.
 A entrevista, que também é utilizada no recrutamento, vai muito além de um simples diálogo de perguntas e respostas, pois existe toda uma técnica e cuidado que o psicólogo utiliza para adquirir as informações que procura.
 A observação pode ser usada para medir o desempenho e a satisfação dos funcionários ou avaliar um candidato, como o próprio nome diz consiste em observar a pessoa em um cenário montado ou até mesmo natural, como o momento que estão trabalhando. 
 As dinâmicas em grupos são muito variadas, podendo proporcionar o aumento da confiança entre os funcionários, a empatia ou apenas possibilitar relações amigáveis, assim também as palestras comandadas pelo psicólogo possuem um objetivo especifico. Os treinamentos que visam trazer melhoria técnica ou emocional para os funcionários podem se apresentar de ambas as formas.
2.6. Contribuições
Desde a criação e implantação da psicologia organizacional é possível visualizar seus benefícios, inclusive é uma área que vem crescendo muito.
 Aumento da produtividade, da saúde emocional dos trabalhadores e melhoria no clima da empresa são três dos seus benefícios e estão interligados, pois foi comprovado que funcionários que se sentem bem no trabalho e possuem um ambiente favorável são mais engajados, motivados a produzir, logo financeiramente e mentalmente o dono e os contribuidores saem ganhando. 
Além disso é vantajoso para uma empresa que a rotatividade de funcionários seja a menor possível, pois assim o custo para recrutamento, treinamento e outros fatores que necessitam de investimento e tempo diminui. Essa permanência do trabalhador só é possível se o mesmo se sentir bem com seu trabalho.
3. Conclusão
 A psicologia organizacional é de extrema importância não apenas para garantir o lucro da empresa, mas também a satisfação de seus contribuidores. 
 Sabemos a importância do trabalho na vida do homem, afinal uma boa parte do seu tempo útil é investida no mesmo, logo seria muito ruim para ambos que fosse realizado de forma insatisfatória. Essa é uma importante ação do psicólogo organizacional, o mesmo deve possibilitar um ambiente confortável e relações saudáveis dentro do ambiente profissional, enquanto cuida para que ninguém seja sobrecarregado impossibilitando assim uma execução de qualidade sobre suas funções.
 Além disso a busca por um funcionário que se encaixe na função é apenas um dos desafios do recrutamento, já que para o bem da empresa e do funcionário ele deve apresentar um emocional estável, e estar disposto a contribuir com o seu melhor.
 Já que o psicólogo foi ensinado a olhar com um olhar humano, o que infelizmente falta em muitas empresas que veem seus funcionários como máquinas, ele se torna de extrema importância dentro de qualquer segmento de trabalho.
4. Bibliografia
BETTOI, Waldir. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. 2017. 49p. Curso de psicologia, Unip, Assis.
BOTTONI. Fernanda. O que é dinâmica de grupo e o que ela avalia. Disponível em: < https://www.vagas.com.br/profissoes/o-que-e-dinamica-de-grupo-e-o-que-ela-avalia/ >. Acesso 05 de Maio.2020.
Diálogos | Psicologia organizacional e do trabalho. TV UNESP. 2015, 00:24:11, color. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=W7s0oNDbgO0 >. Acesso 05 de Maio. 2020.
Kenoby. Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças. Disponível em: < https://kenoby.com/blog/psicologia-do-trabalho-e-psicologia-organizacional/ >. Acesso 05 de Maio. 2020.
Kenoby. Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber. Disponível em: < https://kenoby.com/blog/psicologia-do-trabalho-e-psicologia-organizacional/ >. Acesso 05 de Maio. 2020.
MENDONÇA. Bruno. Psicologia organizacional: tudo o que você precisa saber. 2018. Disponível em: < https://www.edools.com/psicologia-organizacional/ >. Acesso 05 de Maio. 2020.
MENDONÇA. Bruno. Psicologia organizacional: tudo o que você precisa saber. 2018. Disponível em: < https://www.edools.com/psicologia-organizacional/ >. Acesso 05 de Maio. 2020.
Sólides RH Inteligente. O que é psicologia organizacional e do trabalho?. 2019. Disponível em: < https://blog.solides.com.br/psicologia-do-trabalho-e-organizacional/ >. Acesso 05 de Maio. 2020.
Sólides RH Inteligente. O que é psicologia organizacional e quais seus benefícios?. 2020. Disponível em: < https://blog.solides.com.br/o-que-e-psicologia-organizacional/ >. Acesso 05 de Maio. 2020.
2

Continue navegando