Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Considere os seguintes fragmentos retirados do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa:
“... Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos (...). Os gerais correm em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniões... O sertão está em toda a parte.”
“... e muitas idas marchas: sertão sempre. Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera: digo. Mas saímos, saímos. Subimos. Ao quando um belo dia, a gente parava em macias terras, agradáveis. As muitas águas. Os verdes já estavam se gastando. O manuelzinho-da-crôa! Diadorim, comigo.”
“As garças, elas em asas. O rio desmazelado, livre rolador. E aí esbarramos parada, para demora, num campo solteiro, em varjaria descoberta, pasto de muito gado.”
(http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/ artigos_teses/GEOGRAFIA/Artigos/trilhas_grande_sertao.pdf)
Trabalhar com esses textos literários permite:
Correta
(E) Discutir diferentes paisagens sertanejas....
 Pergunta 2
A Geografia tem o seu lugar nos anos iniciais enquanto componente expressivo no processo de leitura e escrita da língua natal. Por quê?
Correta
(E) Porque a criança mesmo não sendo alfabetizada existe no mundo.
Pergunta 3
Considere o fragmento de texto a seguir: “Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.” (CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 [adaptado]).
No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:
Correta
(B) Simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.
Pergunta 4
Qual é o papel do professor?
Correta
(E) Ser mediador no processo de ensino-aprendizagem. 
Pergunta 5
A experiência vivida dos alunos pode e deve ser usada como base para o seu aprendizado, visando construir o conhecimento ao invés de memorização. Por exemplo: o professor pode pedir que os alunos façam um texto explicando como chegar à sua casa ou à escola, usando seus conhecimentos e a sua própria linguagem. Com esse material produzido pelos alunos o professor pode:
Correta
(D) Desenvolver as habilidades de orientação, representação e expressão do espaço vivido pelo aluno.
Pergunta 6
É possível utilizar as artes, em geral, como metodologia de alfabetização geográfica?
Correta
(C) Sim, porque a arte é uma criação humana capaz de despertar sentimentos, olhares, análises e compreensões diversas do mundo.
Pergunta 7
O ________ da geografia nos anos iniciais faz com que os alunos aprendam a __________. Qual dentre essas alternativas melhor completa a frase anterior?
Correta
(E) Lugar; ler o mundo
Pergunta 8
A educação infantil é organizada por campos de experiência. Quais são eles?
Correta
(C) Todas as alternativas ...
 Pergunta 9
De acordo com os autores Mazzonetto e Moreira (2006), o que significa estar alfabetizado em geografia?
Correta
(A) Relacionar o espaço com a sociedade e natureza.
Pergunta 10
Como a criança olha, entende e constrói o espaço?
Correta
(A) De cima para baixo – verticalidade

Mais conteúdos dessa disciplina