Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Questoes 4 e 5

Pré-visualização | Página 1 de 3

1a Questão
	
	
	
	A Sociologia, para Max Weber, é a ciência "que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em seu desenvolvimento e efeitos" (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação social. Nesta perspectiva, analise o texto abaixo e identifique o tipo de ação social presente no plano governamental em questão:
"Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009). O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais. "Eu e o meu companheiro temos 37 direitos que não são respeitados. Queremos direitos iguais", disse Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Para o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), essas mudanças levam tempo, mas o plano ajudaria a antecipar as decisões. "Antes, se falaria em torno de ideias, propostas. Agora é um plano governamental, e cada ministério tem que se adaptar", disse. "Há um crescente reconhecimento na sociedade, há muitos anos existem casais gays. Existe a convivência. Esse é um passo que o Brasil deu na sua construção democrática".
Após análise do texto, marque a opção correta:
		
	
	Ação tradicional
	
	Ação afetiva
	 
	Ação racional em relação a valores
	
	Ação carismática
	
	Ação patológica
	Respondido em 19/05/2020 20:01:26
	
Explicação:
Na ação social racional com relação à valores, o que importa é ser fiel a uma valor moral, ético, religioso, político, et.
No caso , o valor em questão é o respeito às orientações sexuais dos indivíduos e a defesa dos seus direitos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Como explicar as diferenças entre as culturas? Por que um grupo humano se alimenta exclusivamente de frutos e é politeísta (acredita em várias divindades) enquanto outro se alimenta de animais e é monoteísta?
Assinale a alternativa que responde corretamente a interrogações acima.
		
	
	Para sobreviver nos ambientes físicos e sociais, os indivíduos da espécie humana dependem principalmente de suas disposições físicas ou fisiológicas.
	
	As formas culturais diferenciadas são frutos da estrutura genética da espécie.
	
	Os grupos humanos são qualitativamente diferentes.
	
	As diferenças entre as culturas são determinadas pela qualidade e pelo nível de evolução de cada grupo.
	 
	As culturas estão diretamente relacionadas à especificidade das condições de vida de cada grupo, isto é, estão relacionadas às condições particulares que possibilitaram sua criação e desenvolvimento.
	Respondido em 19/05/2020 20:01:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que o positivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; . além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhães (o Proclamador da República) e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional. (Ribeiro, Roberto. O Positivismo no Brasil. Em http://candidorondon.com.br/o-positivismo-no-brasil, fev., 2012).
Qual foi o pensador que criou a filosofia positivista e é considerado o fundador da sociologia.
		
	 
	Augusto Comte
	
	Alexandre Dumas
	
	Francis Bacon
	
	Benjamin Constant
	
	Émile Durkheim
	Respondido em 19/05/2020 20:01:57
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As ciências sociais surgiram no contexto das grandes transformações culturais, econômicas, políticas e sociais que abalaram a Europa e deram origem a Era Moderna. Dentre essas transformações podemos destacar:
		
	
	A Revolução Cubana, de 1959.
	
	A Revolução Russa, de 1917.
	
	A Revolução Portuguesa, de 1490.
	 
	A Revolução Francesa, de 1789.
	
	A Revolução Alemã, de 1764.
	Respondido em 19/05/2020 20:02:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
		
	
	A revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
	
	Os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
	
	A consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
	 
	Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
	
	A internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
	Respondido em 19/05/2020 20:02:37
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(UNICENTRO 2019) A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominada
		
	
	Psicologia
	 
	Positivismo
	
	Marxismo
	
	Fenomenologia
	
	Sociologismo
	Respondido em 19/05/2020 20:03:15
	
Explicação:
"O positivismo, cujo pai em filosofia é Auguste Comte, define-se primeiro pela recusa de toda a legitimidade da metafísica. O princípio do conhecimento consiste em partir do observável e ater-se a ele. O pensamento só pode atingir relações e leis. A interrogação sobre os fins e sobre a essência oculta das coisas não é mais que ilusão religiosa". 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornasse possível através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da humanidade.
	Respondido em 19/05/2020 20:04:13
	
Explicação:
A sociologia é uma das disciplinas que compõe as chamadas ciências sociais. Criada no século XIX, tem como fundor o filósofo Auguste Comte (1798-1857), um dos principais representantes do positivismo. Comte pretende estudar as sociedades utilizando-se do rigor metodológico das ciências da natureza, a exemplo da física. Dessa forma, pretende romper com toda forma especulativa ou mística de compreender a realidade, substituindo pelo modelo científico fundamentado na razão, observação, mensuração (medida) e busca de leis gerais de funcionamento
Página123