Buscar

Exercício sobre Psicologia do Desenvolvimento: O Adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
FARAH, Olga Guilhermina Dias. SÁ, Ana Cristina de. (Org.). Psicologia Aplicada a Enfermagem. São Paulo: Manole, 2008. 
Capítulo 4 – Psicologia do Desenvolvimento: O Adolescente – Fabiane de Amorim Almeida
# Após leitura do texto responda:
1º) Quais são os aspectos de desenvolvimento mais significativos no adolescente?
RESPOSTA: O processo da adolescência é um período de preparação para a vida adulta, durante o qual ocorrem tempo várias experiências de desenvolvimento chave. Além de maturação física e sexual(puberdade), essas experiências incluem o movimento para a independência social e econômica e desenvolvimento da identidade, a aquisição das competências necessárias para a realização de relacionamentos adultos e papéis, e da capacidade de raciocínio abstrato(autonomia). Enquanto que a adolescência é um momento de enorme potencial de crescimento, também é um momento de risco considerável, durante o qual contextos sociais exercem influências poderosas.
2º) Quais são as principais crises pelas quais passa o adolescente? Como o enfermeiro pode identificá-las e intervir?
RESPOSTA: Algumas crises marcam a adolescência, como por exemplo: as de identidade e autonomia. É nessa fase de crise que o adolescente sente necessidade de definir-se como pessoa e agir por si mesmo. Esse longo processo de busca de identidade ocupa grande parte da sua energia e é a consequência da perda da identidade infantil que se produz quando começam as mudanças corporais. Nesta fase acontecem grandes mudanças no ser humano. Nela, o adolescente procura conhecer a própria personalidade, suas ideias e ideais e definir seus valores e orientações. Essas crises preparam o adolescente para a vida adulta, formando sua mentalidade e opiniões e tendo mais autonomia.
Os adolescentes se deparam com várias situações novas e pressões sociais, favorecendo condições próprias para que apresentem flutuações do humor e mudanças expressivas no comportamento, o profissional de enfermagem deve estar atento a essas alterações, escutando-o e possibilitando o adolescente expor suas ideias, sentimentos e experiências, sendo respeitado e valorizado. Portanto, a comunicação é elemento fundamental na relação entre o profissional e o adolescente. Os enfermeiros podem trabalhar desencadeando o estímulo às potencialidades do adolescente, através do exercício da promoção da saúde, visando fazê-los capazes de cuidar da sua saúde, assegurando estratégias de educação sexual e reprodutiva, saúde mental, prevenção de acidentes, na relação familiar e maus-tratos, voltadas para promoção da saúde e prevenção de doenças com maior risco de ocorrência nesta faixa etária. Notasse então a importância dos diagnósticos de enfermagem e que os enfermeiros passem a trabalhar com mais ênfase no campo da adolescência, adquirindo, assim, habilidades no uso dos diagnósticos de enfermagem nessa área.

Continue navegando