Buscar

Prova HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CONTEMPORÂNEA
QUESTÃO 1
Para compreendermos o tipo de mentalidade que se estabeleceu nas Treze Colônias - e que se tornou fundamental para seu desenvolvimento econômico -, recorremos a uma das principais teses de Max Weber. Sobre essa tese, é correto afirmar:
a ) Max Weber, em sua análise, opta por privilegiar os elementos econômicos em detrimento dos culturais e individuais.
b ) Uma das questões que Weber levanta diz respeito ao caráter determinante do coletivo em detrimento ao indivíduo, o que explicaria o êxito dos colonos.
c ) Faz referência à noção de ética protestante, que explica a capacidade de trabalho e acumulação de riquezas que orientava parte dos colonos das Treze Colônias naquele período.
d ) Acabava por não dar ênfase aos elementos racionais e burocráticos, que poderiam explicar o papel do Estado e suas transformações no período.
e ) O materialismo histórico e dialético é a única forma que podemos vislumbrar para a explicação desse fenômeno histórico.
QUESTÃO 2
Para entendermos o papel da Inglaterra no processo de expansão marítima europeia, é necessário vermos as mudanças significativas que essa nação viveu antes desse período. A respeito disso, podemos destacar:
a ) A Inglaterra viveu transformações políticas que geraram poucos mecanismo de controle do poder monárquico, o que, por sua vez, facilitou o despotismo.
b ) O fortalecimento do catolicismo acabou por fazer da nação um espaço privilegiado para as grandes navegações.
c ) A Inglaterra viveu uma transformação muito importante em sua estrutura política, criando mecanismos de controle do poder do rei e de noções de justiça fundamentais.
d ) A precoce centralização política e de seus territórios, inclusive fazendo da Inglaterra a pioneira no continente.
e ) A Inglaterra constituiu elementos técnicos para a navegação muito antes das demais nações, o que a favoreceu nesse processo.
QUESTÃO 3
A partir de 1800, nos EUA, podemos destacar mais um elemento importante para a consolidação do modelo político americano: a eleição de Thomas Jefferson à presidência. Mais do que algo personalista, houve uma reafirmação de princípios importantes, o que pode ser definido como
a ) o fato de a eleição desse presidente ter gerado uma nova marca nos EUA: a reaproximação constante com a Inglaterra, abrindo mão do papel de influência na região.
b ) a ruptura aberta e declarada com os princípios anteriores da constituição, substituindo-os pelos religiosos.
c ) a centralização contínua de poder, que garantiria cada vez mais mecanismos de poder para evitar o fim da escravidão.
d ) a instituição da chamada democracia jeffersoniana, que, na prática, tratava-se de o governo central abrir mão ao máximo de poder em favor dos estados, consolidando o modelo federalista.
e ) uma descentralização crescente, que gerou mais conflitos do que transformações positivas.
QUESTÃO 4
A segunda metade do século XVIII é marcada pela Revolução Industrial e a eclosão das ideias liberais na Europa. Mas, ao pensarmos nos acontecimentos do início do século XIX, principalmente no Brasil, podemos apontar como elemento decisivo à independência que:
a ) Houve o acompanhamento do ritmo de industrialização da Europa, bem como a crescente liberalização da economia, no fim do século XVIII.
b ) A reação da nobreza por toda a Europa gerou um efeito muito importante no Brasil, retardando cada vez mais as transformações políticas locais.
c ) O processo de bloqueio continental na Europa, por parte de Napoleão, acabou por deixar todo o cenário político mais inerte, retardando ainda mais qualquer mudança no Brasil.
d ) A chegada da Família Real Portuguesa, embora não tenha sido responsável por todas as contradições, foi fundamental para dar início ao processo de mudança que culminou na independência.
e ) O crescente movimento abolicionista precipitou o processo de independência já no início do século XIX.
QUESTÃO 5
No fim do século XVIII e no início do XIX, foi possível notarmos em toda a América a difusão de um ideário político que contribuiu para agitar ainda mais o clima nas colônias. A difusão das ideias iluministas por toda a Europa influenciava os colonos que habitavam os diversos pedaços da América. Tradicionalmente tratamos da circulação dessas ideias nas Treze Colônias, mas muitos historiadores têm retomado esse assunto para falar da América Portuguesa. Sobre isso, é correto afirmar que
a ) o iluminismo foi facilmente digerido pelas elites locais pelo fato de essas ideias serem compatíveis com a manutenção da escravidão.
b ) havia total rejeição por parte de colonos em aceitar qualquer tipo de relação com as ideias iluministas devido ao predomínio do catolicismo na região.
c ) ao longo da América Espanhola e Portuguesa circularam muitas ideias iluministas, ainda que houvesse a proibição da publicação de obras relacionadas a esse pensamento. Esse fator pode ser verificado no crescimento de movimentos políticos como a Inconfidência Mineira.
d ) essas ideias se propagaram de maneira mais veloz à medida que a Coroa passou a incentivar a difusão delas por meio da abertura de universidades nas colônias, principalmente as de Portugal.
e ) esse movimento de historiadores, ao tratar de ideias iluministas na América Portuguesa e Espanhola, ajuda a reafirmar a tese de que na América Portuguesa as ideias eram mitigadas e sem a mesma relevância que na outra região do continente.
QUESTÃO 6
Uma das oportunidades de crescimento com que os EUA se depararam no início do século XX, e que se mostrou fundamental, foi a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Sobre essa relação histórica, é possível afirmar que
a ) devido aos ataques em seu território, os EUA se viram obrigados a investir na construção civil, gerando emprego e renda significativos.
b ) a Europa buscou transferir ao máximo capitais para os EUA, ampliando assim seu sistema financeiro.
c ) ocorreu devido à exploração de recursos naturais, que eram inexistentes na Europa, propiciando o crescimento norte-americano.
d ) devido à participação direta dos EUA no combate, houve um fortalecimento significativo da indústria bélica.
e ) a paralisia da indústria europeia, em consequência da guerra, abriu espaço para a indústria estadunidense crescer e ampliar ainda mais seu poder econômico.
QUESTÃO 7
Sobre os cabildos coloniais, é correto afirmar que
a ) embora fosse uma instituição de poder simbólico significativo na América Espanhola, era incapaz de dispor de um poder que pudesse interferir no jogo político local.
b ) tratava-se de importante instituição colonial do mundo anglo-saxão, marcada pela atuação dos pioneiros conhecidos como peregrinos.
c ) foi uma das mais importantes instituições políticas do Brasil Colônia, atuando de maneira demarcada e em prol dos interesses locais.
d ) apenas ressaltava o poder da metrópole e garantia que não houvesse a constituição de poder local. Isso é possível de perceber justamente no processo de emancipação local.
e ) era uma instituição fundamental na América Espanhola, similar a uma câmara municipal na América Portuguesa. Nela, a atuação dos criollos era decisiva para a construção do poder local.
QUESTÃO 8
Sobre o papel das ideias políticas nas Treze Colônias ao longo da década de 1770, é correto afirmar que
a ) houve um desaquecimento do ideário iluminista ao longo do período graças a um forte esquema de controle de ideias por parte da Coroa inglesa.
b ) se restringiam às ideias de cunho religioso e de políticas rudimentares.
c ) pode ser desprezado, tendo em vista o papel pouco expressivo de um pensador como Thomas Paine nos EUA e na Europa, algo que pode ser verificado nas palavras de pensadores da época e da atualidade.
d ) os panfletos mais relevantes que circularam nas Treze Colônias nesse período tinham cunho mais moderado e acompanhavam o ritmo do processo político em voga, caminhando para uma resolução amistosa.
e ) se destaca a circulação de ideias como o panfleto Senso Comum, de Thomas Paine, que alardeava a liberdade de maneira mais radical,justamente no momento em que a metrópole apontava para a resistência.
QUESTÃO 9
Ao abordarmos o processo de independência das Treze Colônias, que deu origem aos Estados Unidos, tratamos muito sobre o papel das ideias liberais e da ética protestante. Mas outros fatores são fundamentais para compreendermos esse processo. Nesse caso, é correto afirmar que
a ) havia a necessidade de avançar sobre a parte Oeste do país e os conflitos com os povos indígenas da região precipitaram a independência.
b ) na década de 1750, a população das Treze Colônias havia crescido significativamente. Além disso, uma série de cidades chegava a tamanhos relativamente grandes, o que explica cada vez mais o dinamismo e a circulação de ideias políticas de liberdade.
c ) os movimentos abolicionistas se sobrepuseram aos demais, o que explica o aceleramento da independência dos EUA.
d ) a Inglaterra, ao ver o crescimento de ideias revolucionárias no território, fez múltiplas concessões do ponto de vista econômico e tributário, abrindo espaço para o fortalecimento da elite local.
e ) a Inglaterra deixava claro o desejo de evitar conflitos, o que explica a ausência de resistência política e militar nesse processo.
QUESTÃO 10
A historiografia tradicional, principalmente até a década de 1970, ao abordar os processos de independência da América Espanhola e Portuguesa, costumava enfatizar e negligenciar, respectivamente:
a ) Tempo e temporalidade.
b ) Sociedade e religiosidade.
c ) Permanências e rupturas.
d ) Rupturas e permanências.
e ) Cultura e economia.
QUESTÃO 11
Entre os fatores que foram fundamentais para compreendermos a circulação de ideias políticas e de caráter revolucionário no Brasil pré-independência, podemos destacar:
a ) O crescimento das cidades, que passaram a oferecer um cenário de maior dinamismo, favorecendo a circulação de pessoas e ideias em espaços dos mais variados, tanto privados quanto públicos.
b ) A força da Igreja católica, que, nesse período, era uma instituição altamente relacionada às ideias iluministas no Brasil.
c ) A crescente liberação do ensino superior na colônia, a qual criou cada vez mais espaços de estudo político, incentivados pela própria Coroa portuguesa.
d ) A ampliação dos espaços rurais como centros de discussão e debate político, já que não havia qualquer tipo de fiscalização da Coroa nessas regiões.
e ) A ampliação sistemática de uma educação pública na colônia que incluía os ex-escravos por meio de ações diretas de seus senhores.
QUESTÃO 12
Sobre o uso da expressão América Latina, podemos afirmar que:
a ) Chegou a ser utilizada por Napoleão III e ganhou força no século XX graças às lutas políticas no continente.
b ) Só teve força e expressão após os governos de esquerda do século XXI.
c ) Nunca teve qualquer tipo de relação com pensamentos políticos e filosóficos do período.
d ) Nunca teve relevância do ponto de vista histórico ou geopolítico.
e ) Reflete um sentimento de unidade territorial incentivado pelos Estados Unidos da América.

Mais conteúdos dessa disciplina