Buscar

Atividade para avaliação-Geografia Semana 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade para avaliação - Semana 3
1- A professora Lana Cavalcanti, no texto “Bases Teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e práticas de ensino”, explica que o ensino pode ser considerado um processo dinâmico que envolve três elementos fundamentais. Tais elementos estão interligados, são ativos e participativos, pois a ação de um deles influencia a ação dos outros. Quais são eles?
Resposta: O aluno, o professor e a matéria escolar.
2- Segundo a professora Rosangela Doin de Almeida, para ensinar sobre mapas na escola é fundamental que o professor considere que:
Resposta: Os mapas são produzidos a partir de uma malha de coordenadas que garante a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Resultam de reduções e envolvem projeções das três dimensões do espaço sobre o plano do papel. Sobre o mapa-base são feitos mapas temáticos, utilizando-se um sistema de signos.
3- Leia, com atenção, as afirmações a seguir sobre CARTOGRAFIA E INFÂNCIA. Elas estão pautadas no trabalho da professora Rosangela Doin de Almeida. Coloque F para as afirmações FALSAS e V para as Verdadeiras. Depois escolha a alternativa que melhor condiz com a sequência de afirmações anotadas por você.
I. O desenho é uma forma particular de linguagem e está presente em nossas manifestações culturais desde a Pré-História.
II. Na infância é que se origina a noção de coordenadas espaciais.
III. Os desenhos são representações impregnadas de simbologias espaciais cujas referências e sentidos emanam do contexto da cultura, assim como ocorre com outras linguagens.
IV. Aparecem nos desenhos de crianças pequenas (a partir de três anos) formas gráficas ligadas às experiências corporais no espaço e ao esquema corporal.
Resposta: Todas as afirmações são verdadeiras.
4- Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os estudantes, tanto do Anos Iniciais quanto dos Anos Finais do Ensino Fundamental dominem outros conceitos operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico. Quais são esses conceitos?
Resposta: Território, lugar, região, natureza e paisagem.
5- Observe as ilustrações a seguir e assinale qual delas corresponde a categoria geográfica PAISAGEM.
Resposta: Todas as respostas estão corretas.

Outros materiais