Buscar

093.924_aula2_6186212 (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AULAS: 05, 06, 07 e 08
	ORIENTAÇÕES
1. RESPONDER INDIVIDUALMENTE;
1. LER O GUIA DE ESTUDOS;
1. OUTRAS FONTES DE ESTUDO SERVIRÃO COMO COMPLEMENTO;
1. NÃO PLAGIAR RESPOSTAS DAS INTERNET, UTILIZAR O GUIA DE ESTUDOS;
1. ATIVIDADES IDÊNTICAS SERÃO ZERADAS;
1- A pesquisa varia quanto à natureza, objetivos e os procedimentos técnicos. Você, Engenheiro de Produção, utilizaria qual tipo de pesquisa em sua atuação? Explique. 
R. Eu como Engenheira de Produção, usuária a pesquisa aplicada, pois com este método de pesquisa eu buscaria solucionar determinado problema em uma organização e sempre estaria presenciando e me envolvendo diretamente nos acontecimentos.
2- No curso de Engenharia de Produção, faz parte da matriz curricular às disciplinas de “Projeto de Graduação I e II”, dessa forma, se faz necessário conhecermos a estrutura do projeto de pesquisa. Com base nessa informação, cite a composição.
R. Tema, justificativa, delimitação de problema, objetivos: geral e específico, hipóteses, variáveis, metodologia, embasamento teórico, cronograma, orçamento e bibliografia.
3- Cite exemplos de Bibliografias: Citação simples; Citação de livro com dois autores; Citação de livro com mais de três autores; Publicações periódicas; Referências Legislativas e Referências de meios eletrônicos. (As bibliografias devem fazer referência à área de formação, ou seja, pesquisem nos conteúdos de Engenharia de Produção).
R. Citação simples: BUNGE, Mario. Teoria e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
Citação de livro com dois autores: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica-7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
Citação de livro com mais de três autores: SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.
Publicações periódicas: INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Bibliografia Brasileira de Ciência da Informação: 1984/1986. Brasília: IBICT, 1987
Referências legislativa: BRASIL. Decreto nº 5.798, de 7 de junho de 2006
Referências de meio eletrônico: PORTO, Geciane Silveira. Pesquisa quantitativa. Universidade de São Paulo. Disponível em:< https//edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1585239/mod_resource/contente/1/pesquisa%20QUATITATIVA%20.pdf>Acesso em dez.2017.
4- Quais são os elementos que compõem a monografia e quais itens fazem parte de cada elemento?
R. Elementos Pré – Textuais: capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo em língua portuguesa, resumo em língua estrangeira, listas de abreviações e siglas, listas de figuras, listas de tabelas listas de quadros e sumário.
Elementos Textuais: Introdução; apresentação e explicação do tema. Desenvolvimento; descrição de tudo que foi pesquisado. Conclusão ou considerações finais; é o final do trabalho, onde apresenta as considerações que se chegou para responder os objetivos e hipóteses levantados.
Elementos Pós- Textuais: referências bibliográficas, apêndices, anexos e índice.
5- O que se configura plágio em um trabalho acadêmico? 
R. O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais.
6- Cite um exemplo de: citação direta, citação indireta e citação da citação (INFORMAR A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO CONSULTADO, VER AULA 06). 
R. Citação direta: Segundo Rónai (2012, p. 21), “pensa-se geralmente que a tradução fiel é a tradução literal, e que, portanto, qualquer tradução que não seja literal é livre”. Citação Indireta: De acordo com Mattar (1996), a pesquisa bibliográfica é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente pouco ou inexistentes. Citação da citação: De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

Continue navegando