Buscar

desenvolvimento pessoal provas forum

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Correta	
Wind (2005, p. 36) afirma que “uma de nossas ilusões mais persistentes – e talvez a mais limitadora – é a crença de que o mundo que vemos é o mundo real”. Justificativa: Para tomarmos uma decisão a respeito de algo, seja na vida profissional ou pessoal, fazemos uma leitura das circunstâncias que nos cercam. Essas circunstâncias não são percebidas diretamente, mas representadas pelo nosso modelo mental, formado pelas inúmeras experiências que aconteceram ao longo de nossa vida. É esse modelo mental que nos faz acreditar que o mundo que nos cerca é realmente aquele que percebemos.
WIND, Y. A Força dos Modelos Mentais: transforme o negócio da sua vida e a vida do seu negócio. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Corretad.
Nosso cérebro é uma “máquina criadora de modelos virtuais”, cujas representações podem não ser condizentes com o mundo como ele é.
Resposta Correta:	
Corretad.
Nosso cérebro é uma “máquina criadora de modelos virtuais”, cujas representações podem não ser condizentes com o mundo como ele é.
Comentários da Resposta:	
Alternativa correta.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta	
No livro Pensamento e Mudança, Dr. Nelson Spritzer (1993, p. 27) afirma que “a pele delimita o mundo ‘real’ daquilo que você conhece como seu mundo interno, ‘o mundo das ideias’, o mundo do que você pensa sobre o que é real e sobre si próprio”.
Diante dessa afirmação, podemos pensar na seguinte situação: a pessoa A influenciou a pessoa B de forma negativa a respeito de algo. Dessa forma, A influenciou o “mundo de ideias” de B. Isso significa que o nível de influência do mundo real sobre o que está da pele para dentro, que é o mundo das ideias, nunca é igual a zero. Se não existir um entendimento e esforço para que o mapa mental de cada um seja enriquecido, ou seja, que esteja mais próximo do mundo real, as decisões tendem a ser equivocadas.
SPRITZER, N. Pensamento e Mudança: desmistificando a programação neurolinguística. Porto Alegre: L&PM, 1993.
 
A respeito da citação acima, dos conteúdos abordados nas aulas e nos textos- base avalie as afirmações a seguir:
I. A influência social é responsável pela construção e modificação de nossos modelos mentais. Todos nós nascemos e crescemos em um ambiente social no qual somos expostos à influência de uma cultura, de valores, hábitos, crenças (limitadoras ou possibilitadoras), deveres e inúmeros ensinamentos.
II. A nossa memória influencia o modo como percebemos a experiência atual. Em nossas mentes, cada vez que percebemos algo da realidade, o modelo que se evidencia é aquele formado pela experiência prévia.
III. A partir do resultado de uma experiência, nossa mente assume que cada experiência é diferente e, consequentemente, apresenta resultados diversos. Nossa mente classifica a informação em grupos distintos, ainda não conhecidos, e emite várias respostas, as quais nos ajudam a tomar uma decisão.
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Corretad. 
I e II.
Resposta Correta:	
Corretad. 
I e II.
Comentários da Resposta:	
Alternativa correta.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta	
A história também influencia de forma direta a construção de nossos modelos mentais. Prova disso é a diferença comportamental que percebemos em diferentes gerações. Segundo Oliveira (2010), alguns momentos históricos marcaram os modelos mentais dos indivíduos que vivenciaram tais períodos.
OLIVEIRA, S. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
 
Baseado nesse tema e no texto-base da disciplina, correlacione as gerações a seguir às influências que sofreram em seu modelo mental.
1. Depressão econômica e pós-guerra (1920 a 1930).
2. Euforia do pós-guerra (1940 a 1950).
3. Surgimento da TV (1960 a 1970).
4. Famílias estruturadas, modelos mais flexíveis (1980 a 1990).
( ) Modelos mentais baseados na rebeldia e na autonomia. Comportamentos encontrados: crescimento pessoal alcançado pelas conquistas e muito trabalho. Liderança é sinônimo de controle.
( ) Modelos mentais baseados na compaixão, solidariedade, paciência e sacrifício. Comportamentos encontrados: disciplina, honra, respeito e senso de organização.
( ) Modelos mentais baseados em suporte a estímulos, informações e qualificações para enfrentar a competitividade. Comportamentos encontrados: trabalho como fonte de satisfação e aprendizado, muito mais do que uma fonte de renda. Valoriza-se a recompensa e o reconhecimento.
( ) Modelos mentais baseados em uma certa rejeição ao que era convencional e padronizado, influenciando atitudes mais egocêntricas e céticas. Comportamentos encontrados: desejo de autossuficiência, prioridade no trabalho e autorrealização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
2, 1, 4 ,3.
Resposta Correta:	
Corretaa. 
2, 1, 4 ,3.
Feedback da resposta:	
(2) Quem nasceu nos anos de 1940-1950 viveu a euforia do pós-guerra, em que a educação foi moldada por um conceito de disciplina rígida imposta por quem viveu duas grandes guerras mundiais. A contestação era motivo para punição. Como resultado, os modelos mentais foram construídos baseados em grande expressão de rebeldia, demonstrada por meio da música e da arte em geral. Foram considerados anos rebeldes, em que se buscava autonomia e forte expectativa por gratificação. O crescimento pessoal foi alcançado pelas conquistas e por muito trabalho, sendo a liderança sinônimo de controle. (1) Quem nasceu nos anos de 1920-1930 passou pela depressão econômica e pelo pós-guerra e enfren­tou perdas e dificuldades em um ambiente no qual existiam poucas alternativas para o desenvolvimento dos jovens. Essa influência do meio ajudou a construir modelos men­tais voltados à compaixão, à solidariedade, à paciência e ao sacrifício. Essa geração vi­veu em uma sociedade em reconstrução, na qual o comportamento era baseado em disciplina, honra, respeito e senso de organização, e precisou ser diligente no trabalho e respeitar as autoridades e as regras. (4) Quem nasceu nos anos 1980-1990 foi fruto de famílias estruturadas em um modelo mais flexível e o convívio com os pais foi bastante diferente das gerações anteriores. Receberam suporte avançado – de estímulos, informações e qualificações – para enfrentar a competitividade. São fortemente influenciados por jogos digitais e moldados com objetivos de superar um desafio ainda mais complexo. Identificam o trabalho como fonte de satisfação e aprendizado, muito mais do que uma fonte de renda. Valorizam a recompensa e o reconhecimento. (3) Nos anos de 1960-1970, os modelos mentais foram influenciados pelo surgimento da TV. As crianças nascidas nesse período cresceram com a ideia de liberdade de ideais e observaram a contestação das autoridades. Conquista era a palavra de ordem. Uma certa rejeição ao que era convencional ou padronizado influenciou atitudes mais ego­cêntricas e céticas. O desejo de autossuficiência levou esses jovens a priorizar o traba­lho, com um forte desejo de autorrealização. Esses mesmos jovens foram marcados pelo pragmatismo e pela confiança em suas escolhas.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Correta	
Leia atentamente o texto a seguir:
Para Wind (2005, p. 39), nossos cérebros são “máquinas criadoras de modelos”, as quais constroem “simulações virtuais da realidade” para, então, agir sobre elas.
Já que não conseguimos perceber a realidade como ela é, pois nossa mente constrói simulações do que presenciamos no mundo, devemos estar conscientes da necessidade de nos aproximarmos ao máximo da realidade que nos cerca. Sendo assim, devemos sempre procurar diminuir a diferença entre o mundo externo e nossas simulações.
WIND, Y. A Força dos Modelos Mentais: transforme o negócio da sua vida e a vida do seu negócio. Porto Alegre: Bookman, 2005, p. 39.
De acordo com o enunciado e com os conteúdos abordados nas aulas, selecione a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Corretaa.A prática de ouvir atentamente a opinião de outras pessoas – por meio de diálogos construtivos, livros, jornais e revistas – pode enriquecer nosso modelo mental.
Resposta Correta:	
Corretaa.
A prática de ouvir atentamente a opinião de outras pessoas – por meio de diálogos construtivos, livros, jornais e revistas – pode enriquecer nosso modelo mental.
Comentários da Resposta:	
Alternativa correta.
Pergunta 5
0 em 0,2 pontos
Incorreta	
A maioria das pessoas costuma ter uma ideia pré-formada sobre tudo e tende a acreditar que esse é o mundo real, só fazendo uma releitura dele quando forçada. Isso acarreta ilusões persistentes que limitam as atitudes do indivíduo.
WIND, Y. A Força dos Modelos Mentais: transforme o negócio da sua vida e a vida do seu negócio. Porto Alegre: Bookman, 2005.
 
Esse mundo que se acredita ser real é o que chamamos de sistema de crenças do indivíduo, e é o que forma seu modelo mental. Considerando esse sistema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) As crenças são resultados da aprendizagem e das experiências e podem ter origem consciente ou inconsciente.
II. ( ) Todas as crenças acabam limitando nosso modelo mental, pois acarretam uma visão errada da situação.
III. ( ) A interação com outras pessoas tem pouca influência na formação do modelo mental, pois o modelo mental do indivíduo, uma vez consolidado, não deve sofrer alterações.
IV. ( ) As crenças também podem servir como impulsionadoras dentro dos modelos mentais, auxiliando na formulação de novos modelos.
V. ( ) O modelo mental pode contribuir para que uma mudança na visão de mundo do indivíduo seja facilitada ou não.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Incorretaa. 
V, F, F, V, F.
Resposta Correta:	
Corretae. 
V, F, F, V, V.
Feedback da resposta:	
A afirmativa I é verdadeira, pois as crenças têm origem consciente ou inconsciente e são adquiridas conforme a história de vida do indivíduo. A afirmativa II é falsa: quando a crença é positiva e atrelada ao objetivo do indivíduo, ela pode se tornar uma crença impulsionadora. A afirmativa III é falsa: a interação tem grande influência na construção das crenças e dos modelos mentais. A afirmativa IV é verdadeira, pois, dependendo da crença, ela pode permitir que o indivíduo seja mais flexível e promova mudanças em seu modelo mental. A afirmativa V é verdadeira, pois existem alguns modelos mentais que são construídos permitindo uma certa flexibilidade para o indivíduo. Em compensação, outros são baseados em crenças muito rígidas e que não permitem alterações. 
· Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia a afirmação atentamente.
A todo momento estamos alterando nosso modelo mental – seja por meio da leitura de um livro, de uma conversa, de uma aula, de um filme, de uma peça de teatro ou por conta de qualquer tipo de experiência que vivenciamos em nossa vida.
Sendo assim, assinale, nas alternativas a seguir, V para verdadeiro e F para falso para marcar quais delas são consideradas boas práticas para enriquecer nosso modelo mental.
I. (  ) Não precisamos prestar atenção em feedbacks a nosso respeito porque não precisamos estar conscientes e nem dar crédito ao que os outros pensam sobre nós.
II. (  ) Existem várias maneiras de enriquecer nossos modelos mentais: ler um bom livro, realizar um curso, assistir a uma palestra ou até mesmo a um filme. Mas um bom diálogo, no qual franqueza e vontade de expansão estejam presentes, poderá fazer uma grande diferença.
III. (  ) Devemos nos preparar para diálogos e questionamentos. Muitas vezes queremos enriquecer nossos modelos mentais, mas não estamos preparados para aceitar questionamentos a respeito deles. Questionamento não é uma contestação ou desafio ao nosso conhecimento, mas interação.
IV. (  ) Busque uma visão interdisciplinar. Como o mundo é moldado por diferentes percepções e, consequentemente, por diversos modelos mentais, a interdisciplinaridade se apresenta como uma ferramenta capaz de promover a interação entre esses diferentes modelos, o que pode ser muito útil para solucionar problemas complexos.
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, V, V e V.
	Resposta Correta:
	e. 
F, V, V e V.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta.
	
	
	
· Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Para Peter Senge (2009, p. 201), “cada vez mais as causas dos insucessos não são intenções medíocres, propósitos excitantes ou mesmo o pensamento não sistêmico, mas sim os modelos mentais”. Uma das alternativas para que uma empresa se mantenha competitiva ou tenha sucesso é a inovação constante. Por isso, é preciso ter em mente que o processo de inovação acontece através de novas formas de se pensar, em que os velhos modelos devem dar espaço para novos modelos mentais.
SENGE, P. A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.
 
A respeito da citação anterior, avalie as afirmações a seguir:
I. Quando novas ideias não chegam a ser colocadas em prática, seja na vida profissional ou pessoal, provavelmente é porque entram em conflito com imagens internas, profundamente arraigadas, sobre o funcionamento do mundo – imagens que nos limitam a formas bem conhecidas de pensar e agir.
II. Mesmo que as ideias, a princípio, pareçam absurdas, elas devem ser consideradas. Elas podem parecer absurdas somente por estarem sendo confrontadas com as formas já conhecidas de pensar e agir sobre o funcionamento de uma empresa ou do mundo.
III. Para maior assertividade nas decisões a serem tomadas, seu modelo mental deve ser considerado como único, pois é ele que trará maior eficiência para lidar com o mundo. Ter consciência disso significa não considerar outros modelos no momento da tomada de decisão.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e II.
	Resposta Correta:
	b. 
I e II.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta.
	
	
	
· Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Segundo Oliveira (2010), a experiência do indivíduo é importante, mas não deve ser considerada como única forma de lidar com uma situação. O indivíduo deve ouvir o que outras pessoas fariam nessa situação, pois isso significa respeitar as ideias alheias e também estar aberto para agregá-las a suas próprias ideias.
OLIVEIRA, S. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
 
A afirmação anterior fala sobre a importância de estarmos abertos para rever nossos modelos mentais. Considerando esse tema e o conteúdo abordado no texto-base sobre o desenvolvimento de modelos mentais, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
quanto mais aberto a novos modelos mentais você estiver, mais rico será seu modelo mental. Nosso modelo mental deve estar em constante mudança.
	Resposta Correta:
	c.
quanto mais aberto a novos modelos mentais você estiver, mais rico será seu modelo mental. Nosso modelo mental deve estar em constante mudança.
	Comentários da Resposta:
	Quanto maior seu contato com modelos mentais diferentes, maior será sua capacidade de entender ou “abraçar” os modelos dos outros. Se você aprender a apreciar o mundo através dos olhos dos outros, estará mais apto para questionar e enriquecer seu próprio modelo mental.
	
	
	
· Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Wind (2005, p. 36) afirma que “uma de nossas ilusões mais persistentes – e talvez a mais limitadora – é a crença de que o mundo que vemos é o mundo real”. Justificativa: Para tomarmos uma decisão a respeito de algo, seja na vida profissional ou pessoal, fazemos uma leitura das circunstâncias que nos cercam. Essas circunstâncias não são percebidas diretamente, mas representadas pelo nosso modelo mental, formado pelas inúmeras experiências que aconteceram ao longo de nossa vida. É esse modelo mental que nos faz acreditar que o mundo que nos cerca é realmente aquele que percebemos.
WIND, Y. A Força dos Modelos Mentais: transforme o negócioda sua vida e a vida do seu negócio. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Nosso cérebro é uma “máquina criadora de modelos virtuais”, cujas representações podem não ser condizentes com o mundo como ele é.
	Resposta Correta:
	e.
Nosso cérebro é uma “máquina criadora de modelos virtuais”, cujas representações podem não ser condizentes com o mundo como ele é.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Tudo o que vemos, ouvimos, sentimos, cheiramos ou degustamos é checado com a experiência prévia, do mesmo grupo, espécie ou tipo de estímulo, e é feita uma rápida comparação por meio de semelhanças e/ou diferenças.”
SPRITZER, N. Pensamento e Mudança: desmistificando a programação neurolinguística. Porto Alegre: L&PM, 1993, p. 56.
 
A experiência tem forte influência na criação dos modelos mentais. De forma inconsciente, o ser humano transforma a experiência colocando alguns filtros nela, entre eles os de generalização, deleção e distorção.
Pensando nas vantagens da existência de cada filtro, correlacione os filtros a seguir a suas respectivas definições e características.
 
1. Generalização.
2. Deleção.
3. Distorção.
 
(  ) São as alterações do significado da experiência em virtude do modelo mental do indivíduo.
(  ) Informações importantes são omitidas. Seleção que o cérebro faz de forma inconsciente.
(  ) Facilita a aprendizagem, pois, diante de uma nova experiência, usará os modelos prévios como comparação para uma atitude mais eficaz. O indivíduo toma a parte pelo todo.
(  ) Faz-nos realizar previsões sobre os resultados de uma experiência futura. Isso é possível porque essa tendência adapta a realidade a nosso modelo mental.
(  ) As informações recebidas pelo indivíduo são substituídas e, de alguma maneira, modificadas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
1, 2, 1, 3, 3.
	Resposta Correta:
	d. 
3, 2, 1, 3, 3.
	Feedback da resposta:
	Generalização (1): a vantagem é que a generalização facilita o aprendizado. Se você aprendeu a dirigir com um fusca, colocará boa parte desse aprendizado em prática ao dirigir um carro de luxo zero quilômetro. Deverá apenas fazer pequenos ajustes para que sua direção seja eficiente. Tomará o modelo de aprendizagem aprendido e aplicará em uma situação parecida. Deleção (2): nossa mente escolhe os elementos da experiência que merecem mais atenção e automaticamente apagamos os demais. Assim, esse filtro acaba fazendo, inconscientemente, uma seleção, segundo a qual nós escolhemos o que da informação é importante registrar. Distorção (3): é o filtro que nos permite fazer mudanças na base sensorial. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da situação e do modelo preestabelecido. É a informação prévia que temos em nossa mente de tudo e de todos. É útil quando nos ajuda a prever algo, a planejar, a fazer previsões sobre os resultados de uma experiência futura.
	
	
	
· Pergunta 1
	
	
	
	Nascimento, (2006) coloca que os negros trazidos para o Brasil ou os próprios índios que já se encontravam aqui eram tidos como povos inferiores e menos evoluídos, estas posições ficaram conhecidas como:
NASCIMENTO, E. Larkin em introdução à história da África. In: Educação Africanidade Brasil. MEC – SECAD – UnB – CEAD – Faculdade de Educação. Brasília, 2006.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Hierarquia entre raças.
	Resposta Correta:
	e. 
Hierarquia entre raças.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta.
	
	
	
· Pergunta 2
	
	
	
	O tempo histórico das colonizações dos povos antigos descrevem guerras, agressões físicas e psicológicas. Com a chegada do homem branco às Américas começaram no Brasil essas passagens pelo berço de nossas raízes. O choque cultural que mobilizou a batalha entre índios e portugueses é ainda motivo de novos conflitos ao redor do mundo. Esses e outros movimentos então fizeram emergir uma nova ordem com dois aspectos relevantes: primeiramente, as Nações Unidas retornando com maior valor à solução de conflitos. Em segundo plano, superado o conflito ideológico entre capitalismo e socialismo, novos temas ganharam espaço na ONU, anteriormente ocupada com tais assuntos. Em relação aos temas de direitos humanos alguns aspectos compuseram marcos histórico, tendo três fases distintas.
1ª Fase
2ª Fase
3ª Fase
Utilizando os números 1 para primeira fase, 2 para segunda fase e 3 para terceira fase, enumere as alternativas abaixo:
(  ) Conhecida como fase de promoção dos valores, nesta fase a ONU realizou cursos, seminários, publicações e etc.
(  ) Período que ficou conhecido como fase intervencionista, pois nesta fase começaram iniciativas para a proteção dos direitos humanos.
(  ) Foi o período marcado pela redação das normas gerais, e fez parte do período abstencionista dos Direitos Humanos.
Considera agora a sequência correta para as afirmativas acima:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
2, 3, 1.
	Resposta Correta:
	e. 
2, 3, 1.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta.
A 1ª fase, corresponde ao período marcado pela redação das normas gerais, e fez parte do período abstencionista dos Direitos Humanos.
A 2ª fase ficou conhecida como fase de promoção dos valores, nesta fase a ONU realizou cursos, seminários, publicações, entre outros.
A 3ª fase corresponde ao período que ficou conhecido como fase intervencionista, pois nesta fase começaram a haver então iniciativas para a proteção dos direitos humanos.
	
	
	
· Pergunta 3
	
	
	
	Roque Laraia (2002), contesta em seu estudo a expectativa de igualdades culturais ligadas a determinismos pré-estabelecidos; Com base neste tema analise as afirmações abaixo:
LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.
I. Determinismo biológico trata a ideia que questões genéticas afetam diretamente o comportamento dos povos, sendo esta uma proposição vencida;
II. Determinismo geográfico é uma proposição confirmada de que povos de regiões geográficas com características similares possuem comportamentos culturais idênticos.
III. Determinismo biológico e determinismo geográfico são proposições refutadas pelos antropólogos devido a situações onde estas proposições não se aplicam.
IV. Conciliação de unidades biológicas podem unificar a cultura e acabar com a diversidade cultural.
Consideram-se como afirmações verdadeiras:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas as afirmações I e IV.
	Resposta Correta:
	c. 
Apenas as afirmações I e III.
	Comentários da Resposta:
	Esta alternativa está incorreta porque as afirmações I e III estão corretas. A afirmação II está incorreta pois o determinismo geográfico não é uma proposição confirmada e sim refutada. A afirmação IV está incorreta, pois a busca pela conciliação biológica é indevida e não acabará com a diversidade cultural visto que este determinismo já foi refutado pelos antropólogos devido a comprovações de que esta proposição não é verdadeira.
	
	
	
· Pergunta 4
	
	
	
	Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto. "Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar um "cultura" ética que ajuda a definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus clientes e empregados?"
Empresas éticas são consideradas empresas sustentáveis e dessa forma podem alcançar futuros mais distantes e traçar objetivos de longo prazo. Existem diversos exemplos de valores que caracterizam o comportamento ético dos empresários e das empresas nos negócios:
I - Empresários que buscam o bem comum;
II - Respeito ao funcionário e ao consumidor;
III - Visão de curto prazo;
IV - Diálogo e negociação;
Consideram-se como afirmações verdadeiras:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas asafirmações I, II e IV.
	Resposta Correta:
	a. 
Apenas as afirmações I, II e IV.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta. A afirmação III está incorreta pois a característica ética do empresário deve apresentar visão de futuro nos negócios.
	
	
	
· Pergunta 5
	
	
	
	Hoje em dia, a ética é uma questão de sobrevivência para as organizações, pois as relações pessoais influenciam de forma direta a empresa. Devido à diversidade cultural e outras discussões acerca do tema “ética”, o código de conduta passou a ser um material de grande valor. Sobre a elaboração de um código de conduta, é correto afirmar que:
 
I. O código de conduta pode considerar a relação com fornecedores, clientes, acionistas, empregados, comunidade e até concorrentes.
II. O código de conduta deve abranger aspectos como promoção, igualdade, treinamento e segurança.
III. Os interesses do consumidor são de pouca relevância dentro do código de conduta, uma vez que ele é um material focado nas normas de conduta de seus funcionários.
IV. Interesses comunitários também são abordados dentro do código de conduta. Exemplos disso são regras que limitam a revelação de informações, filantropia e patrocínio.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
apenas as afirmativas I, II e IV.
	Resposta Correta:
	e. 
apenas as afirmativas I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	A afirmativa I está correta, pois é importante que o código de conduta leve em consideração tanto relações internas quanto externas. A afirmativa II está correta, pois, com relação ao empregado, todos os aspectos direcionados a ele devem ser abordados. A afirmativa III está incorreta: dentro do código de conduta, podem ser abordados temas como o interesse do consumidor, pois isso avalia a postura ética da empresa e seus funcionários com relação aos seus clientes. A afirmativa IV está correta, pois o código de conduta deve levar em consideração todas as relações de uma empresa, sendo elas internas ou externas.
	
	
	
· Pergunta 1
	
	
	
	O tempo histórico das colonizações dos povos antigos descrevem guerras, agressões físicas e psicológicas. Com a chegada do homem branco às Américas começaram no Brasil essas passagens pelo berço de nossas raízes. O choque cultural que mobilizou a batalha entre índios e portugueses é ainda motivo de novos conflitos ao redor do mundo. Esses e outros movimentos então fizeram emergir uma nova ordem com dois aspectos relevantes: primeiramente, as Nações Unidas retornando com maior valor à solução de conflitos. Em segundo plano, superado o conflito ideológico entre capitalismo e socialismo, novos temas ganharam espaço na ONU, anteriormente ocupada com tais assuntos. Em relação aos temas de direitos humanos alguns aspectos compuseram marcos histórico, tendo três fases distintas.
1ª Fase
2ª Fase
3ª Fase
Utilizando os números 1 para primeira fase, 2 para segunda fase e 3 para terceira fase, enumere as alternativas abaixo:
(  ) Conhecida como fase de promoção dos valores, nesta fase a ONU realizou cursos, seminários, publicações e etc.
(  ) Período que ficou conhecido como fase intervencionista, pois nesta fase começaram iniciativas para a proteção dos direitos humanos.
(  ) Foi o período marcado pela redação das normas gerais, e fez parte do período abstencionista dos Direitos Humanos.
Considera agora a sequência correta para as afirmativas acima:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
2, 1, 3.
	Resposta Correta:
	c. 
2, 3, 1.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa incorreta, pois a 1ª fase, corresponde ao período marcado pela redação das normas gerais, e fez parte do período abstencionista dos Direitos Humanos.
A 2ª fase ficou conhecida como fase de promoção dos valores, nesta fase a ONU realizou cursos, seminários, publicações, entre outros.
A 3ª fase corresponde ao período que ficou conhecido como fase intervencionista, pois nesta fase começaram a haver então iniciativas para a proteção dos direitos humanos.
Portanto a sequência correta é 2,3,1.
	
	
	
· Pergunta 2
	
	
	
	Nascimento, (2006) coloca que os negros trazidos para o Brasil ou os próprios índios que já se encontravam aqui eram tidos como povos inferiores e menos evoluídos, estas posições ficaram conhecidas como:
NASCIMENTO, E. Larkin em introdução à história da África. In: Educação Africanidade Brasil. MEC – SECAD – UnB – CEAD – Faculdade de Educação. Brasília, 2006.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Hierarquia entre raças.
	Resposta Correta:
	e. 
Hierarquia entre raças.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta.
	
	
	
· Pergunta 3
	
	
	
	Hoje em dia, a ética é uma questão de sobrevivência para as organizações, pois as relações pessoais influenciam de forma direta a empresa. Devido à diversidade cultural e outras discussões acerca do tema “ética”, o código de conduta passou a ser um material de grande valor. Sobre a elaboração de um código de conduta, é correto afirmar que:
 
I. O código de conduta pode considerar a relação com fornecedores, clientes, acionistas, empregados, comunidade e até concorrentes.
II. O código de conduta deve abranger aspectos como promoção, igualdade, treinamento e segurança.
III. Os interesses do consumidor são de pouca relevância dentro do código de conduta, uma vez que ele é um material focado nas normas de conduta de seus funcionários.
IV. Interesses comunitários também são abordados dentro do código de conduta. Exemplos disso são regras que limitam a revelação de informações, filantropia e patrocínio.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
apenas as afirmativas I, II e IV.
	Resposta Correta:
	a. 
apenas as afirmativas I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	A afirmativa I está correta, pois é importante que o código de conduta leve em consideração tanto relações internas quanto externas. A afirmativa II está correta, pois, com relação ao empregado, todos os aspectos direcionados a ele devem ser abordados. A afirmativa III está incorreta: dentro do código de conduta, podem ser abordados temas como o interesse do consumidor, pois isso avalia a postura ética da empresa e seus funcionários com relação aos seus clientes. A afirmativa IV está correta, pois o código de conduta deve levar em consideração todas as relações de uma empresa, sendo elas internas ou externas.
	
	
	
· Pergunta 4
	
	
	
	Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto. "Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar um "cultura" ética que ajuda a definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus clientes e empregados?"
Empresas éticas são consideradas empresas sustentáveis e dessa forma podem alcançar futuros mais distantes e traçar objetivos de longo prazo. Existem diversos exemplos de valores que caracterizam o comportamento ético dos empresários e das empresas nos negócios:
I - Empresários que buscam o bem comum;
II - Respeito ao funcionário e ao consumidor;
III - Visão de curto prazo;
IV - Diálogo e negociação;
Consideram-se como afirmações verdadeiras:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas as afirmações I, II e IV.
	Resposta Correta:
	e. 
Apenas as afirmações I, II e IV.
	Comentários da Resposta:
	Alternativa correta. A afirmação III está incorreta pois a característica ética do empresário deve apresentar visão de futuro nos negócios.
	
	
	
· Pergunta 5
	
	
	
	A expressão “O Brasil é um país continental” utilizada para relatar as dimensões do Brasil, vão muito além de sua extensão territorial, pois englobam toda a diversidade de clima, relevo e principalmente cultural. A cultura tem vários elementos em seu estudo tais como:
1. Aculturação.
2. Endoculturação.
3. Hierarquia entre raças.
Numere as afirmativas abaixo que se relacionam com os termos acima apresentados:
(  ) é a crença, baseada em uma análise rasa, que uma sociedade ou grupo mais fraco deve moldar-se às características culturaisdo grupo mais forte.
(  ) foi o termo usado para as diferenciação de povos, entendendo que povos negros e indígenas eram inferiores aos demais.
(  ) é o aprendizado cultural através do meio em que crescemos, seguindo John Locke e sua ideia que a mente é uma tábula rasa ao nascermos e a preenchemos durante a vida.
Marque abaixo a sequência correta para a correlação entre termos e afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
3, 2, 1.
	Resposta Correta:
	b. 
1, 3, 2.
	Comentários da Resposta:
	A sequência correta é 1,3 e 2. Aculturação tem relação com a crença, Endoculturação foi termo usado para diferenciação dos povos e Hierarquia entre raças é o aprendizado cultural através do meio em que crescemos.
	
	
	
Forummmm1
Pergunta
Para que o autoaperfeiçoamento seja efetivo, é essencial o estabelecimento de metas. São elas que reúnem esforços em busca de um objetivo. Em seus estudos, Latham (1990) apresentou porque o estabelecimento de metas funciona.
LOCKE, E. A.; LATHAM, G. P. Work Motivation and Satisfaction: light at the end of the tunnel. American Psychological Society, 1990.
 Discuta e explique de que forma o estabelecimento de metas é construtivo e traz resultados positivos no processo do desenvolvimento pessoal, de acordo com a abordagem do SMART apresentada por Latham.
Resposta Muitos podem pensar que atingir metas é uma tarefa fácil na vida empresarial e pessoal, mais se enganam, as metas são colocadas em nossas vidas, como tarefas especificas onde temos que alcançá-las, pois elas estipulam prazos, um exemplo: sua meta é alavancar as vendas da sua empresa de 20 mil a 30 mil em uma semana, você já tem uma meta e com isso você precisara criar um planejamento de como fazer em uma semana e para nos auxiliar temos o sistema SMART que nos ajudara a planejar de uma forma mais eficaz e mais fácil e após esse prazo você saberá se conseguiu cumprir a sua própria meta.
.
O estabelecimento de metas na minha opinião é, sem dúvidas, algo que ajuda as pessoas a otimizar o autodesenvolvimento e a performance pessoal. Para acelerar este processo de desenvolvimento individual (ou até mesmo coletivo) é importante que haja um foco, para na sequência ser realizado um planejamento adequado, possibilitando entrar em ação na direção daquele objetivo/meta, em uma condição onde se possa entrar em um circuito de melhoria contínua e obtenção de resultados excelentes.
Entendo que o conceito da abordagem SMART auxilia muito este estabelecimento de foco, objetivo e metas. Ao se definir uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e com prazo exequível fica mais fácil seguir na direção daquele objetivo pois com sua utilização é possível dar clareza ao que é pretendido.
Com metas claras e exequíveis é possível obter resultados de forma mais rápida, pois a direção a seguir fica desnudada e, assim, as pessoas podem seguir com mais facilidade o caminho desenhado.
Inúmeros resultados positivos e benefícios podem ocorrer para as pessoas a partir do estabelecimento de metas com as características SMART, dentre eles podemos citar a melhoria nas relações pessoais e profissionais, a otimização da saúde e da qualidade de vida, além da expansão da visão além do alcance na vida como um todo, proporcionando bem-estar, equilíbrio e harmonia íntima.
Acho oportuno citar uma frase de Lewis Carrol (1832-1898) - romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico:
¨Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.¨
Concluindo meus pensamentos, acredito que quando as pessoas possuem metas bem definidas em suas vidas, as mesmas podem viver de maneira mais leve e produtiva em direção à conquista pessoal de seus propósitos de vida.
Forummm 2 
Pergunta
A crescente competitividade econômica incentivada pela globalização e evolução dos mercados iniciada no século passado fez com que as empresas buscassem a desmedida produtividade na era industrial desumanizando as empresas. Tal cenário começou ser revertido com a administração humanística de Elton Mayo e outros autores que já visavam as necessidades humanas no local de trabalho. Esta evolução chega ao tema de Qualidade de vida no trabalho. 
Tendo esse tema como base, responda: quais são as características importantes relacionadas a QVT e como elas podem ajudar as empresas e as pessoas?
Pessoal, 
queria fazer um apontamento muito importante a todos sobre a construção das discussões no fórum. Busquem trazer argumentações próprias, embasem com autores e façam a citação da fonte de onde retiraram o texto.
Este é um trabalho acadêmico e precisamos prezar pela integridade levando em consideração as regras de citação. Não podemos adotar o texto de outra pessoa (seja de site, livros, artigos, revistas ou até do colega que postou anteriormente) como se fosse nosso.
No link abaixo coloco orientações de como citar e referenciar. Este é um material disponibilizado pela Universidade Positivo no site da biblioteca:
http://www.up.edu.br/biblioteca/normas-para-apresentacao-de-trabalhos-academicos
Neste outro coloco o link da cartilha de integridade acadêmica, também disponível no site da biblioteca da Universidade:
http://www.up.edu.br/CmsPositivo/uploads/imagens/file/Cartilha_IntegridadeAcademica_UP_aprovada2.pdf
Abraços, Profª Flávia.
Resposta
QTV e de supra importância no nosso ambiente de trabalho, pois possui características importantes e também esta ligada a motivação do trabalhador, uma das características que no meu ponto de vista e a mais importante e a satisfação com o trabalho executado, pois sem satisfação sem motivação não há resultado, o relacionamento humano também se torna de supra importância, poios devemos ter um bom relacionamento com nosso gestor, com o responsável pela empresa, isso trás satisfação com o trabalho, e acaba elevando o nível de motivação do funcionário, as outras características também são importantes pois todos trazem resultados que serram satisfatório a empresa e o trabalhador, mais para isso terá que ter cooperação e forca de vontade de ambas as partes, isso e um terá que complementar o outro para que tudo aconteça da melhor forma e com a melhor motivação possível.
Primeiro acredito que seja importante reforçar as principais características do QVT que são as pessoais e as organizacionais.
Pessoas são as nossas necessidades, expectativas e valores, por exemplo.
Organizacionais, podemos citar a própria estrutura da empresa, os sistemas de gratificação e recompensa, as políticas internas e a tecnologia, por exemplo.
A QVT está diretamente ligada a motivação do indivíduo. De certa forma, pode-se relacionar a motivação, ou uma alta motivação, com maior auto estima, vontade de gerar resultados, vontade de criar e desenvolver ações positivas dentro da empresa, etc. Cabe as nossas organizações atuais, criar meios que atendam as necessidades das pessoas, por exemplo, condições de trabalho salubres, ambiente organizacional positivo, desenvolver, ou dar condições a que os colaboradores desenvolvam suas carreiras, eliminar o stress do ambiente de trabalho, entre outras. 
A quando se fala de motivação, é impossível não citar o psicólogo americano Abraham H. Maslow, que organizou as necessidades do indivíduo na famosa pirâmide de Maslow. (Necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização).
Além da Maslow, gostaria ainda de citar outros dois autores, Chiavenato (2002, p.391) "A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado a reivindicação dos empregados.... do outro, o interesse das organizações... "  e Werther ( 1983, p.47) "A qualidade de vida no trabalho é afetada por muitos fatores: supervisão, condição de trabalho, pagamento, benefícios e projetos do cargo. Porém é a natureza do cargo que envolve mais intimamente o trabalhador."

Continue navegando

Outros materiais