Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 1 ONLINE 2020 2 Relações Étnico Raciais e Responsabilidade Social

User badge image
Tony Tonassi

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É comum hoje que se acredite que não existem diferenças de raça no Brasil, mas sim que há diferenças entre classes sociais e estas que seriam as responsáveis pela desigualdade social e pela falta de oportunidades. Além disso, tem-se a crença de que o Brasil, por ser um país miscigenado – onde seria impossível de distinguir branco, do pardo, do negro – não se veria com maus olhos as populações não-brancas. (ARAUJO, 2010). No entanto, essa visão de mundo torna-se cada vez mais frágil e dados consistentes chocam com essa crença, que foi construída historicamente com interesses específicos.
Assim, podemos entender que essa crença tem origem:
a. Na concentração de renda da população parda e negra.
b. Na pobreza da maioria da população, que não acesso à educação.
c. Na violência urbana, que gera episódios de racismo no país.
d. No racismo do negros contra os próprios negros, gerando conflitos.
e. No mito da democracia racial, que esconde os conflitos raciais no país.

A temática da responsabilidade social é objeto de discussão entre economistas sobre o papel das empresas, principalmente no que diz respeito as relações entre organização e sociedade. Dentre eles, está Keith Davis, que se posiciona favorável quanto à preocupação das empresas com a responsabilidade social.
Sobre o que foi dito acima, analise as duas afirmativas e a relação entre elas:
I. Para Davis é importante para a empresa ajudar a melhorar a comunidade em que está inserida, na medida em que seria possível também reverter essa preocupação social para o próprio bem da empresa.
II. A empresa dentro do nosso contexto, pode ser incentivada com base nas premissas de caridade e fraternidade disseminada em nossa civilização portadora de normas judaico-cristãs.
a. As afirmativas I e II são verdadeiras e II é uma justif icativa correta da I.
b. A I é uma afirmativa verdadeira, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
c. As afirmativas I e II são verdadeiras, mas II não é uma justif icativa correta da I.
d. A I é uma afirmativa falsa e II é uma afirmativa verdadeira.
e. As afirmativas I e II são falsas.

O Estatuto do índio de 1973 (Lei nº6.001/73) foi um dos primeiros aparatos estatais para lidar com questão indígena no Brasil – modificada por um nova perspectiva da Constituição Federal de 1988. Entre outros pontos, a preocupação central foi, em tese, integrá-los a federação.
Neste sentido, está (ão) disposto (s) no Estatuto:
I. Prestar assistência aos índios ainda não integrados a comunhão nacional.
II. Assegurar a escolha, por parte dos índios, de seu meio de subsistência.
III. Garantir a permanência, se assim desejam, de seu habitat natural.
IV. Lutar contra a invasão das terras indígenas por fazendeiros.
V. Garantir o direito a posse e usufruto das riquezas naturais do habitat.
a. IV e V, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II, III e V, apenas.
d. III, IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.

Leia o trecho que se segue: As informações da PNAD de 1982 indicaram que, no que diz respeito ao acesso ao sistema escolar, uma proporção mais elevada de crianças não-brancas ingressa tardiamente na escola. Além disso, a proporção de pretos e pardos que não têm acesso de todo à escola é três vezes maior que a dos brancos. Estas desigualdades não podem ser explicadas nem por fatores regionais, nem pelas circunstâncias sócio-econômicas das famílias. Embora uma melhor situação sócio-econômica reduza a proporção de crianças que não têm acesso à escola independentemente de sua cor, ainda persiste uma diferença clara nos níveis gerais de acesso entre crianças brancas e não-brancas mesmo nos níveis mais elevados de renda familiar per capita. (HASENBALG; SILVA, 1990, p. 99 apud GUIMARÃES, 2003, p.253)
Ainda que muitos jovens negros tenham ingressado nas universidades nos últimos anos, ainda há disparidade com relação à jovens brancos e isso está intimamente ligado a questões históricas. Sobre os antecedentes históricos e atualidade desta realidade, assinale a alternativa correta:
a. As políticas para inclusão do negro no sistema de ensino, ocorreu na década de 1930, inspirada pelas contribuições de Gilberto Freyre e sua teoria explicativa: democracia racial.
b. Com transição democrática da década de 1980 e os direitos proclamados na Constituição Federal, os negros passaram ser a ter acesso as instituições de ensino superior de forma igualitária.
c. Após a abolição houve a preocupação de estabelecer uma política de reparação, por isso, no Brasil, assim o racismo é velado e atualmente pessoas negras ocupam lugares de poder.
d. Por muito tempo os negros foram considerados incapazes de ocupar lugares de prestígio, sendo tratados como inferiores aos brancos nos espaços públicos e instituições de ensino.
e. Os negros, igualmente aos brancos pobres, têm sofrido até os dias atuais com a fal ta de acesso ao ensino de qualidade, o que não se vê com as classes mais abastadas no Brasil.

Observe a imagem a seguir: A partir da imagem, assinale a alternativa correta sobre os graus de responsabilidade social de uma organização:
Sobre a responsabilidade social, é correto dizer que:
a. Uma organização que aceita tacitamente a responsabilidade social, utiliza-se da estratégia defensiva, defendendo a igualdade social.
b. A proação diz respeito à organização que absorve somente as demandas sociais capaz de gerar lucros para a instituição.
c. Uma organização que nega a responsabilidade social, tem uma estratégia obstrucionista, dando prioridade às questões econômicas.
d. Ao utilizar-se da estratégia da acomodação, uma organização nega as responsabilidade social e se acomoda em oferecer bons produtos.
e. Uma organização que usa da estratégia reativa, tem como critério base o atendimentos das demandas sociais, que vem antes do lucro.

Ao questionar a personalidade indígena: “passados 500 anos de convivência sempre conflituada, o índio continua sendo pouco mais do que um mito brasileiro”. “Afinal...” Pergunta: “... quem são eles?: defensores da ecologia, ou apenas selvagens, pessimistas suicidas, empresários bem-sucedidos, como os caiapós? Podem ser três, como os xetás, ou 23 mil, como os ticunas”. E à pergunta: “Para onde vão?”, responde: “A resposta não depende deles”. (MARTINS, 2009, p.15)
De acordo com o excerto apresentado, qual a visão do índio que persiste na mentalidade brasileira:
a. Atualmente é disseminado nas escolas o ensino da cultura indígena, o que faz com que conheçamos profundamente a cultura.
b. Mesmo diante da variedade cultural indígena, sua identidade ainda é um mistério para a maioria dos brasileiros.
c. É praticamente impossível conhecer a verdadeira cultura indígena, pois a enorme maioria não resistiu a atualidade.
d. A visão da maioria dos brasileiros é que os índios são bravos guerreiros, sempre defendendo sua terra e forma de vida.
e. Para o índio, a sua cultura desapareceu e isso é visto com otimismo, já que agora conseguem empregos nas cidades.

Uma organização ao adquirir relevância econômica, também se obtém um poder social. Este poder conferido, tanto econômico como social, implica na responsabilidade frente às demandas do contexto em que estão inseridas, entretanto, cada organização encara em graus distintos o envolvimento com relação a estas demandas. (MONTANA; CHARNOV, 2006). Assim, as empresas podem adotar diferentes tipos de abordagens sobre os problemas sociais que as circundam, seja por obrigação social, pela responsabilidade social ou pela sensibilidade social.
Sobre a responsabilidade social, é correto dizer que:
a. A empresa tem sensibilidade econômica, utilizando seu poder para interferir nos mais diversos ambitos da sociedade, seja econômico ou social.
b. A organização que deve seguir as leis e as normas que são impostas pela legislação, assimas ações sociais da empresa são guiadas mais pela obrigação.
c. A empresa tem tanto responsabilidades econômicas, quanto sociais, portanto, existe a preocupação social, desde que não afete a empresaeconomicamente.
d. A organização abre as portas da empresa para as demandas sociais, se preocupando com problemas de longo prazo que podem afetar a todos.
e. É o grau máximo de envolvimento da organização nas questões sociais, indicando uma completa harmonia da empresa com a comunidade.

Leia o texto abaixo: Os impactos da degradação ambiental estão prejudicando as vidas das pessoas. Condições climáticas extremas, desastres naturais mais frequentes e severos e o colapso dos ecossistemas estão causando uma maior insegurança alimentar e estão agravando seriamente a segurança e a saúde das pessoas, forçando muitas comunidades a sofrer com pobreza, deslocamento e desigualdades crescentes.
Sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável analise as seguintes afirmacoes:
I. O desenvolvimento sustentável depende dos países mais pobres, que por terem maior contingente populacional, precisam repensar suas práticas de produção e consumo.
II. Os países mais desenvolvidos devem prezar por políticas de criação e distribuição da riqueza, pela conservação e recuperação de áreas deterioradas, pela reciclagem e uso inteligente de energia.
III. O desenvolvimento sustentável visa garantir o abastecimento das necessidades das pessoas no presente, mas também busca a garantia que as gerações futuras possam fazer o mesmo.
IV. A causa principal da desigualdade social é a falta de um ambiente natural para que as pessoas possam ter acesso a alimentos de qualidade e tenham o que se chama de segurança alimentar.
a. III, apenas.
b. I e III, apenas
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I e IV, apenas.

Leia o trecho que se segue: De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõe à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à “mesmice”. [...] Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem o ou a diferente. As certezas que foram socialmente construídas devem se fragilizar e desvanecer. Para tanto, é preciso desconstruir, pluralizar, ressignificar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizonte de sentidos. Somos obrigados a assumir o múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido, na sociedade como um todo. (CANDAU, 2005, p.19)
A partir da leitura do trecho, identif ique o conceito-chave que se relaciona com o que foi apresentado:
a. Padrão.
b. Igualdade.
c. Desigualdade.
d. Subjetividade.
e. Multiculturalismo.

ancária estadunidense, devido à crise financeira do país, passava por um profunda crise e estava prestes a decretar falência. No entanto, essa crise já vinha sendo manifestada, a rede havia demitido metade do seu corpo de funcionários e não concedia reajuste salarial há mais de cinco anos. Ao ver que a situação se complicava a cada dia mais, a empresa solicitou socorro ao Estado e foi atendida para poder quitar as suas dívidas e passar a gerar lucros novamente. Ainda assim, o impacto dessa crise foi sentida pelos milhares desempregados e pelos funcionários, que viam seu dinheiro render cada vez menos.
Essa situação-problema evidencia quais características da crise do capital?
a. A parceria público-privada para manter os privilégios do bancos, em detrimento de outros segmentos.
b. A ajuda contínua dos acionistas e o direcionamento dos trabalhadores para outros postos de emprego.
c. O desemprego passageiro, já que a crise é sempre um evento isolado, assim, logo os trabalhadores serão reinseridos no mercado.
d. O socorro do Estado em resolver problemas de ordem do capital e o sacrifício impostos aos trabalhadores.
e. O arrocho salarial dos trabalhadores e os esforços das grandes empresas em minimizar o desemprego estrutural.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É comum hoje que se acredite que não existem diferenças de raça no Brasil, mas sim que há diferenças entre classes sociais e estas que seriam as responsáveis pela desigualdade social e pela falta de oportunidades. Além disso, tem-se a crença de que o Brasil, por ser um país miscigenado – onde seria impossível de distinguir branco, do pardo, do negro – não se veria com maus olhos as populações não-brancas. (ARAUJO, 2010). No entanto, essa visão de mundo torna-se cada vez mais frágil e dados consistentes chocam com essa crença, que foi construída historicamente com interesses específicos.
Assim, podemos entender que essa crença tem origem:
a. Na concentração de renda da população parda e negra.
b. Na pobreza da maioria da população, que não acesso à educação.
c. Na violência urbana, que gera episódios de racismo no país.
d. No racismo do negros contra os próprios negros, gerando conflitos.
e. No mito da democracia racial, que esconde os conflitos raciais no país.

A temática da responsabilidade social é objeto de discussão entre economistas sobre o papel das empresas, principalmente no que diz respeito as relações entre organização e sociedade. Dentre eles, está Keith Davis, que se posiciona favorável quanto à preocupação das empresas com a responsabilidade social.
Sobre o que foi dito acima, analise as duas afirmativas e a relação entre elas:
I. Para Davis é importante para a empresa ajudar a melhorar a comunidade em que está inserida, na medida em que seria possível também reverter essa preocupação social para o próprio bem da empresa.
II. A empresa dentro do nosso contexto, pode ser incentivada com base nas premissas de caridade e fraternidade disseminada em nossa civilização portadora de normas judaico-cristãs.
a. As afirmativas I e II são verdadeiras e II é uma justif icativa correta da I.
b. A I é uma afirmativa verdadeira, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
c. As afirmativas I e II são verdadeiras, mas II não é uma justif icativa correta da I.
d. A I é uma afirmativa falsa e II é uma afirmativa verdadeira.
e. As afirmativas I e II são falsas.

O Estatuto do índio de 1973 (Lei nº6.001/73) foi um dos primeiros aparatos estatais para lidar com questão indígena no Brasil – modificada por um nova perspectiva da Constituição Federal de 1988. Entre outros pontos, a preocupação central foi, em tese, integrá-los a federação.
Neste sentido, está (ão) disposto (s) no Estatuto:
I. Prestar assistência aos índios ainda não integrados a comunhão nacional.
II. Assegurar a escolha, por parte dos índios, de seu meio de subsistência.
III. Garantir a permanência, se assim desejam, de seu habitat natural.
IV. Lutar contra a invasão das terras indígenas por fazendeiros.
V. Garantir o direito a posse e usufruto das riquezas naturais do habitat.
a. IV e V, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II, III e V, apenas.
d. III, IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.

Leia o trecho que se segue: As informações da PNAD de 1982 indicaram que, no que diz respeito ao acesso ao sistema escolar, uma proporção mais elevada de crianças não-brancas ingressa tardiamente na escola. Além disso, a proporção de pretos e pardos que não têm acesso de todo à escola é três vezes maior que a dos brancos. Estas desigualdades não podem ser explicadas nem por fatores regionais, nem pelas circunstâncias sócio-econômicas das famílias. Embora uma melhor situação sócio-econômica reduza a proporção de crianças que não têm acesso à escola independentemente de sua cor, ainda persiste uma diferença clara nos níveis gerais de acesso entre crianças brancas e não-brancas mesmo nos níveis mais elevados de renda familiar per capita. (HASENBALG; SILVA, 1990, p. 99 apud GUIMARÃES, 2003, p.253)
Ainda que muitos jovens negros tenham ingressado nas universidades nos últimos anos, ainda há disparidade com relação à jovens brancos e isso está intimamente ligado a questões históricas. Sobre os antecedentes históricos e atualidade desta realidade, assinale a alternativa correta:
a. As políticas para inclusão do negro no sistema de ensino, ocorreu na década de 1930, inspirada pelas contribuições de Gilberto Freyre e sua teoria explicativa: democracia racial.
b. Com transição democrática da década de 1980 e os direitos proclamados na Constituição Federal, os negros passaram ser a ter acesso as instituições de ensino superior de forma igualitária.
c. Após a abolição houve a preocupação de estabelecer uma política de reparação, por isso, no Brasil, assim o racismo é velado e atualmente pessoas negras ocupam lugares de poder.
d. Por muito tempo os negros foram considerados incapazes de ocupar lugares de prestígio, sendo tratados como inferiores aos brancos nos espaços públicos e instituições de ensino.
e. Os negros, igualmente aos brancos pobres, têm sofrido até os dias atuais com a fal ta de acesso ao ensino de qualidade, o que não se vê com as classes mais abastadas no Brasil.

Observe a imagem a seguir: A partir da imagem, assinale a alternativa correta sobre os graus de responsabilidade social de uma organização:
Sobre a responsabilidade social, é correto dizer que:
a. Uma organização que aceita tacitamente a responsabilidade social, utiliza-se da estratégia defensiva, defendendo a igualdade social.
b. A proação diz respeito à organização que absorve somente as demandas sociais capaz de gerar lucros para a instituição.
c. Uma organização que nega a responsabilidade social, tem uma estratégia obstrucionista, dando prioridade às questões econômicas.
d. Ao utilizar-se da estratégia da acomodação, uma organização nega as responsabilidade social e se acomoda em oferecer bons produtos.
e. Uma organização que usa da estratégia reativa, tem como critério base o atendimentos das demandas sociais, que vem antes do lucro.

Ao questionar a personalidade indígena: “passados 500 anos de convivência sempre conflituada, o índio continua sendo pouco mais do que um mito brasileiro”. “Afinal...” Pergunta: “... quem são eles?: defensores da ecologia, ou apenas selvagens, pessimistas suicidas, empresários bem-sucedidos, como os caiapós? Podem ser três, como os xetás, ou 23 mil, como os ticunas”. E à pergunta: “Para onde vão?”, responde: “A resposta não depende deles”. (MARTINS, 2009, p.15)
De acordo com o excerto apresentado, qual a visão do índio que persiste na mentalidade brasileira:
a. Atualmente é disseminado nas escolas o ensino da cultura indígena, o que faz com que conheçamos profundamente a cultura.
b. Mesmo diante da variedade cultural indígena, sua identidade ainda é um mistério para a maioria dos brasileiros.
c. É praticamente impossível conhecer a verdadeira cultura indígena, pois a enorme maioria não resistiu a atualidade.
d. A visão da maioria dos brasileiros é que os índios são bravos guerreiros, sempre defendendo sua terra e forma de vida.
e. Para o índio, a sua cultura desapareceu e isso é visto com otimismo, já que agora conseguem empregos nas cidades.

Uma organização ao adquirir relevância econômica, também se obtém um poder social. Este poder conferido, tanto econômico como social, implica na responsabilidade frente às demandas do contexto em que estão inseridas, entretanto, cada organização encara em graus distintos o envolvimento com relação a estas demandas. (MONTANA; CHARNOV, 2006). Assim, as empresas podem adotar diferentes tipos de abordagens sobre os problemas sociais que as circundam, seja por obrigação social, pela responsabilidade social ou pela sensibilidade social.
Sobre a responsabilidade social, é correto dizer que:
a. A empresa tem sensibilidade econômica, utilizando seu poder para interferir nos mais diversos ambitos da sociedade, seja econômico ou social.
b. A organização que deve seguir as leis e as normas que são impostas pela legislação, assimas ações sociais da empresa são guiadas mais pela obrigação.
c. A empresa tem tanto responsabilidades econômicas, quanto sociais, portanto, existe a preocupação social, desde que não afete a empresaeconomicamente.
d. A organização abre as portas da empresa para as demandas sociais, se preocupando com problemas de longo prazo que podem afetar a todos.
e. É o grau máximo de envolvimento da organização nas questões sociais, indicando uma completa harmonia da empresa com a comunidade.

Leia o texto abaixo: Os impactos da degradação ambiental estão prejudicando as vidas das pessoas. Condições climáticas extremas, desastres naturais mais frequentes e severos e o colapso dos ecossistemas estão causando uma maior insegurança alimentar e estão agravando seriamente a segurança e a saúde das pessoas, forçando muitas comunidades a sofrer com pobreza, deslocamento e desigualdades crescentes.
Sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável analise as seguintes afirmacoes:
I. O desenvolvimento sustentável depende dos países mais pobres, que por terem maior contingente populacional, precisam repensar suas práticas de produção e consumo.
II. Os países mais desenvolvidos devem prezar por políticas de criação e distribuição da riqueza, pela conservação e recuperação de áreas deterioradas, pela reciclagem e uso inteligente de energia.
III. O desenvolvimento sustentável visa garantir o abastecimento das necessidades das pessoas no presente, mas também busca a garantia que as gerações futuras possam fazer o mesmo.
IV. A causa principal da desigualdade social é a falta de um ambiente natural para que as pessoas possam ter acesso a alimentos de qualidade e tenham o que se chama de segurança alimentar.
a. III, apenas.
b. I e III, apenas
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I e IV, apenas.

Leia o trecho que se segue: De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõe à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à “mesmice”. [...] Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem o ou a diferente. As certezas que foram socialmente construídas devem se fragilizar e desvanecer. Para tanto, é preciso desconstruir, pluralizar, ressignificar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizonte de sentidos. Somos obrigados a assumir o múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido, na sociedade como um todo. (CANDAU, 2005, p.19)
A partir da leitura do trecho, identif ique o conceito-chave que se relaciona com o que foi apresentado:
a. Padrão.
b. Igualdade.
c. Desigualdade.
d. Subjetividade.
e. Multiculturalismo.

ancária estadunidense, devido à crise financeira do país, passava por um profunda crise e estava prestes a decretar falência. No entanto, essa crise já vinha sendo manifestada, a rede havia demitido metade do seu corpo de funcionários e não concedia reajuste salarial há mais de cinco anos. Ao ver que a situação se complicava a cada dia mais, a empresa solicitou socorro ao Estado e foi atendida para poder quitar as suas dívidas e passar a gerar lucros novamente. Ainda assim, o impacto dessa crise foi sentida pelos milhares desempregados e pelos funcionários, que viam seu dinheiro render cada vez menos.
Essa situação-problema evidencia quais características da crise do capital?
a. A parceria público-privada para manter os privilégios do bancos, em detrimento de outros segmentos.
b. A ajuda contínua dos acionistas e o direcionamento dos trabalhadores para outros postos de emprego.
c. O desemprego passageiro, já que a crise é sempre um evento isolado, assim, logo os trabalhadores serão reinseridos no mercado.
d. O socorro do Estado em resolver problemas de ordem do capital e o sacrifício impostos aos trabalhadores.
e. O arrocho salarial dos trabalhadores e os esforços das grandes empresas em minimizar o desemprego estrutural.

Prévia do material em texto

Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social
1. Painel
2. Meus cursos
3. relacoes_etnico_raciais_responsabilidade_social
4. PROVAS DO PERÍODO VIGENTE 2020/2
5. PROVA 1 - ONLINE 2020/2
	Iniciado em
	sábado, 23 Mai 2020, 17:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 30 Mai 2020, 07:28
	Tempo empregado
	6 dias 13 horas
	Avaliar
	1,40 de um máximo de 2,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
É comum hoje que se acredite que não existem diferenças de raça no Brasil, mas sim que há diferenças entre classes sociais e estas que seriam as responsáveis pela desigualdade social e pela falta de oportunidades. Além disso, tem-se a crença de que o Brasil, por ser um país miscigenado – onde seria impossível de distinguir branco, do pardo, do negro – não se veria com maus olhos as populações não-brancas. (ARAUJO, 2010). No entanto, essa visão de mundo torna-se cada vez mais frágil e dados consistentes chocam com essa crença, que foi construída historicamente com interesses específicos.
 
Assim, podemos entender que essa crença tem origem:
Escolha uma:
a. Na concentração de renda da população parda e negra.
b. Na pobreza da maioria da população, que não acesso à educação.
c. Na violência urbana, que gera episódios de racismo no país.
d. No racismo do negros contra os próprios negros, gerando conflitos.
e. No mito da democracia racial, que esconde os conflitos raciais no país. 
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A temática da responsabilidade social é objeto de discussão entre economistas sobre o papel das empresas, principalmente no que diz respeito as relações entre organização e sociedade. Dentre eles, está Keith Davis, que se posiciona favorável quanto à preocupação das empresas com a responsabilidade social.
Sobre o que foi dito acima, analise as duas afirmativas e a relação entre elas:
I. Para Davis é importante para a empresa ajudar a melhorar a comunidade em que está inserida, na medida em que seria possível também reverter essa preocupação social para o próprio bem da empresa.
 
PORQUE
II. A empresa dentro do nosso contexto, pode ser incentivada com base nas premissas de caridade e fraternidade disseminada em nossa civilização portadora de normas judaico-cristãs.
Escolha uma:
a. As afirmativas I e II são verdadeiras e II é uma justificativa correta da I.
b. A I é uma afirmativa verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c. As afirmativas I e II são verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
d. A I é uma afirmativa falsa e II é uma afirmativa verdadeira.
e. As afirmativas I e II são falsas.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O Estatuto do índio de 1973 (Lei nº6.001/73) foi um dos primeiros aparatos estatais para lidar com questão indígena no Brasil – modificada por um nova perspectiva da Constituição Federal de 1988. Entre outros pontos, a preocupação central foi, em tese, integrá-los a federação.
 
Neste sentido, está (ão) disposto (s) no Estatuto:
 
I. Prestar assistência aos índios ainda não integrados a comunhão nacional.
II. Assegurar a escolha, por parte dos índios, de seu meio de subsistência.
III. Garantir a permanência, se assim desejam, de seu habitat natural.
IV. Lutar contra a invasão das terras indígenas por fazendeiros.
V. Garantir o direito a posse e usufruto das riquezas naturais do habitat.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. IV e V, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II, III e V, apenas. 
d. III, IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
 
As informações da PNAD de 1982 indicaram que, no que diz respeito ao acesso ao sistema escolar, uma proporção mais elevada de crianças não-brancas ingressa tardiamente na escola. Além disso, a proporção de pretos e pardos que não têm acesso de todo à escola é três vezes maior que a dos brancos. Estas desigualdades não podem ser explicadas nem por fatores regionais, nem pelas circunstâncias sócio-econômicas das famílias. Embora uma melhor situação sócio-econômica reduza a proporção de crianças que não têm acesso à escola independentemente de sua cor, ainda persiste uma diferença clara nos níveis gerais de acesso entre crianças brancas e não-brancas mesmo nos níveis mais elevados de renda familiar per capita. (HASENBALG; SILVA, 1990, p. 99 apud GUIMARÃES, 2003, p.253)
 
GUIMARÃES, Antônio S. A. Acesso de negros à universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, pp. 247-268, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6208651 Acesso em: 28/07/19.
 
Ainda que muitos jovens negros tenham ingressado nas universidades nos últimos anos, ainda há disparidade com relação à jovens brancos e isso está intimamente ligado a questões históricas. Sobre os antecedentes históricos e atualidade desta realidade, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As políticas para inclusão do negro no sistema de ensino, ocorreu na década de 1930, inspirada pelas contribuições de Gilberto Freyre e sua teoria explicativa: democracia racial.
b. Com transição democrática da década de 1980 e os direitos proclamados na Constituição Federal, os negros passaram ser a ter acesso as instituições de ensino superior de forma igualitária.
c. Após a abolição houve a preocupação de estabelecer uma política de reparação, por isso, no Brasil, assim o racismo é velado e atualmente pessoas negras ocupam lugares de poder.
d. Por muito tempo os negros foram considerados incapazes de ocupar lugares de prestígio, sendo tratados como inferiores aos brancos nos espaços públicos e instituições de ensino. 
e. Os negros, igualmente aos brancos pobres, têm sofrido até os dias atuais com a falta de acesso ao ensino de qualidade, o que não se vê com as classes mais abastadas no Brasil.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Observe a imagem a seguir:
A partir da imagem, assinale a alternativa correta sobre os graus de responsabilidade social de uma organização:
Escolha uma:
a. Uma organização que aceita tacitamente a responsabilidade social, utiliza-se da estratégia defensiva, defendendo a igualdade social. 
b. A proação diz respeito à organização que absorve somente as demandas sociais capaz de gerar lucros para a instituição.
c.
Uma organização que nega a responsabilidade social, tem uma estratégia obstrucionista, dando prioridade às questões econômicas.
d.
Ao utilizar-se da estratégia da acomodação, uma organização nega as responsabilidade social e se acomoda em oferecer bons produtos.
e. Uma organização que usa da estratégia reativa, tem como critério base o atendimentos das demandas sociais, que vem antes do lucro.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
 
Ao questionar a personalidade indígena: “passados 500 anos de convivência sempre conflituada, o índio continua sendo pouco mais do que um mito brasileiro”. “Afinal...” Pergunta: “... quem são eles?: defensores da ecologia, ou apenas selvagens, pessimistas suicidas, empresários bem-sucedidos, como os caiapós? Podem ser três, como os xetás, ou 23 mil, como os ticunas”. E à pergunta: “Para onde vão?”, responde: “A resposta não depende deles”. (MARTINS, 2009, p.15)
 
De acordo com o excerto apresentado, qual a visão do índio que persiste na mentalidade brasileira:
Escolha uma:
a. Atualmente é disseminado nas escolas o ensino da cultura indígena, o que faz com que conheçamos profundamente a cultura.
b. Mesmo diante da variedade cultural indígena, sua identidade ainda é um mistério para a maioria dos brasileiros. 
c. É praticamente impossível conhecer a verdadeira cultura indígena, pois a enorme maioria não resistiu a atualidade.
d. A visão da maioria dos brasileiros é que os índios são bravos guerreiros, sempre defendendo sua terra e forma de vida.
e. Para o índio, a sua cultura desapareceu e isso é visto com otimismo, já queagora conseguem empregos nas cidades.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Uma organização ao adquirir relevância econômica, também se obtém um poder social. Este poder conferido, tanto econômico como social, implica na responsabilidade frente às demandas do contexto em que estão inseridas, entretanto, cada organização encara em graus distintos o envolvimento com relação a estas demandas. (MONTANA; CHARNOV, 2006). Assim, as empresas podem adotar diferentes tipos de abordagens sobre os problemas sociais que as circundam, seja por obrigação social, pela responsabilidade social ou pela sensibilidade social.
 
MONTANA, P; CHARNOV, B. H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
 
Sobre a responsabilidade social, é correto dizer que:
Escolha uma:
a. É o grau máximo de envolvimento da organização nas questões sociais, indicando uma completa harmonia da empresa com a comunidade.
b. A organização que deve seguir as leis e as normas que são impostas pela legislação, assimas ações sociais da empresa são guiadas mais pela obrigação.
c. A empresa tem tanto responsabilidades econômicas, quanto sociais, portanto, existe a preocupação social, desde que não afete a empresaeconomicamente.
d. A empresa tem sensibilidade econômica, utilizando seu poder para interferir nos mais diversos ambitos da sociedade, seja econômico ou social. 
e. A organização abre as portas da empresa para as demandas sociais, se preocupando com problemas de longo prazo que podem afetar a todos. 
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo:
 
Os impactos da degradação ambiental estão prejudicando as vidas das pessoas. Condições climáticas extremas, desastres naturais mais frequentes e severos e o colapso dos ecossistemas estão causando uma maior insegurança alimentar e estão agravando seriamente a segurança e a saúde das pessoas, forçando muitas comunidades a sofrer com pobreza, deslocamento e desigualdades crescentes.
 
Mudanças climáticas ameaçam progresso no desenvolvimento sustentável. Nações Unidas Brasil, 09 de julho de 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/mudancas-climaticas-ameacam-progresso-no-desenvolvimento-sustentavel-diz-novo-relatorio-da-onu/ Acesso em: 15/07/19.
 
Sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável analise as seguintes afirmações:
 
I. O desenvolvimento sustentável depende dos países mais pobres, que por terem maior contingente populacional, precisam repensar suas práticas de produção e consumo.
II. Os países mais desenvolvidos devem prezar por políticas de criação e distribuição da riqueza, pela conservação e recuperação de áreas deterioradas, pela reciclagem e uso inteligente de energia.
III. O desenvolvimento sustentável visa garantir o abastecimento das necessidades das pessoas no presente, mas também busca a garantia que as gerações futuras possam fazer o mesmo.
IV. A causa principal da desigualdade social é a falta de um ambiente natural para que as pessoas possam ter acesso a alimentos de qualidade e tenham o que se chama de segurança alimentar.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. I e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c.  II e III, apenas. 
d. I e III, apenas
e. III, apenas.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
 
De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõe à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à “mesmice”. [...] Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem o ou a diferente. As certezas que foram socialmente construídas devem se fragilizar e desvanecer. Para tanto, é preciso desconstruir, pluralizar, ressignificar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizonte de sentidos. Somos obrigados a assumir o múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido, na sociedade como um todo. (CANDAU, 2005, p.19)
 
CANDAU, Maria Vera. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In CANDAU, Maria Vera (org). Cultura(s) e educação: entre o crítico e pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
 
A partir da leitura do trecho, identifique o conceito-chave que se relaciona com o que foi apresentado:
Escolha uma:
a. Padrão.
b. Igualdade.
c. Desigualdade.
d. Subjetividade.
e. Multiculturalismo. 
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Uma grande rede bancária estadunidense, devido à crise financeira do país, passava por um profunda crise e estava prestes a decretar falência. No entanto, essa crise já vinha sendo manifestada, a rede havia demitido metade do seu corpo de funcionários e não concedia reajuste salarial há mais de cinco anos. Ao ver que a situação se complicava a cada dia mais, a empresa solicitou socorro ao Estado e foi atendida para poder quitar as suas dívidas e passar a gerar lucros novamente. Ainda assim, o impacto dessa crise foi sentida pelos milhares desempregados e pelos funcionários, que viam seu dinheiro render cada vez menos.
 
Essa situação-problema evidencia quais características da crise do capital?
Escolha uma:
a. A parceria público-privada para manter os privilégios do bancos, em detrimento de outros segmentos.
b. A ajuda contínua dos acionistas e o direcionamento dos trabalhadores para outros postos de emprego.
c. O desemprego passageiro, já que a crise é sempre um evento isolado, assim, logo os trabalhadores serão reinseridos no mercado.
d. O socorro do Estado em resolver problemas de ordem do capital e o sacrifício impostos aos trabalhadores. 
e. O arrocho salarial dos trabalhadores e os esforços das grandes empresas em minimizar o desemprego estrutural.

Mais conteúdos dessa disciplina