Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE FENOMENOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA – MANHÃ
Como surgiu o pensamento fenomenológico de Husserl e o que ele procurou investigar? 
R: Husserl parte de dois aspectos para resgatar o sentido da filosofia: intencionalidade da consciência e consciência como fluxo. A fenomenologia surge como um sistema filosófico que busca chegar ao conhecimento questionando o método das ciências naturais, além de ser uma crítica ao idealismo e positivismo. 
Surge como crítica ao positivismo e ao idealismo, propõe uma investigação das possibilidades de conhecimento que não o método das ciências naturais (não existe uma neutralidade absoluta quando se trata das ciências humanas). Procurou investigar o fenômeno tal qual ele se mostra, buscando a essência dos fenômenos.
O que significa a redução fenomenológica e como ela é aplicada na prática clínica?
R: operar um ato de liberdade, ou seja, operar uma mudança radical de atitude e suspender, sem negar, a tese geral da existência do mundo. A epoché, portanto, trata-se do esforço de voltar à experiência original e ao mundo original despojados da contaminação pelo mundo científico. Tem um sentido de projetar-se para trás, possibilitando o ver. Ex: perguntar sobre a insônia do paciente sem ter conceitos prévios sobre o assunto. A redução fenomenológica se constitui num esforço de voltar minha atenção ao interior, não para buscar alguma coisa, mas para apreender o que possa se manifestar, o que possa aparecer a mim, a fim de não deixar que esta manifestação, deixada de lado pela minha consciência na atitude natural, julgue e apreenda o mundo sem a participação efetiva de minha consciência.
Na prática da psicoterapia, a operação da epoché se trata de o profissional abrir sua presença ao outro, lhe dar sua atenção, mas estar ao mesmo tempo com sua consciência voltada ao ato de conceber a fala de seu paciente, ou seja, estar ao mesmo tempo atento para os seus comentários interiores, colocando em questão a cada instante o que aparece em sua consciência.
É voltar a experiência original, suspendendo conhecimentos prévios acerca do fenômeno. Na prática clínica a redução fenomenológica é aplicada como uma forma de enxergar as experiências do sujeito de uma forma única, sem buscar respaldo em teorias apriorísticas.
O que a fenomenologia pretende investigar?
A fenomenologia busca a essência pura e põe de lado todas as outras fontes de conhecimento. Buscando também a compreensão do fenômeno, da experiencia imediata.
Propõe um método para se chegar ao conhecimento. Compreensão do fenômeno da experiência imediata; A fenomenologia é um sistema/movimento filosófico que buscava chegar ao conhecimento. Avaliar a experiência humana a partir da intencionalidade da consciência. A consciência é um fluxo. 
Qual o contexto do surgimento do pensamento de Heidegger? O que ele pretendeu investigar?
R: Heidegger se impõe a tarefa de recolocar a questão do "sentido do ser", que para ele foi esquecida pela metafísica tradicional. Esse esquecimento se deu em virtude do fato de a tradição metafísica ter se convertido numa ontologia da substância.
O que significa a noção de ser-no-mundo para a fenomenologia?
R: entende o ser humano não como um mero organismo natural neutro, isolado do mundo, mas como um ser que habita e convive no (e com o) mundo. Ser que está concretamente no grupo, experimentando e sendo afetado por ele e nele exercendo afetos. Se transformando e transformando o mundo ao mesmo tempo.
Para a fenomenologia, como se dão os significados do mundo?
R: surgem a partir das vivências da consciência.
Para a feno os significados do mundo surgem a partir das vivencias da consciência (garrafa de vinho). Se dão na relação entre sujeito e objeto (são indissociáveis), não existe uma compreensão do mundo apartada no mundo, ela se dá na relação; Um objeto sempre existe para uma consciência. Como o sujeito atribui significado às suas vivencias. 
Quais as contribuições do pensamento de Binswanger e de Boss para a psiquiatria?
R: Binswanger propõe que as psicopatologias seriam flexões da estrutura do ser-no-mundo. A psiquiatria devia se voltar para a compreensão mais amplas dessas formas de existência singulares, onde o paciente é o intérprete do próprio sofrimento. 
Boss se afastava da visão predominante na época que focava nos sintomas e considerava que as psicopatologias eram apenas um mero adoecimento psicológico. Assim, deveria se buscar o sentido do adoecer humano e valorizava a fala do paciente, pois ela revela o modo de ser no mundo e expressa o sentido do sintoma para o sujeito.
Quais as características da clínica daseinanalítica?
R: A clínica daseinanalítica não tem a proposta de ser uma prática de caráter prescritivo, ou seja, que tem como objetivo a cura. 
Busca compreender as formas singulares de existência que se sustentam em um horizonte histórico onde as identidades surgem e se constituem ou se cristalizam. 
Tem como característica a negatividade, isto é, não afirma que o paciente obterá sucesso em seus objetivos terapêuticos, mas se sustenta na indeterminação e no caráter de poder ser do sujeito.
Qual a compreensão de adoecimento para a psicopatologia fenomenológica?
R: O adoecimento é compreendido como uma restrição nas possibilidades de ser e na capacidade de superar essa restrição. Seria a condição existencial limitada, dando lugar, dos modos de ser doentes.
A psicopatologia é uma restrição das possibilidades existenciais do sujeito (constância/ cristalização) incapacidade de oscilar e viver as coisas de forma diferente; O diagnóstico não é determinante, pois o sujeito é sempre vir a ser, são expressões de como o sujeito vive seu ser no mundo; A patologia faz parte da vida, mas a impossibilidade de existir de outra forma é.
Quais as características da escuta terapêutica na clínica psicológica?
R: A escuta terapêutica na clínica psicológica se caracterizar por ser uma escuta aberta e contemplativa, sendo assim não acabe ao terapeuta buscar uma compreensão imediata do fenômeno, mas se colocar aberto a fala do paciente permitindo que o fenômeno se mostre. 
Qual o papel dos sonhos no pensamento de Binswanger? Que releitura ele faz do pensamento de Heidegger?
R: em o sonho e a existência, Binswanger analisa a questão da espacialidade a partir do pensamento de Heráclito, tendo em vista a distinção entre a vida individual e o mundo comum, afim de tentar explicar essa experiência que não é elaborada pelo indivíduo, mas que o possui durante o sono, o sonho. A partir do pensamento de Heidegger, o homem não pode ser compreendido como uma parte isolada do todo em que está inserido e, o sonho será, portanto, uma expressão de sua autonomia, isto é, da impossibilidade de uma vida autêntica.
R: Os sonhos não são a realização de desejos inconscientes, não é uma simbologia de outra coisa, é uma modalidade/forma de existência do sujeito; outra forma de vivenciar suas experiências despertas, forma de manifestar as angústias da vida desperta; O significado também é único para cada um.
A partir do pensamento de Heidegger, Binswanger afirma que o homem não pode ser compreendido como uma parte isolada do todo em que está inserido e, o sonho seria, portanto, uma expressão da sua não autonomia, isto é, da impossibilidade de uma vida autêntica.
Bis amplia o conceito heidegger de ser para a morte cuidado falando da infinitude por meio do cuidado e do amor. 
Qual o papel da negatividade na clínica daseinsanalítica?
R: A negatividade tem o papel de deixar transparecer ao paciente que percalços, dores e incompletudes também são próprios do existir humano. A clínica existencial caracteriza-se mais por uma negatividade, ou seja, pelo terapeuta deixar a fragilidade da existência de se mostrar, bem como seu caráter de indeterminação, implicando uma forma de atuação que não assegure o sucesso ou a possibilidade do paciente de conquistar seus objetivos, desde que ele utilize o método certo.

Continue navegando