Buscar

Psicologia Cognitiva: Estudo dos Processos Mentais

Prévia do material em texto

ALAN RODRIGUES PINHEIRO SILVA
ESTACIO DE SÁ\TURNO NOTURNO
1- Nos anos 50 o paradigma dominante era da psicologia comportamental ou behaviorista. Ainda que esta tenha tido sucesso em explicar muitos dos fenômenos psicológicos, era também bastante reducionista já que se preocupava em explicar apenas o observável. Tudo aquilo que estava entre os estímulos e as respostas era chamado de “a caixa preta behaviorista”. Era considerado ou irrelevante para o estudo do comportamento observável ou até mesmo algo metafísico.Quando a teoria chegou a um beco sem saída, foi observado que os fenômenos que ocorriam em nossa mente eram importantes. Acontecia algo durante o tempo que se passava entre o estímulo recebido e a resposta que este gerava. Foi aí que os cientistas começaram a estudar os processos de racionalidade, linguagem, memória, inteligência, imaginação. Sendo assim podemos concluir que a Psicologia cognitiva surgiu a partir das limitações do behaviorismo. Este que era capaz de explicar, por exemplo, pq existem pessoas que respondem de modos diferentes entre si, mesmo que tenham passado pelo mesmo condicionamento, as mesmas experiências.
E existem algumas perspectivas científicas que deram origem ao surgimento da psicologia cognitiva, são elas:
Os aprimoramentos na informática e na computação (Turing, Von Neumann) que permitiram a criação de máquinas e programações capazes de tomar decisões, criando paralelos de como a mente humana processa informações.
Os avanços na cibernética, como de Wiener.
As teorias da informação com Shannon, que concebia a informação como uma eleição e redução de alternativas.
2- Por meio do estudo da psicologia cognitiva, os especialistas procuram entender os motivos pelos quais uma pessoa toma determinadas ações, faz certas escolhas e opta por determinados caminhos. Os principais objetos de estudo são: percepção, pensamento, atençao, linguagem e a memória. 
3-Percepção: A percepção tem a ver com a captação e o processamento de informação.Esses dados podem ser processados por diferentes sentidos.A todo momento, estamos expostos a estímulos de natureza visual, olfativa, tátil, gustativa e auditiva.Não é difícil concluir que o processamento da cognição está diretamente ligado às informações que você recebe por meio sensorial. A partir dessa relação entre os estímulos e o processo cognitivo, surge a influência sobre o comportamento
Memória: A memória pode ser definida como a capacidade de registrar, armazenar e recordar informações recebidas e processadas pelo seu corpo e cérebro.
A memória pode ser divida em três processos:
Codificação: capacidade da mente de captar e registrar a informação, mantendo-a ativa até ser armazenada
Armazenamento: capacidade de reter a informação pelo tempo necessário para que possa ser recuperada
Reprodução: capacidade de recordar a memória armazenada.
Linguagem: A linguagem está relacionada com a capacidade de receber, interpretar e emitir informações.A linguagem é tão característica da espécie humana, que é apontada, por muitos autores, como a principal diferença para outras espécies. Por meio da da linguagem, conseguimos manipular símbolos linguísticos, o que permite a troca de informações entre as pessoas. De acordo com estudiosos, a habilidade linguística é desenvolvida juntamente aos processos cognitivos: na medida em que as funções mentais se desenvolvem, a linguagem amplia seus recursos e sua complexidade.
Pensamento: O pensamento pode ser descrito como a capacidade de compreender, formar e organizar ideias. É a habilidade de manipular ideias e conceitos mentalmente, criando relações, conexões e oposições a elementos provenientes de outras funções mentais, como as descritas acima (percepção, memória e linguagem). Por essa capacidade de estabelecer conexões, o pensamento está geralmente associado à resolução de problemas e tomadas de decisões.
ATENÇÃO: A atenção é a habilidade para escolher e se concentrar em um estímulo relevante. A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas. Por sorte, a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado.
Sensação: Todas informações obtidas através da interação com o meio (que pode ocorrer de diferentes maneiras) são transformadas em sinais elétricos e processadas pelo cérebro, até produzirem aquilo que entendemos por sensações.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Para se resolver um problema existe, etapas, ciclos que são seguidos. Isso não é consenso entre os investigadores, de fato, existem diversas sequências possíveis, descritas na literatura, descrevo aqui uma sequência possível:
1. Reconhecer ou identificar a existência do problema
2. Definir e representar mentalmente qual é o problema
3. Desenvolver uma estratégia ou plano de solução
4. Organizar o conhecimento sobre o problema
5. Destinar recursos mentais e físicos à resolução
6. Monitorizar o progresso em direcção ao objectivo
7. Avaliar se a solução é adequada
Chegada a etapa 7 e o problema ainda não foi resolvido, é preciso voltar para a 3 e desenvolver outra estratégia ou mesmo 1 ou 2 e representar novamente o problema.

Continue navegando

Outros materiais