Buscar

Prévia do material em texto

Prova Online 
Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Os meios de comunicação de massa - em especial a televisão -, através das campanhas publicitárias, bombardeiam-nos com produtos, ofertas e mercadorias que prometem nos fazer imensamente felizes e realizados. Entretanto, sabemos que há uma lógica que fundamenta essas campanhas: a lógica do consumo, base da sociedade capitalista. 
Hoje o consumo pode alcançar níveis muito além do que seria necessário para suprir nossas necessidades básicas. Estamos falando do consumismo. 
O consumismo exacerbado faz referência à(ao) 
a ) desigualdade
b ) imprensa
c ) modernidade
d ) indústria
e ) sociedade de consumo
QUESTÃO 2
Ao lado da discussão em torno do que seja cultura para a antropologia, é preciso que haja o entendimento da forma como ela funciona e interfere na vida social. Um dos pensadores que melhor definiu como opera a cultura foi Roque de Barros Laraia. 
Segundo o autor, a cultura opera de diferentes maneiras:
I. A cultura condiciona a visão de mundo do homem.
II. A cultura pouco interfere no plano biológico.
III. Os indivíduos participam da mesma forma de sua cultura.
IV. A cultura tem uma lógica própria.
V. A cultura é dinâmica.
Sobre as formas como opera a cultura, assinale as alternativas corretas.
a ) I, III e IV.
b ) I e II.
c ) III e IV.
d ) I, IV e V.
e ) IV e V.
QUESTÃO 3
Com relação às relações de gênero, hoje há muita polêmica sobre a pertinência de se discutir esse tema nas escolas e o que se tem visto é que há uma forte resistência em trazer a temática para as salas de aula. E isso compromete o projeto de uma educação que valorize as diferenças e a alteridade. As relações de gênero, bem como a sexualidade, são temas que causam desconforto
PORQUE
Estão cercadas de tabus e preconceitos. Historicamente, a Antropologia tem analisado as relações de gênero em várias culturas do mundo e é recorrente o fato de haver muita desigualdade nessa área, comprometendo as relações sociais, políticas e econômicas. Além disso, universalmente a mulher é inferiorizada e desvalorizada, devendo se colocar em uma posição de submissão em relação ao homem. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
c ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
e ) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
O etnocentrismo está na raiz da intolerância e da criação de estereótipos que são construídos em relação ao diferente. A escola se constitui o espaço por excelência para se exercitar o relativismo cultural e combater atitudes etnocêntricas, exatamente porque 
a ) é o lugar para reforçarmos a classificação do mundo a partir da lógica da superioridade, com base nos ideais evolucionistas.
b ) é o lugar para tentarmos ver o mundo sob a visão etnocêntrica, classificando o mundo a partir da lógica da superioridade, considerando que é fora do espaço escolar que o combate ao preconceito deve acontecer.
c ) ela é o espaço no qual os valores e princípios consagrados pela cultura são reforçados, com o objetivo de manter as condições e a estrutura que marcam a sociedade na qual a diversidade é pouco valorizada.
d ) ela é um microcosmo da sociedade. 
e ) as questões relativas à alteridade podem estar presentes no cotidiano escolar, desde que a escola continue sendo um canal de transmissão da cultura dominante.
QUESTÃO 5
Defina corretamente cada um dos termos completando as lacunas.
Estigma é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, sendo usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo na sociedade*. Já ___________________ é um "juízo" preconcebido, é uma opinião sem julgamento, enquanto _______________________ é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
Fonte:http://web.unifoa.edu.br/portal/plano_aula/arquivos/04621/Esteriótipo, Preconceito e Disc...
A sequência dos termos para completar corretamente as lacunas é:
a ) preconceito; discriminação
b ) etnocentrismo; intolerância.
c ) discriminação; etnocentrismo.
d ) cultura; intolerância.
e ) intolerância; preconceito.
QUESTÃO 6
A antropologia é uma forma de autoconsciência científica da realidade social e da diversidade. Muito importante nos cursos de formação de professores, permite que se desenvolva o pensar antropologicamente. 
Qual é a importância do pensar antropologicamente para a formação do senso crítico do cidadão, especialmente do professor? 
a ) Estimula a convivência entre os diferentes, a partir do entendimento de que não há como resolver os conflitos, sendo necessário conviver com eles de forma mais tolerante possível.
b ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e assim desenvolve seu espírito crítico, possibilitando que consiga entender todos os problemas relacionados à educação.
c ) Significa conhecer os problemas relacionados à diversidade cultural a partir das teorias antropológicas, sem a pretensão de pensá-los de forma científica.
d ) Capacita o indivíduo a discutir os problemas que aparecem na sociedade por causa das diferenças culturais para poder resolver todos eles.
e ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando também que se consiga entender como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância e o preconceito. 
QUESTÃO 7
O multiculturalismo, uma das marcas da sociedade em tempos de globalização caracteriza-se: 
a ) originalmente, pela coexistência de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas idênticas dentro da sociedade moderna. 
b ) por defender e lutar pela individualidade social, como forma de manter os direitos humanos.
c ) por que se confundem com as sociedades, permitindo caracterizar modos de vida baseados em condições materiais e simbólicas.
d ) por reconhecer passivamente as diferenças raciais, aceitando que não se pode lutar contra o preconceito e a discriminação.
e ) por afirmar a necessidade do reconhecimento da diferença para adequar os sujeitos em suas funções sociais, o que gera menos preconceito.
QUESTÃO 8
Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus. 
Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
a ) O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
b ) O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro. Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá dificuldade em resolver.Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade. 
c ) O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os alunos. 
d ) O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes. 
e ) O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina