Buscar

Resenha do artigo Sistema de Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO DE TURISMO
SEMESTRE 2019/1
UNIDADE CURRICULAR: Segmentos Turísticos 
PROFESSOR(A): Clara Vieira Lopes
ESTUDANTE: Matheus Quaglia Peixoto
Resenha do artigo Sistema de Turismo – SISTUR Estudo do Turismo Face à Moderna Teoria de Sistemas.
(Matheus Quaglia Peixoto)
BENI, Mário Carlos. Sistema de Turismo - SISTUR: Estudo do Turismo face à Moderna Teoria de Sistemas. Revista Turismo em Análise. São Paulo, v1, n. 1, p. 15-34, 28 de maio 1990.
SISTUR é um artigo publicado no início da década de 90 do século passado, no periódico acadêmico especializado: Revista Turismo em Análise, pelo então Doutor-professor Mário Carlos Beni.
O Artigo propõe aprofundar os estudos sobre o turismo utilizando a estrutura sistêmica como base epistemológica. A partir da Teoria de Sistemas é possível desenvolver um modelo caracterizado com os elementos do trade turístico. Permitindo uma maior clareza e eficiência na construção de conhecimento relacionado ao turismo. Ponto reforçado com a apresentação dos complexos fatores que somam à atividade turística. Descritos primeiramente de maneira genérica em: Demarcação física do local recebedor; o perfil socioeconômico da área receptora; análise da organização geopolítica e administrativa da área recebedora; estudo comportamental do mercado de turismo local (oferta x demanda); diagnóstico do impacto do turismo na determinada área receptora.
Beni inicialmente preocupa-se em apresentar o amplo debate em torno da conceituação e definição do que é sistema. Elenca alguns pontos consensuais: todos os sistemas estão inseridos num meio ambiente – exercendo alguma influência sobre o funcionamento do mesmo; possuem elementos que são partes integrantes do sistema e se encontram interligados; o sistema detêm certas qualidades que o caracterizam; há uma fonte alimentadora; há uma resultante diretamente relacionada à fonte alimentadora; o sistema é continuamente sustentado e todo sistema possui uma representação modelar. Resumidamente o autor enumera como considerações essenciais para apreensão conceitual, a objetivação, a ambientação, os recursos necessários, os componentes e a administração do sistema.
O autor alerta para os cuidados necessários em definir os objetivos do sistema de turismo, em se perceber a medida real de rendimento global.
A ambientação do sistema é outro ponto levantado primeiramente em se tratando das definições técnicas sobre o que está contido ou não num sistema e para além de que maneira o ambiente influencia no funcionamento do sistema.
Inserido na lógica da continuidade do artigo, o Dr. Beni trata do conceito de Turismo, ressalta a dificuldade no tratamento do tema considerando a pluralidade autoral e na complexidade das variantes envolvidas.
Propõe clarear o entendimento sobre turismo analisando elementos pertinentes ao conceito: Deslocamento; tempo de permanência, fora do domicílio, sujeito do turismo e os objetos do turismo. Turismo ainda analisado quanto á sua produção, distribuição e na própria definição do que caracteriza um turista.
Após as conceituações prévias necessárias para o entendimento do que a teoria proposta no artigo seja alicerçadas, é trabalhado o conceito de Sistema de turismo propriamente dito.
SISTUR pode ser entendido resumidamente com um conjunto de procedimentos, ligados de forma coesa, combinados, com a intenção do funcionamento de um todo ligado ao turismo, percebendo as relações ambientais, a estrutura sistêmica, as ações operacionais e todos os componentes que integram o sistema turístico em si.
Os elementos que formam o sistema de turismo, são compostos por sistemas menores, ou subsistemas também interligados.
Os objetivos são subdivididos em sistemas menores gerais e específicos.
O Ambiente deve ser entendido na sua própria definição e delimitação.
Os recursos, os meios fornecidos para o desenvolvimento do sistema.
Os componentes, todos os subsistemas que integram o conjunto de relações ambientais, da organização estrutural e das ações operacionais (subsistema ecológico, social, econômico, cultural, Superestrutura, infraestrutura, ações operacionais.)
Administração ou gestão do Sistema de Turismo é compreendida com o envolvimento de controle sobre todo o processo sistêmico é corroborado pela criação de planos gerais e específicos dentro de cada subsistema e supervisionado por um sistema global vinculado ao subsistema de superestrutura.
O artigo oferece uma abordagem conceitual pertinente considerando a complexidade e riqueza e dinâmica envolvida nos estudos relacionados ao turismo. A clareza e objetividade do texto é percebida na absorção conceitual quase que imediata ao término da leitura e na incapacidade do leitor em desassociar o entendimento de turismo sob a forma de sistema.

Continue navegando