Buscar

Modelagem (ARTE) avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	 
	
	Disciplina:
	Modelagem (ART07)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512874) ( peso.:4,00)
	
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As máscaras foram criadas para o disfarce, manifestações do imaginário fantástico, mistério e até feitiçaria, além dos rituais religiosos dos antepassados e para festas, como as carnavalescas, lembrando que em cada período histórico havia conotações diferenciadas. Descreva as principais características formais e o significado das máscaras egípcias, gregas e africanas.
	Resposta Esperada:
- Máscaras egípcias: eram colocadas nos rostos dos mortos, tinham conotação religiosa, pois serviam de passagem para a vida eterna.
- Máscaras gregas: serviam de proteção para os soldados em batalha, além de representação de personagens no teatro. Apresentavam expressões exageradas para ampliar a dramaticidade e marcar o personagem.
- Máscaras africanas: eram artesanais, ou seja, esculpidas à mão. Aspectos distorcidos, exagerados, e o material mais usado era a madeira, pois acreditavam que a árvore era possuída por espíritos.
	2.
	A primeira estrofe do poema "As Formas do Barro", de Aleilton Fonseca (2006), nos remete a elementos históricos, simbólicos e de sensibilidade tátil implícitos da modelagem em argila:
"Eu trago as formas do barro 
esculpidas em minhas mãos:
o cheiro molhado de argila
umedece as minhas palavras
e o sol que vem do passado
revela um segredo guardado".
Com base nesta estrofe do poema de Aleiton Fonseca (2006), disserte sobre o domínio da materialidade da argila, seu uso contínuo na história da humanidade, como o processo de manipulação do barro promove uma libertação do indivíduo e como ocorre a expressão das individualidades através da modelagem. 
FONTE: http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet208.htm. Acesso em: 23 jan. 2020.
	Resposta Esperada:
A argila proporciona, no trabalho direto com sua massa, as condições de dominar a materialidade, tendo em vista que se trata de um material vivo, que por si só tem uma ação que conduz ao equilíbrio.
Amassar a terra e dar-lhe forma são gestos primitivos, que influem, consideravelmente na coordenação de todos os movimentos.
A manipulação do barro é um meio eficaz no processo de liberdade do indivíduo, propicia lazer e ainda liberta os movimentos, desenvolvendo a percepção.
A modelagem permite que expressemos nossos pensamentos sem precisar exprimir palavras: o movimento, a forma, o volume e o gesto trazem a linguagem viva do mundo interior, refletindo o caráter e o temperamento com fortes impressões da personalidade.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina