Buscar

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento prova discursiva final

Prévia do material em texto

1.
	A alfabetização é um processo amplo e complexo, pois abrange e inclui aspectos linguísticos, psicolinguísticos, sociolinguísticos etc. É um fenômeno de múltiplas facetas e seu conceito vem mudando ao longo da história da humanidade. Disserte sobre o conceito de alfabetização.
	Resposta Esperada:
Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura. Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo - criança ou adulto - tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, mas de fazer uso real e adequado da escrita. 
A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é, na maioria dos casos, anterior à escola e que não termina ao finalizar a escola primária. Alfabetização não é linear (som-grafema); é antes um processo complexo, que acompanha o desenvolvimento, e que passa por estágios que vão desde a microdimensão até um nível mais complexo.
Alfabetizar é ensinar a ler e escrever. O segredo da alfabetização é a leitura. Escrever é decorrência do conhecimento que se tem para ler. O ponto principal do trabalho é ensinar o aluno a decifrar a escrita e, em seguida, a aplicar esse conhecimento para produzir sua própria escrita.
Alfabetização implica leitura e escritura como momentos discursivos. O próprio processo de aquisição também vai se dando numa sucessão de momentos discursivos, de interlocução, de interação.
É um subproduto da atividade leitora. Alfabetizar é possibilitar que alguém se transforme em leitor e em usuário da escrita. O leitor é alguém de cuja vida social a escrita passou a fazer parte.
Alfabetizar-se é adquirir uma língua escrita através de um processo de construção do conhecimento com uma visão crítica da realidade. A criança é o sujeito do processo educativo, não havendo dicotomia entre o aspecto cognitivo e afetivo, mas uma relação dinâmica, prazerosa, dirigida para o ato de conhecer o mundo.
Alfabetização é o domínio da escrita convencional para se comunicar, usando a escrita como ferramenta e como forma de expressão pessoal, compreendendo o que lê e o que escreve.
	2.
	Conhecer diferentes gêneros textuais é de suma importância para a criança. Eles possibilitam a ampliação do repertório de escrita, pois se escreve de maneiras diferentes dependendo do objetivo. Por exemplo, um bilhete, uma receita, uma notícia, um convite. Vale lembrar que existem gêneros orais, gêneros escritos e os gêneros de domínio discursivo. Cite o nome de três gêneros textuais de gênero discursivo.
	Resposta Esperada:
Instrucional (científico, acadêmico e educacional) 
Jornalístico
Religioso
Saúde
Comercial
Industrial
Publicitário
Lazer
Interpessoal
Militar
Ficcional

Continue navegando